Quantcast
ComportamentoDicasLifestyle

Como ter um hobby: a importância de viver as paixões

Como ter um hobby: a importância de viver as paixões

Não temos de nos tornar meros cumpridores de tarefas, mas nem sempre é fácil encontrarmos algo “extra” para fazermos. Neste artigo, explicamos como ter um hobby e que benefícios isso pode trazer!

Hoje em dia, é normal darmos por nós numa situação em que vivemos (quase) exclusivamente para o nosso trabalho. Quer seja um exame, um trabalho final, um projeto ou um relatório, a pressão e obrigatoriedade de cumprir com determinados prazos estão constantemente presentes e podem exacerbar a nossa vida.

No entanto, deves sempre procurar encontrar algo fora do local de trabalho que te desperte algum tipo de paixão. É aqui que entram os hobbys: ocupações que têm como objetivo dar prazer, relaxamento e satisfação. Estes, geralmente, devem “fugir” ao sentido de obrigatoriedade, evitando pressões e cobranças, sejam externas ou internas.

Como encontrar um hobby

A maneira mais simples de encontrarmos o hobby ideal para nós é pensarmos naquilo que mais gostamos. Desde atividades desportivas coletivas, como futebol ou basquetebol, a ocupações mais individuais ligadas à arte (por exemplo), como pintura ou fotografia, quase tudo pode ser um hobby, desde que o mindset seja o correto!

Para te certificares que é a ocupação ideal para ti, deves sempre ter em conta os sentimentos que a mesma te despertam. Mesmo que reveles uma paixão por determinada atividade, a mesma deve ser evitada se causar elevados níveis de stress ou outras emoções mais negativas. Como ter um hobby é uma forma de escapar às ansiedades do quotidiano, é relevante que o mesmo esteja associado a uma sensação de relaxamento e bem-estar!

Na verdade, um hobby é suposto funcionar como uma espécie de “distração”, ajudando a tirar a mente do trabalho, dar uma pausa nas tarefas domésticas, entre outras situações. Ao inserires na rotina uma atividade que desperta mais emoções positivas, é possível regressar ao trabalho de forma muito mais tranquila e focada.

Alguns benefícios de ter um hobby

Redução de stress

Como já foi referido, um dos pontos positivos de ter um hobby é a diminuição substancial dos níveis de stress. Dedicar tempo a estas atividades contribui para uma pressão arterial mais baixa e um maior relaxamento do corpo e da mente.

Curiosamente, vários estudos indicam que as pessoas que têm um hobby prazeroso tendem a relaxar e a dormir melhor, bem como a apresentar melhores níveis de humor e menores níveis de depressão.

Pode ajudar a encontrar um propósito

Ter um hobby pode tornar-se muito mais do que uma mera distração ou diversão. Na verdade, ajuda a aumentar o sentido de propósito e a sensação de felicidade. 

De acordo com o Council of Adult Education, uma instituição de educação, quanto mais tempo dedicarmos a sentirmo-nos imergidos no nosso hobby, maior a probabilidade de desenvolver uma sensação de conquista e satisfação.

Pode ajudar a fazer amigos!

Para aqueles que procuram expandir a sua rede de amizade, escolher um hobby é uma ótima forma de nos fortalecermos socialmente.  

Esta expansão da nossa rede social contribui para um estilo de vida mais ativo e saudável, combatendo ainda a solidão e o isolamento, enquanto dedicamos tempo a uma atividade que nos é querida!

Pode beneficiar a tua vida profissional

Pode parecer contraditório, mas não é! Ter um hobby pode impactar positivamente a tua carreira, visto que te ajuda a desenvolver novas habilidades que se podem tornar úteis no local de trabalho. Ajuda ainda a relaxar e a “escapar” aos stresses do dia a dia, o que contribui para uma cabeça “limpa” e mais produtiva!

No entanto, é relevante sublinhar que não deves escolher um hobby tendo em conta a performance no trabalho, de forma a distanciares o sentido de obrigatoriedade desta atividade. Encara antes este benefício como um bónus!

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Chão de madeira: dicas para deixá-lo impecável

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar janelas de alumínio?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras