Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Dicas para ter mais conforto em casa no Inverno

Dicas para ter mais conforto em casa no Inverno

O inverno chegou e trouxe consigo dias frios e chuvosos. Durante este período, as pessoas passam mais tempo em casa e procuram conforto no seu lar. É por isso que a necessidade de ter ambientes acolhedores e confortáveis no interior das habitações é maior durante a estação fria. Neste artigo, damos-te dicas práticas para ter mais conforto em casa no inverno.

O inverno é uma estação revestida de temperaturas frias, chuva e um forte desejo de ficar em casa, aconchegado debaixo dos cobertores. No entanto, nem todas as casas estão preparadas para te proporcionar o conforto que necessitas nos dias mais frios.

Os dados mais recentes da Eurostat reforçam esta afirmação. Portugal ocupa o quinto lugar dos países com maior percentagem de população que não consegue aquecer a casa, entre uma lista de 27 estados-membros da União Europeia. Apenas superado pela Bulgária (22,5%), Chipre (19,2%), Grécia (18,7%) e igualando a Lituânia (17,5%).

Os números refletem uma realidade nua e crua: 17,5% da população portuguesa não consegue aquecer a sua casa, estando bem acima da média da união europeia, que se situa nos 9,3%. Isto revela que, em Portugal, muitas pessoas ainda continuam a não ter conforto em casa no inverno. 

Programa Vale Eficiência

Estes números levaram ao lançamento do Programa Vale Eficiência, semelhante ao antigo Programa Edifícios Mais Sustentáveis, para ajudar os portugueses a mitigarem a pobreza energética das suas habitações. 

Esta iniciativa, que já vai na segunda fase, destina-se a famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética. O prazo das candidaturas à segunda fase do Programa Vale Eficiência termina no dia 31 de outubro de 2024 ou assim que o orçamento de 104 milhões de euros se esgote.

Descobre todos os detalhes deste programa neste artigo.

Conforto em casa no inverno

A verdade é que faltam casas com eficiência energética em Portugal, que promovam o conforto climático, isto é, que não só mantenham temperaturas amenas no interior, como permitam uma boa renovação do ar. 

O problema é que o conforto em casa, especialmente no inverno, é crucial para garantir o teu bem-estar físico e mental. De fato, a temperatura do interior da tua casa influencia a regulação dos ciclos circadianos, o que pode ter um impacto significativo na capacidade do teu corpo regular o sono, a vigília, a calma e os níveis de stress. 

Assim sendo, para garantir uma casa mais confortável e aconchegante, há muito que podes fazer: desde o investimento em materiais que melhoram o isolamento térmico, a entrada de luz natural e que ajudam a controlar a perda de calor e energia; até à instalação de sistemas de climatização.

A pensar nisso, nós juntamos algumas dicas simples e práticas para garantir mais conforto em casa no inverno. 

Aquecimento

Uma das principais preocupações no inverno é manter a casa aquecida, sem gastar demasiado em sistemas de climatização. 

Para isso, é importante investir em soluções que melhorem o isolamento térmico da tua casa, controlem as perdas de calor e evitem a entrada de frio. Neste sentido, segue as nossas dicas práticas para melhorar o aquecimento do teu lar:

  • Substitui as janelas antigas por modelos mais modernos e eficientes, que tenham vidros duplos ou triplos, caixilhos de PVC ou alumínio, e persianas ou cortinas que ajudem a reter o calor;
  • Veda as frestas e as fendas das janelas e das portas com materiais adequados, como borrachas, fitas, ou espumas. Se já estiverem muito danificadas ou decrépitas, pode ser mais recomendado a sua substituição;
  • Coloca tapetes, carpetes, ou mantas no chão, nas paredes, ou nos sofás, para criar uma sensação de maior conforto e calor;
  • Usa aquecedores elétricos, a gás, ou a lenha, de forma moderada e segura, tendo em conta o tamanho e a ventilação do teu espaço.

Iluminação

Outro aspeto que influencia o conforto em casa no inverno é a iluminação. Quanto mais luz natural entre em casa, melhor, porque esta cria ambientes mais confortáveis e acolhedores, mesmo sem nos apercebermos disso.

Com os dias mais curtos e escuros, torna-se imperativo aproveitar ao máximo a luz natural e criar uma iluminação artificial adequada para cada divisão. Algumas dicas que podes seguir são:

  • Abre as janelas e as cortinas durante o dia, para deixar entrar a luz solar e aquecer a casa. Se não te queres dar a este trabalho, utiliza cortinas mais leves que não bloqueiem a luz do exterior;
  • Orienta os móveis e os objetos de forma a maximizar a luz natural que entra pelas janelas ao longo do dia;
  • Utiliza decorações com tons mais claros, dado que estas refletem a luz para a divisão. A utilização de espelhos como decoração também podem ser uma boa adição, já que estes ajudam muito a refletir a luz e a tornar os espaços mais iluminados;
  • Escolhe lâmpadas de cores quentes — tons mais amarelados — para as zonas sociais, já que estas promovem uma atmosfera mais acolhedora e relaxante; e lâmpadas de cor mais branca e fria para a cozinha, casa de banho e escritórios, uma vez que criam espaços mais estimulantes e intensos;
  • Instala dimmers para regular a intensidade da luz de acordo com as tuas necessidades e preferências. Tal como descrevemos no ponto anterior, podes utilizar uma iluminação mais forte para trabalhar ou estudar, até uma iluminação mais suave para descansar ou ver um filme;
  • Usa velas ou candeeiros de mesa, que além de criar pontos de luz mais intimistas, também decoram e perfumam a tua casa. Desta maneira, proporcionam um ambiente mais agradável e intimista às divisões da tua casa.

Decoração

Por fim, mas não menos importante, a decoração é outro fator que contribui para o conforto em casa no inverno. 

Apenas com alguns toques simples e criativos, podes transformar a tua casa num refúgio acolhedor e confortável, onde vais querer passar mais tempo. Perfeito para aqueles dias chuvosos de inverno! Assim, para tornar a tua casa mais aconchegante:

  • Usa cores quentes, como o vermelho, o laranja, o amarelo, ou o castanho, que transmitem energia, vitalidade e calor. Podes aplicar estas cores nas paredes, nos móveis, nos têxteis e até nos acessórios.
  • Usa têxteis como mantas, almofadas, edredons, e cobertores que aqueçam o ambiente e proporcionem uma sensação de maior conforto e aconchego.
  • Usa plantas, flores, ou frutas que refresquem o ambiente e purifiquem o ar. Podes optar por plantas de interior, que se adaptam bem ao clima frio e seco, como as orquídeas, os lírios ou os cactos.
Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Soluções para poupar energia em casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Dicas para renovar a casa de banho

Casa & DecoraçãoLifestyle

Obras em casa: tudo o que precisas de saber

Casa & DecoraçãoLifestyle

Isolamento térmico: importância e benefícios