Quantcast
AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Primeiro Ingresso de Plutão em Aquário | 23-03-2023

Primeiro Ingresso de Plutão em Aquário

Plutão, planeta transpessoal e regente moderno de Escorpião, tem transitado em Capricórnio desde 2008, requerendo uma transformação profunda das estruturas de poder social e, ao nível individual, da forma como estabelecemos o nosso poder no coletivo, ou mesmo nas estruturas da nossa vida pessoal. 

Plutão faz o primeiro ingresso em Aquário no dia 23 de março, regressando a Capricórnio no dia 11 de junho, na sequência do período retrógrado que inicia a 1 de maio. Até novembro de 2024, altura em que se estabelecerá em Aquário, Plutão transitará entre o primeiro grau deste signo e os últimos graus de Capricórnio. Este é, assim, um período de transição, em que se prepara a entrada do planeta das transformações profundas numa nova energia; e se conclui o processo de regeneração em Capricórnio, ou seja, a eliminação das estruturas que não servem o nosso desenvolvimento, de modo a dar espaço para o nascimento de estruturas novas e mais adequadas.

Este é o primeiro trânsito de Plutão em Aquário, desde a sua descoberta em 1930, e prolonga-se até 2043/44. 

Aquário é um signo de cooperação, distribuição equitativa de recursos e igualdade de direitos, pelo que, o agravamento da concentração da riqueza e das desigualdades, bem como o desrespeito pelos direitos humanos, pode levar à revolta das massas para mudar o sistema. As pessoas organizadas em grupos, comunidades e cooperativas têm a possibilidade, não só garantir uma partilha mais justa dos recursos, como promover uma descentralização do poder e conquistar direitos sociais e ambientais.

Tal como na Revolução Francesa (que ocorreu durante a anterior passagem de Plutão em Aquário), os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade tendem a mobilizar os movimentos de protesto e ativismo que exigem mudanças profundas.

Este é também um signo associado ao progresso científico e à inovação tecnológica, sendo expetável que, durante o trânsito de Plutão em Aquário, ocorram grandes avanços nessas áreas, inclusive na produção de energias limpas, no desenvolvimento da inteligência artificial e na exploração espacial.

Plutão em Aquário enfatiza o eixo de Leão-Aquário, sendo o processo de reconhecimento do poder e criatividade individuais (aspeto de Leão) fundamental para que as pessoas assumam a responsabilidade de unirem forças e serem cocriadoras da mudança, e não simplesmente seguirem outros para estarem integrados num grupo. Leão tempera a racionalidade de Aquário com o entusiasmo e o calor humano necessários a uma atuação em prol do bem comum.

O primeiro ingresso de Plutão em Aquário ocorre três dias após o equinócio da primavera, com uma grande concentração de planetas entre os signos de Carneiro e Touro. A força da energia dos dois primeiros signos pode ser um bom prenúncio para o necessário processo de individualização. Por outro lado, também pode potenciar um dos grandes riscos do eixo de Leão-Aquário – o individualismo excessivo.

Este é só o início dum longo trânsito. Mas há uma questão que podemos, desde já, começar a colocar-nos: “Que sociedade queremos criar nos próximos 20 anos?”.

Related posts
AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Júpiter Direto em Touro | 31-12-2023

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Vénus em Sagitário | 29-12-2023 a 23-01-2024

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Quíron Direto em Carneiro | 27-12-2023

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Lua Cheia no eixo Capricórnio-Caranguejo | 27-12-2023