Quantcast
BelezaSaúdeSaúde & Bem EstarSaúde Mental

Benefícios do banho de água fria

Banho de água fria

Quando falamos em banho de água fria, o nosso pensamento causa automaticamente arrepios no corpo, não é verdade? Mas este hábito possui uma série de benefícios surpreendentes para a saúde física e mental. Mas vamos por partes:

O Banho: ritual de bem estar diário

O banho, considerado por muitos, um simples ato de higiene, é na verdade um importante e poderoso ritual diário de bem-estar que oferece uma série de benefícios para o corpo e claro, para a mente. Além da higiene pessoal diária que devemos ter, o banho ajuda a relaxar, rejuvenescer e revigorar.

Há quem prefira fazê-lo logo pela manhã ou ao final do dia, ou até mesmo quem aproveite para fazê-lo nestes dois momentos. Aproveitar o banho para relaxar, cuidar da pele e estimular a mente é uma ótima forma de melhorar a qualidade do dia. 

Os benefícios do banho de água fria

Embora possa ser desafiador no início, (maior ainda para os friorentos),  adotar o banho de água fria à rotina pode trazer uma série de benefícios para a nossa saúde física e mental.

E não falamos só do banho de água fria no verão, numa bela praia ou piscina, mas sim no ritual diário do banho de manhã ou à noite. Parece difícil de acreditar, mas vê como a água fria pode ser benéfica: 

  1. Estimulante natural: 
    A exposição ao frio provoca uma resposta do sistema nervoso, resultando em aumento da circulação sanguínea e da adrenalina. Este impulso corajoso, pode melhorar a energia e o estado de alerta, ajudando a combater a sonolência e a fadiga. 
  1. Melhora a circulação:
    A água fria não só tem a capacidade de fazer com que o sangue circule de uma forma mais melhorada, como permite ainda uma limpeza das artérias bloqueadas, a melhoria do sistema imunitário, assim como uma diminuição da pressão arterial.
  2. Melhora o teu humor:
    Encontramos o remédio para o mau humor matinal. O banho de água fria é a solução!
    A água fria estimula a liberação de endorfinas, neurotransmissores que são conhecidos como “hormonas da felicidade”. Assim, o banho de água fria pode ajudar a aliviar o stress, melhorar o ânimo e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.
  1. Reduz a dor e melhora a recuperação muscular:
    Uma ótima opção para os atletas! O banho de água fria não só ajuda na redução de potenciais inflamações como acelera a recuperação do corpo e a diminuição de dores musculares.
  2. Cabelo e pele mais saudáveis:
    A água fria ou morna pode ajudar a evitar que sejam retirados da nossa pele os óleos naturais e saudáveis. Quando se trata de cuidados com o cabelo, os banhos frios são a escolha ideal para um couro cabeludo mais brilhante, forte e saudável. 

Pode parecer desafiador, mas o banho de água fria pode mesmo mudar o teu dia. Nem que seja a torná-lo mais fresco pela manhã! Faz o teste e comprova os benefícios – aproveita o verão e o bom tempo para experimentar.
Estás disposto a arriscar?

Related posts
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios dos alimentos ricos em ómega 3

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Golden Milk: uma bebida milenar benéfica para o teu organismo

Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas