Quantcast
FinançasSaúde & Bem EstarSeguros

Como encontrar o melhor seguro de saúde em Portugal?

EXS- O melhor seguro de saúde

Neste artigo, vamos aprofundar os principais fatores a considerar ao selecionar um seguro de saúde em Portugal, incluindo opções de cobertura e preços.

A saúde não tem preço. Até uma vida financeiramente estável perde o sentido perante um problema de saúde que pode restringir todos os aspetos da vida. Os dois anos de pandemia da Covid-19 são uma prova recente de que os que imprevistos surgem quando e como menos esperamos.

É por isso que a melhor abordagem é prever e estar preparado para estas situações. Uma das formas mais óbvias é através da contratação de um seguro de saúde. Desta forma garante um acesso rápido e de qualidade a serviços médicos e usufrui de uma maior tranquilidade em relação às despesas médicas.

Mas como ter a certeza de que está a contratar o melhor seguro de saúde? Se pretende saber como pode encontrar ou poupar na escolha de um seguro de saúde, então este artigo é para si.

Como funciona o seguro de saúde em Portugal?

Em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é fundamental para proporcionar cuidados médicos acessíveis a todos os cidadãos. No entanto, é importante reconhecer que o SNS enfrenta desafios significativos. A procura muitas vezes supera a capacidade do sistema público, o que resulta em longas listas de espera para consultas e cirurgias, tempos de atendimento que não correspondem à urgência dos utentes e incapacidade de resposta para certos tratamentos.

Perante estas limitações, os seguros de saúde oferecem uma alternativa complementar crescente. Há cada vez mais portugueses a recorrer a esta solução. Segundo o estudo Basef Seguros, o número de pessoas com seguro de saúde ultrapassa os 3 milhões, triplicando desde 2015. Ao optar por um seguro de saúde em Portugal, obtém acesso mais rápido e flexível a cuidados médicos. Além disso, os seguros oferecem a possibilidade de personalização de planos, permitindo a escolha entre uma variedade de coberturas e redes de prestadores de serviços, o que assegura a liberdade de selecionar o médico ou hospital da sua preferência.

Tipos de seguros de saúde EXS

Na EXS Seguros, entendemos a importância de oferecer soluções abrangentes e personalizadas para a sua saúde e a da sua família. Os seguros de saúde abrem portas para um cuidado médico excecional, com vantagens que vão além das coberturas tradicionais.

As principais coberturas, como hospitalização, ambulatório e consultas de especialidade, são a base das nossas ofertas, que podem ser complementadas com outras que se adequem às suas necessidades específicas.

Através do seguro de saúde tem acesso rápido ao sistema de saúde privado, evitando as demoras associadas ao sistema público. Essa agilidade traduz-se em consultas especializadas, tratamentos adequados e apoio domiciliário. A nossa ampla experiência permite ainda oferecer as melhores opções de seguro de saúde em conjunto com as redes de cuidados de saúde mais conceituadas do país.

Trabalhamos com as principais seguradoras nacionais, garantindo proteção abrangente a preços competitivos. A EXS apresenta os melhores planos disponíveis no mercado, assegurando uma cobertura ampla e vantajosa para as suas necessidades individuais.

7 passos para escolher o seguro de saúde mais adequado

1. Definir prioridades

Comece por analisar as suas despesas de saúde para entender se precisa de um plano de saúde de forma recorrente ou apenas para situações excecionais.
A idade é também um fator preponderante no momento de contratar um serviço de saúde: quanto mais velho, maior será o valor mensal a pagar.

2. Avaliar as coberturas

A maioria dos seguros oferece pacotes pré-definidos de coberturas, nos quais as coberturas de hospitalização, ambulatório ou consultas de especialidade estão, normalmente, incluídas.
Mas, para além destas coberturas essenciais, é possível adicionar coberturas complementares, atendendo ao seu historial familiar ou pessoal. Por exemplo, é possível incluir cobertura de medicina dentária e ortodontia.

3. Escolher a modalidade de acesso aos serviços clínicos

O seguro de saúde dispõe de três modalidades de acesso aos serviços clínicos:

  • Rede convencionada: ao usar esta modalidade, a pessoa segura tem acesso a uma extensa rede de prestadores médicos para obter consultas, exames e tratamentos. Neste caso, paga um montante mínimo fixo, designado copagamento, ou uma percentagem do valor do ato médico que não está coberta pelo seguro.
  • Reembolso: nesta prestação tem liberdade para escolher o médico ou serviços médicos que pretende usufruir, pagando a totalidade da despesa. Posteriormente, através da apresentação da documentação necessária, é reembolsado numa importância que varia entre 80 a 90%.
  • Sistema misto: agrega as duas modalidades anteriores. Ou seja, pode usufruir da rede de prestação de cuidados da própria seguradora e, ao mesmo tempo, recorrer a serviços fora dessa rede, mediante uma franquia associada.

4. Conhecer a rede de prestadores médicos

Avalie a proximidade geográfica da dos prestadores de serviços oferecidos pelo seguro que deseja adquirir, para evitar deslocamentos longos e inconvenientes.

5. Analisar as exclusões e doenças pré-existentes

Alguns tratamentos e especialidades podem não ser abrangidos pelo seguro. As exclusões do seguro de saúde podem incluir cirurgias estéticas, check-ups ou tratamentos para dependências.

