Segundo dados do Jornal Público, mais de metade dos portugueses vive com pelo menos uma ou mais doenças crónicas, o que corresponde a 3,9 milhões de portugueses.
O que são doenças crónicas?
As doenças crónicas são patologias de progressão lenta e que se prolongam no tempo. Incluem as doenças cardiovasculares (o coração e os vasos sanguíneos), o cancro, as doenças pulmonares, diabetes, acidentes vasculares cerebrais (AVC’s), bem como doenças orais, distúrbios mentais e artrite. Não há uma causa em concreto, sabe-se apenas que são consequência de um conjunto de fatores associados a comportamentos e estilos de vida pouco saudáveis, como é o exemplo do consumo de tabaco, álcool, uma vida stressante, alimentação desequilibrada e sedentarismo.
Fazem parte das doenças crónicas, doenças como:
- Doenças cardiovasculares, sendo as mais graves as doenças das artérias coronárias e as doenças das artérias do cérebro.
- Doenças reumáticas, as mais comuns são a lombalgia, a osteoporose, a artrose, a artrite reumatoide, entre outras.
- Doenças psiquiátricas, como a ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia
- Diabetes
- Obesidade
Existem, porém, alguns princípios básicos para ter uma vida saudável: um bom sono, uma alimentação saudável, uma boa higiene e o exercício físico.
Viver com uma doença crónica pode ter vários impactos no dia-a-dia, mas é possível conviver com ela, tendo qualidade de vida.
Algumas estratégias para aprender a lidar com a doença crónica
- Conhecer a doença
Assim, quando mais souberes sobre a doença, melhor preparado estarás para lidar com ela. e claro, coloca todas as questões ao teu médico e esclarece todas as perguntas que tenhas.
- Hábitos saudáveis
Deixar de fumar, perder peso, exercitae-se mais e ter uma alimentação mais equilibrada e saudável, é meio caminho andado para te sentires bem. “As pessoas que fazem estas mudanças têm maior probabilidade de ter mais sucesso a gerir uma condição crónica do que quem não o faz”.
- Medicação
Haverá, obviamente, medicação que te ajude a lidar com a doença crónica. Fica a conhecer melhor os medicamentos, juntamente com o teu médico. Assim saberás os efeitos secundários e outras nuances importantes.
- Fica atento a sinais de depressão
Porém, a falta de humor e o sentimento de tristeza afetam um número significativo de doentes com doença crónica. Fala com o teu médico aos primeiros sinais de depressão.