Quantcast
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Como a tecnologia irá revolucionar a saúde hoje e no futuro

saude no futuro

Com um rápido e evidente desenvolvimento tecnológico da medicina, a saúde no futuro promete sofrer diversas revoluções, desde diagnósticos mais rápidos a passagens mais breves pelos hospitais.

De acordo com os especialistas, as consequências do desenvolvimento tecnológico estão cada vez mais a aproximar-nos de uma medicina do futuro, sendo que estas “revoluções” começam a ser sentidas um pouco por todo o mundo.

Realidade Pós Covid-19

Na verdade, podemos assumir a pandemia da covid-19 como principal “responsável” por este recente boost na ciência médica, com vacinas a serem desenvolvidas em tempo recorde e populações a serem vacinadas “num piscar de olhos”.

Este contexto pandémico criou também uma nova realidade, composta por novos comportamentos e hábitos, novas preferências do consumidor e, acima de tudo, uma modernização veloz dos modelos de entrega de saúde, com um crescimento notável das apps de saúde e da telemedicina.

Sistemas de IA

Como tal, perspetiva-se que determinados “momentos”, como os diagnósticos médicos ou os tempos de espera nos hospitais, sejam agilizados e se tornem cada vez mais rápidos e eficientes, através de uma maior digitalização destes fatores. Aliás, já é conhecida a existência de sistemas de inteligência artificial que conseguem realizar diagnósticos com rapidez e precisão.

Internamentos Caseiros

Outra mudança que trará a saúde do futuro, de acordo com diversos especialistas, é a de “internamentos caseiros”. Parece de doidos, mas é bem real! Na verdade, certos estabelecimentos médicos em território português já internam doentes em casa, sendo que apenas os utentes com condições menos complexas beneficiam deste modelo.

Com o desenvolvimento tecnológico na saúde, a fiabilidade e eficácia deste tipo de serviço, que permite ao doente estar perto da família e num local conhecido e confortável, terão uma tendência para crescer.

Um dos benefícios mais relevantes de um “futuro à porta” é também o combate à subida dos custos, dado que um envelhecimento populacional (como está previsto) pode acarretar um aumento de despesas. Com consultas e cuidados médicos à distância, estes custos poderão ser reduzidos!

A evolução da medicina e de todos os seus modelos e sistemas é inevitável, pelo que, segundo os especialistas, o desenvolvimento tecnológico acelerará este processo e trará consigo novos tipos de consumo e conforto a cada utente!

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão