Quantcast
Lifestyle

Portugal Fashion já arrancou na cidade do Porto

portugal fashion

A 51ª edição do Portugal Fashion já arrancou, com desfiles de moda na rua junto ao Museu de História Natural da Universidade do Porto.

Com um orçamento médio de 900.000 euros, a 51ª edição do Portugal Fashion contará apenas com um valor de 450.000 euros, metade da quantia habitual, explicou a diretora do evento, Mónica Neto, em declarações à agência Lusa.

A responsável afirmou que neste “momento estamos a trabalhar com metade desse valor, porque o fundo comunitário tinha essa equivalência a metade do orçamento total”, sublinhando que sem o auxílio de parceiros como a Câmara Municipal do Porto e vários fornecedores “não teria sido possível, num tão curto espaço de tempo, continuar a produção planeada para esta edição”.

Iniciada na segunda-feira, esta edição do Portugal Fashion vai “pôr os pés” em dez locais diferentes da cidade do Porto, tendo começado na rua junto ao Museu de História Natural da Universidade do Porto, com um desfile da designer Carolina Sobral.

“Começamos na rua, porque achámos que tínhamos de ter momentos mais democráticos. (…) Vamos estar no Mosteiro de São Bento da Vitória, vamos estar no Palácio da Bolsa, na Alfândega, mas vamos sobretudo descobrir algumas pérolas que o Porto tem bem guardadas, como por exemplo o velódromo no Museu Nacional de Soares do Reis ou a Escola Superior Artística do Porto que acaba de inaugurar as novas instalações numa antiga fábrica, vamos juntarmo-nos ao movimento de inauguração do Mercado do Bolhão agora renovado”.

Os locais escolhidos para a 51ª edição do festival são um dos sinais do novo modelo seguido pelo Portugal Fashion, semelhante ao das principais semanas de moda pelo mundo fora.

“Estávamos ainda com um modelo um bocadinho periférico. No edifício [Alfândega do Porto], que nos acolhia, tínhamos tranquilidade e plenas condições para fazer acontecer em várias salas. O desafio foi transformar essa logística, dispersá-la pela cidade e também aumentar a escala daquilo que fazemos. Achamos que este modelo nos vai dar mais dimensão”, finalizou a diretora do evento.

O primeiro dia de desfiles contou também com a presença de Meiling Inc Limites by Canex, de Trinidad e Tobago, com a sua coleção para a estação de primavera/verão, “Battimamzelle”. A designer portuguesa Katty Xiomara também revelou a sua nova coleção primavera/verão.

Para o dia de hoje, foram agendados nomes como Larry Jay by Canex, do Gana, mas no Mosteiro de São Bento da Vitória, bem como a designer Maria Gambina e a marca espanhola Agatha Ruiz de La Prada.

Leia também sobre a nova coleção solidária da Mango, dedicada ao combate ao cancro da mama!

Escrito por João Serra

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras

Casa & DecoraçãoLifestyle

Pavimento flutuante: como escolher?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Feng shui em casa: 10 dicas para atrair boas energias