Quantcast
FinançasInvestimentosNegócios

Como conseguir investimento para o teu negócio?

Como conseguir investimento para o teu negócio

Como conseguir investimento para o teu negócio? Esta é a pergunta do milhão de dólares que milhares de empreendedores fazem a si próprios todos os dias. Se este é o teu caso, toma nota destas cinco formas de captares investimento para o teu negócio que temos para te apresentar.

5 formas de conseguir investimento para o teu negócio

Linhas de crédito

Qualquer que seja a dimensão do teu negócio, as linhas de crédito empresariais oferecidas pelos banco se instituições públicas como o IAPMEI, podem ser a solução que procuras.

Para além de disponibilizarem montantes mais elevados (sempre em função do impacto económico do projeto e postos de trabalho criados), estes tipos de financiamento são, não raras vezes, a fundo perdido, o que significa que, mediante a concretização de determinados objetivos contratualmente estabelecidos, poderás nem ter realizar o reembolso da quantia pedida.

Nota: o ideal é fazeres uso do crédito de apoio empresarial/criação do próprio negócio que, na prática, junta as linhas de crédito bancário e as instituições públicas.

Crowdfunding

As linhas de crédito são uma forma mais tradicional de conseguires investimento para o teu negócio, mas com o advento e democratização da Internet, surgiram plataformas que dão um novo significado à velha “vaquinha”: o crowdfunding.

Para este efeito, podes valer-te de uma das muitas plataformas de crowdfunding existentes e propores uma angariação de fundos baseada num de quatro tipos:

  • Crowdfunding baseado em recompensas: nesta modalidade, pedes pequenas quantias em troca de alguma recompensa em serviços ou descontos.
  • Crowdfunding baseado em donativos: ao contrário da modalidade anterior, o crowdfunding baseado em donativos não oferece qualquer recompensa às pessoas que doarem porque, por norma, o dinheiro angariado é utilizado em projetos de cariz social.
  • Crowdfunding baseado em empréstimos: nesta modalidade, os investidores utilizam as plataformas de crowdfunding para investirem no teu negócio e, em troca, recebem o dinheiro em prestações mensais com juros.

Contudo, tens de ter em conta que, neste caso, o empréstimo tem mais riscos, já que não está protegido pelos bancos ou pelo Estado e os juros são mais elevados do que um crédito normal.

  • Crowdfunding baseado em ações: tal como o nome indica, em troca do dinheiro que recebes, vais oferecer em troca ações do teu negócio, ou seja, os investidores recebem uma parte dos teus lucros.

Plataformas de investimento

As plataformas de financiamento/investimento, são extremamente populares entre investidores e podes utilizá-las para conseguires o financiamento de que necessitas. Entre elas, contam-se:

Incubadoras e Aceleradoras de Startups

Caso o teu negócio esteja numa fase inicial, aconselhamos-te a que procuras uma incubadora ou aceleradora de startups para não só conseguir o financiamento que necessitas, mas também para promover e ajudar o teu negócio a crescer.

Feiras e eventos sectoriais

Feiras e eventos sectoriais, são uma bela forma de conseguires dar ao teu negócio a visibilidade de que necessita junto dos investidores e, deste modo, angariares os fundos desejados.

Agenda o máximo de reuniões que conseguires e marca presença nas noites de apresentação que as feiras e eventos sectoriais, como a Web Summit, patrocinam para apresentares o negócio aos potenciais investidores.

Related posts
FinançasNacional

Mínimo de existência: o que é e a quem se aplica

FinançasFinanças PessoaisNacional

Prescrição de dívidas: prazos e como invocar

FinançasFinanças PessoaisNacional

IRS 2024: como declarar rendimentos do estrangeiro?

FinançasSeguros

Benefícios do Seguro de Vida: Conheça a proteção além da cobertura