Paralelamente, verifique as regras da seguradora para doenças pré-existentes. Praticamente todas as seguradoras excluem doenças existentes à data da subscrição. Além disso, examine as exclusões nos vários planos: como tratamentos psiquiátricos ou de infertilidade.

6. Verificar o período de carência

Os seguros de saúde envolvem um período de carência, durante o qual o cliente só pode usar as coberturas após um determinado intervalo, geralmente entre 30 e 180 dias. Mas este período varia conforme o procedimento médico e a seguradora.

Algumas coberturas têm um período de carência superior a um ano. É importante conhecer estes detalhes do seu plano de saúde, especialmente se possuir condições médicas que exigem cuidados imediatos.

7. Comparar propostas

Para contratar o seguro mais adequado às suas necessidades, é fundamental comparar várias propostas. Recorrer a um mediador de seguros é a alternativa mais viável e eficiente. Desta forma tem profissionais que o ajudam a avaliar as suas necessidades e apresentam o seguro de saúde mais indicado para si.

Dicas para poupar no seguro de saúde

Encontrar o melhor seguro de saúde em Portugal envolve mais do que apenas comparar preços. Conheça 4 dicas para o ajudar a conseguir o plano mais vantajoso para si.

  • Esteja atento a campanhas promocionais: As seguradoras oferecem descontos para famílias ou renovações de contrato. Fique atento a promoções sazonais e pacotes personalizados que se podem adequar ao seu perfil.
  • Avalie as suas necessidades: Antes de escolher um plano, avalie as suas necessidades de saúde. Se tem hábitos de vida saudáveis e um histórico familiar sem muitos problemas de saúde, talvez possa optar por uma cobertura mais básica. Caso precise de um atendimento especializado, um plano abrangente ou com coberturas específicas pode ser mais vantajoso. 
  • Seguro com franquia: Optar por um seguro de saúde com franquia pode reduzir o valor da mensalidade. No entanto, não se esqueça que terá sempre de pagar uma quantia antes da seguradora cobrir os custos restantes.
  • Faça uma pesquisa: Não se contente com a primeira opção que encontrar. Compare diferentes seguradoras, planos e benefícios. Facilite este processo recorrendo a mediadores de seguros, como a EXS Seguros.

Ao seguir essas dicas, estará no caminho certo para encontrar o seguro de saúde mais adequado a si e ao seu orçamento. Lembre-se de que o investimento na sua saúde é uma prioridade e um plano de saúde à sua medida irá garantir que esteja bem protegido sem gastar mais do que o necessário.

Vantagens da contratação de seguro de saúde pela EXS

Na EXS, a nossa abordagem começa por compreender as suas necessidades e ajudar a escolher uma solução personalizada para si e para a sua família. As nossas propostas de seguro de saúde oferecem uma ampla gama de vantagens que garantem o acesso aos cuidados médicos que precisa.

  • Cobertura abrangente: as nossas soluções garantem despesas com consultas gerais e de especialidade, tratamentos, exames complementares de diagnóstico e cuidados relacionados com doenças graves. Seja em unidades hospitalares, consultórios ou no conforto do seu lar, a cobertura abrange as suas necessidades médicas essenciais.
  • Flexibilidade: Com a ajuda da EXS, terá acesso a uma vasta rede de prestadores de cuidados médicos, tanto em regime ambulatório como de internamento hospitalar. Adaptamos as nossas propostas para atender às suas necessidades específicas, garantindo que contrata apenas pelo que realmente precisa.
  • Negociação de condições: A EXS negoceia as melhores condições de seguro de saúde para si, sem custos adicionais. Realizamos todo o trabalho de pesquisa em busca das ofertas mais vantajosas e rentáveis do mercado, garantindo proteção abrangente a um preço competitivo.
  • Acesso ao sistema privado de saúde: Fáceis de subscrever, a adesão a um seguro de saúde através da EXS dá acesso ao sistema de saúde privado a preços competitivos. É uma extensa rede de mais de 16 mil parceiros de saúde e 90 hospitais presentes em quase trezentos concelhos do país.

Na EXS Seguros acreditamos em oferecer propostas personalizadas, adaptadas às suas necessidades e da sua família. Garantimos atendimento de qualidade, flexibilidade e proteção abrangente a um preço competitivo.

Como simular o seguro de saúde?

Se gostava de esclarecer mais dúvidas, fale connosco e descubra por que escolher um seguro de saúde através da EXS Seguros é uma escolha inteligente para evitar despesas desnecessárias.

Para isso, solicite uma simulação gratuita do seguro de saúde. Basta inserir os seus dados no simulador da EXS e aguardar o contacto dos nossos consultores especializados. A partir daí, a equipa prepara uma proposta personalizada com base na análise das ofertas das 26 seguradoras mais competitivas em Portugal (MGEN, Fidelidade (Multicare), Zurich e Ageas (Médis), Tranquilidade e Asisa (AdvanceCare), a Allianz, ….).

Tudo isto sem compromisso e sem custos extras, acompanhado por um atendimento próximo e personalizado.

Priorize a sua saúde e bem-estar com um seguro de saúde. A EXS ajuda-o a escolher o melhor para si, e para a sua família.

Related posts
CréditosFinançasNacional

Reserva de Imóvel: sabe o que é?

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios dos alimentos ricos em ómega 3

FinançasFinanças PessoaisNacional

Pagamento do IRS em prestações: Como e quem pode pedir?

FinançasFinanças PessoaisNacional

SPIN: a nova forma de transferir dinheiro com o número de telemóvel