Quantcast
ComportamentoDicasLifestyleSustentabilidade

Estilo de vida minimalista? Anota estas dicas!

Estilo de vida minimalista

Queres saber mais acerca das características e particularidades de um estilo de vida minimalista? Aqui falamos-te de tudo!

O primeiro e principal princípio de estilo de vida minimalista é simples: menos é mais! Trata-se de virar o foco para as coisas essenciais e necessárias para o nosso dia a dia, sem promover excessos e investindo num ambiente mais livre e relaxado. É também um modo de viver mais sustentável, visto que, quando reduzimos os nossos níveis de consumo, estamos também a reduzir a nossa pegada ecológica.

Mas como é que nos convertemos ao minimalismo? Em que hábitos temos de investir de modo a adotar um estilo de vida minimalista?

Em primeiro lugar, aconselhamos que comeces por, aos poucos, alterar pequenos hábitos de consumo na tua rotina diária. Se alterares todos os teus hábitos de um dia para o outro tornar-se-á frustrante tentar entrar neste estilo de vida, o que pode fazer com que desistas logo!

Começa por diminuir, por exemplo, o teu guarda roupa! É o sítio por onde, normalmente, as pessoas começam antes de aderir totalmente ao minimalismo. Se não estiveres disposto a reorganizar ou a veres-te livre de algo no teu guarda-roupa, procura por simples objetos a que já não dás tanto valor, como CD’s, DVD’s ou outras coisas que já não utilizas. 

Outro dos passos é evitar comprar por impulso, procurando sempre ponderar sobre a necessidade de determinada aquisição.

Depois de algumas alterações aos hábitos de consumo e de promoveres um desapego com determinados objetos “desnecessários”, podes sempre livrar-te do excesso de “tralha” através de vários métodos, como:

  • Doações, visto que pode ser uma forma de ajudar quem mais precisa, minimizando o número de objetos que não necessitas em tua casa;
  • Reciclagem, de modo a dar a estes objetos uma nova vida;
  • Venda, o que é algo que pode te pode levar dinheiro aos bolsos, através da venda das tuas roupas e outros objetos antigos, que poderão, consequentemente, ser mais valorizados por outras pessoas!
Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado

Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?