Todos nós chegamos a uma altura na qual parece que a motivação no trabalho simplesmente desaparece. Mas como podemos tratar disso?
Por mais que possas gostar do teu trabalho, o nível de foco e, acima de tudo, motivação não é sempre tão alto como tu gostarias que fosse. Esta quebra de motivação pode ter, na sua origem, vários motivos, como falta de reconhecimento ou um mau ambiente de trabalho, entre outros fatores que, por vezes, não podemos evitar.
No entanto, podemos sempre fazer alguma coisa para subir os nosso níveis de motivação. Com isso em mente, organizámos uma lista com algumas dicas para que consigas focar-te de novo no teu trabalho.
Como aumentar os níveis de motivação no trabalho
Faz uma pequena autoavaliação no local de trabalho
Em primeiro lugar, deves fazer uma autoavaliação dos teus atributos mais fortes, bem como aqueles que precisas de melhorar. Depois, procura identificar o que mais aprecias no teu local de trabalho e o que mais te desmotiva no mesmo. Por último, pensa se a tua função é a indicada para ti ou se existe outra que preferias exercer.
Se chegares à conclusão que não estás na função que mais se enquadra no teu perfil, fala com o teu chefe ou com os recursos humanos da empresa para ponderarem uma pequena mudança.
Define objetivos realistas
Quando defines objetivos demasiado ambiciosos, corres o risco de não conseguires atingir esse resultado, o que te pode levar a perder a paciência e, principalmente, a motivação. Mesmo por isso, deves definir objetivos mais realistas e alcançáveis.
Rodeia-te de pessoas motivadoras
Pode não parecer, mas, muitas vezes, os teus colegas de trabalho podem ter uma contribuição preponderante nos teus níveis de motivação. Por exemplo, quando temos um colega no local de trabalho que se queixa, a toda a hora, de tudo e todos, este comportamento pode ter influência no nosso.
Procura antes rodear-te de pessoas mais motivadoras e inspiradoras. Da mesma maneira que os mais negativos te influenciam o mood, os mais positivos farão maravilhas ao teu foco e disposição!
Comemora as conquistas
Recorda e celebra todas as tuas conquistas no local de trabalho. Não vale a pena esconderes-te e teres receio de saber que fizeste um bom trabalho. Festeja com os colegas de trabalho, ou até com a família e amigos.
Aproveita as folgas e tempo livre
Não vivas só para o trabalho! Aproveita o teu tempo livre para fazer aquilo que mais gostas. Pode ser um desporto, um hobby ou até sair com um grupo de amigos. Tudo isto pode ser meio caminho andado para relaxares e não ganhares “ódio” à ideia de trabalhar.
Por consequência, terás uma melhor performance profissional, arranjando sempre os níveis necessários de motivação.
Conhece os colegas difíceis
Sei que pode parecer uma contradição, quando comparada com a dica de te rodeares com colegas mais positivos, mas ficares a conhecer os trabalhadores mais difíceis pode criar um melhor ambiente.
Assim que ficares a conhecer os seus padrões comportamentais, vai sempre ser mais fácil ignorar provocações e atitudes menos boas, bem como seres mais assertivo/a com o colega em questão.
Se nada funcionar, muda de emprego
Se já tentaste de tudo e mesmo assim não consegues encontrar em ti os graus de motivação necessários talvez esteja na altura de tomar a decisão mais radical: mudar de emprego.
Se for esse o caso, atualiza o mais depressa possível o currículo e começa já a procurar um novo emprego que se adeque mais ao teu perfil e que te faça sentir melhor dentro do local de trabalho.