Estudos recentes revelam que a vitamina D pode ajudar no combate à depressão. Mas porque será?
No quotidiano moderno, em que passamos grande parte do tempo enclausurados atrás de um computador, esquecemo-nos também da importância de apanhar sol. A verdade é que este tem um papel muito importante no nosso dia a dia e pode também influenciar bastante a nossa saúde mental.
A falta de exposição ao sol tem sido associada ao aumento dos casos de ansiedade e depressão em todo o mundo.
E explicamos porquê:
A exposição ao sol e a saúde mental:
Quando estamos expostos à luz solar, o corpo produz vitamina D que, por sua vez, desempenha um papel importante na regulação do humor e da saúde mental.
Posto isto, vamos ao ponto central deste artigo. A vitamina D tem várias funções para o nosso organismo. Podes ler mais sobre os seus benefícios neste artigo.
No entanto, a maioria dos investigadores defende que a doença depende não apenas de questões biológicas, como os níveis de serotonina e dopamina, mas também do estilo de vida. O que se sabe, no entanto, é que a vitamina D está envolvida em alguns dos sistemas cerebrais que estão vinculados à depressão.
São dezenas de investigadores em todo o mundo que se dedicam a investigar os efeitos da vitamina D na depressão. Uma pesquisa de julho de 2022, publicada no periódico “Critical Reviews In Food Science and Nutrition”, revelou dados de 41 estudos publicados nos últimos anos. A análise concluiu que há indícios de que a suplementação de vitamina D pode, sim, trazer benefícios para pacientes com sintomas de depressão.
Estudo realizados sobre a vitamina D no combate à depressão:
Assim, em resumo de pesquisas realizadas nas plataformas Scielo, Pubmed, EBSCO e Medline é possível concluir que os artigos selecionados analisaram a relação da depressão tanto com a deficiência de vitamina D, como fator desencadeante, quanto com a reposição e a suplementação do nutriente, como medida de tratamento. Assim, seis artigos associaram baixas concentrações de 25-hidroxivitamina D circulante com o desenvolvimento de depressão, enquanto quatro evidenciaram a melhora dos sintomas depressivos após a suplementação ou reposição desse nutriente.
Contudo, e ainda que possam existir algumas dúvidas e que não esteja comprovada cientificamente, está provado que um suplemento de vitamina D ajuda a aliviar sintomas e no combate à depressão.