Quantcast
Automóveis

Mobilidade: novas regras para as trotinetes em Lisboa

Trotinetes

As coisas vão mudar para as trotinetes na capital! Fique a conhecer tudo sobre as novas regras para estes velocípedes na cidade de Lisboa.

Um dos principais pontos (e mais controversos) desde que as trotinetes chegaram a Lisboa foi o elevado número destes velocípedes elétricos em circulação. Na verdade, a capital conta com mais de 15.000 trotinetes, um número mais elevado do que, por exemplo, Madrid, que tem uma população cerca de sete vezes maior.

Como resposta, a Câmara de Lisboa tomou a decisão de reduzir o número de trotinetas que cada empresa pode ter. Assim, cada entidade poderá apenas fornecer 1750 destes veículos entre 1 de abril e 31 de outubro, e 1500 entre 1 de novembro e 31 de março.

Outra das medidas é a implementação de lugares de estacionamento próprios! De acordo com o presidente da autarquia, Carlos Moedas, vai passar a ser proibido estacionar os velocípedes em zonas históricas, zonas de acesso a monumentos, passeios, acessos ao metro de Lisboa e lugares de estacionamento de automóveis.

A Câmara Municipal de Lisboa já está a identificar quais os melhores pontos para se tornarem hotspots, denominação atribuída a estes estacionamentos próprios para trotinetes.

Se o utilizador tentar parar o veículo em qualquer outro local, a aplicação de aluguer da trotinete não irá permitir terminar a viagem, continuando a cobrar até que o velocípede seja estacionado no estacionamento adequado.

Como última (e talvez mais importante!) medida, a velocidade máxima das trotinetes foi reduzida para 20km/h, depois da Câmara de Lisboa ter chegado a acordo com as empresas distribuidoras. Até ao momento, todos estes veículos estavam limitados a circular a 25km/h.

Carlos Moedas revelou, no entanto, que gostava que este limite “tivesse sido um bocadinho mais baixo”, considerando que a velocidade excessiva das trotinetes tem criado alguns problemas de segurança.

 

Related posts
AutomóveisEventos

Carro do ano 2024: os finalistas

AutomóveisDicasManutenção

Como poupar na manutenção do carro?

AutomóveisManutenção

Avarias graves: o que fazer para evitar?

AutomóveisDicasManutenção

Carro parado? Vê quais os cuidados a ter