Quantcast
ComportamentoLifestyle

Passe Ferroviário Nacional: como funciona

Passe Ferroviário Nacional

Viajar sem limites mensalmente custa apenas 49 euros com o Passe Ferroviário Nacional. 

Como tantas outras medidas propostas pelo Orçamento de Estado 2023, o passe ferroviário nacional entrou em vigor no dia 1 de Agosto e válido para todos os comboios regionais, no valor de 49 euros. Mas vamos explorar esta medida para ficares esclarecido!

O que é o passe ferroviário nacional? 

Para utilizar o novo Passe Ferroviário Nacional, basta ser titular de um cartão Cliente CP e com um carregamento mensal de 49 euros, passas a poder usar todos os comboios regionais a nível nacional, podendo viajar de forma ilimitada e sem restrições de horário.

Comboios regionais a nível nacional, com algumas exceções: 

Com o novo passe, podes viajar em qualquer comboio de serviço Regional e em qualquer percurso. No entanto, este não é válido em nenhum outro serviço, como nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Internacional e Urbanos do Porto, Lisboa e de Coimbra.

No entanto, há zonas do país que não estão abrangidas por este passe, estão excluídas do passe, como o Alentejo Litoral e a zona de Coimbra, mas também alguns troços como:
Régua-Pocinho (Linha do Douro), Coimbra-Figueira da Foz (suburbanos de Coimbra), Pinhal Novo-Évora e Pinhal Novo-Vila Nova da Baronia (Linha do Alentejo), Pinhal Novo-Tunes (Linha do Sul).

Passe mensal de 49€ 

Para comprar o passe ferroviário basta fazê-lo nas bilheteiras da CP. Como tal, e com a iniciativa em vigor desde o dia 1 de Agosto, já podes carregar o passe ferroviário para este mês.

Para ter o passe Nacional deve ter um cartão Cliente CP, que pode ser requerido nas bilheteiras e não acumula com outros descontos, mas basta ir até ao balcão com a apresentação dos seguintes documentos: Documento oficial de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Carta de condução ou Passaporte); uma fotografia atual (original) a cores do tipo passe; Modelo de Requisição do Cartão CP. O custo do cartão normal é ainda de 6 euros.

Os tipos de transportes mais sustentáveis e eficientes dentro dos transportes públicos são os comboios regionais, elétricos ou autocarros. Consulta o site da CP e fica a conhecer todas as vantagens de aquisição do Passe Ferroviário Nacional e viaja de comboio sem limites!

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Chão de madeira: dicas para deixá-lo impecável

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar janelas de alumínio?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?