Quantcast
Astrologia

Horóscopos | Fevereiro 2023

Carneiro

Palavras-chave para este mês: Confiança, Comunicação, Autoestima 

Plutão, em trânsito por Capricórnio, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Carneiro, sujeitando o seu impulso de liberdade e independência na ação a grandes tensões interiores e/ou exteriores, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos a partir de 17 de abril. 

Se é o seu caso, pode enfrentar desafios que visam testar o seu sentido de identidade, o modo como exerce o seu poder pessoal e se afirma no mundo. Por mais difícil que seja para si não resistir a mudanças que parecem ser-lhe impostas, a melhor forma de lidar com este trânsito é aceitar o processo de regeneração, para permitir que o mesmo resulte na capacidade de expressar a sua identidade com maior consciência e clareza.

O mês de fevereiro começa com o Sol em Aquário (signo em sextil com Carneiro), favorecendo a expressão da sua individualidade, criatividade e intuição, mas apelando à colaboração com os outros  (vd. artigo sobre o Sol em Aquário). 

Marte (regente de Carneiro), já direto em Gémeos, predispõe a que dirija grande parte da sua energia para atividades de comunicação, socialização, aquisição e/ou partilha de conhecimento. Mas Mercúrio em Capricórnio (signo em quadratura com Carneiro), até dia 11, desafia-o(a) a ser mais prudente, organizado e objetivo na expressão das suas ideias, nomeadamente para evitar os combates verbais que Marte em Gémeos propicia (vd. artigos sobre Marte Direto em Gémeos e Mercúrio Direto em Capricórnio). 

Júpiter e Quíron continuam a transitar no seu signo solar. O primeiro aumenta a coragem e confiança em relação às suas ideias e ações, ou para lidar com os desafios que lhe surjam; e o segundo pede-lhe que afirme a sua identidade pessoal, conjugando a expressão individual com a responsabilidade perante o coletivo (vd. artigos sobre o Reingresso de Júpiter em Carneiro e Quíron Direto em Carneiro).  

No dia 5, a quadratura entre Marte (em Gémeos) e Vénus (em Peixes) pode gerar alguma tensão entre os seus objetivos e os seus valores emocionais, ou os valores emocionais dos outros; ao mesmo tempo que a quadratura de Sol a Úrano ativa o seu lado mais individualista.

Com a entrada de Mercúrio em Aquário, a 11 de fevereiro, o pensamento independente e a integração da razão com a intuição são favorecidos, promovendo a sua criatividade e a partilha das suas ideias (vd. artigo sobre Mercúrio em Aquário). 

No dia 20, Vénus ingressa no seu signo solar, estimulando o seu impulso para ir à conquista do que deseja; incentivando-o(a) a dar mais importância aos seus gostos e valores pessoais e a expressá-los de forma direta; e promovendo a sua autoestima. Enquanto o Sol em Peixes (signo de Água), a partir de dia 18, lhe pede para melhorar a aceitação e a empatia para com os outros (vd. artigos sobre Vénus em Carneiro e o Sol em Peixes).

O trígono entre Marte e Mercúrio, no dia 22, propicia-lhe uma maior capacidade de passar das ideias à ação, desde que mantenha a objetividade e não desperdice esta energia em discussões, pois, na mesma altura, a quadratura de Mercúrio a Úrano tende a aumentar a sua impulsividade e tensão nervosa.

Touro

Palavras-chave para este mês: Desafio, Novas ideias, Empatia  

O trânsito de Úrano sobre o Sol dos nativos de Touro tem desafiado grandemente a sua apetência por estabilidade e segurança, o que, em 2023, tende a afetar sobretudo os nascidos entre 5 e 13 de maio, impelindo-os a expressar a sua identidade de forma mais genuína, a libertar-se de condicionamentos (exteriores ou autoimpostos) que os inibem e a ganhar mais autonomia. 

O mês de fevereiro começa com Vénus (regente de Touro) em Peixes (signo em sextil com Touro),  aumentando o contacto com a sua sensibilidade emocional e facilitando a expressão dos seus gostos, valores e afetos (vd. artigo sobre Vénus em Peixes). O sextil de Vénus ao Nó Lunar Norte (em Touro), logo no dia 2, permite-lhe dar maior importância aos seus recursos internos, na construção do seu senso de estabilidade e segurança. 

Enquanto o trânsito do Sol em Aquário (signo em quadratura com Touro), até dia 18, desafia a sua visão pragmática e centrada na experiência concreta, com a necessidade de ter maior abertura a ideias inovadoras e soluções “fora da caixa”; e pode gerar alguma tensão entre as opiniões externas e a sua postura pessoal (vd. artigo sobre o Sol em Aquário). 

Entre os dias 4 e 5, quando ocorrem as quadraturas do Sol a Úrano (em Touro) e de Vénus a Marte, essa tensão tende a aumentar, podendo gerar-lhe atitudes mais impulsivas e obstinadas, nomeadamente perante diferenças entre os seus valores e os seus objetivos, ou os objetivos dos outros, sendo aconselhável que procure manter a paciência e a capacidade de aceitação.    

Mercúrio em Capricórnio (signo em trígono com Touro), no início do mês, favorece o pragmatismo, a clareza e a responsabilidade na sua comunicação. Mas a passagem de Mercúrio para Aquário, a 11 de fevereiro, estende o desafio ao campo da aprendizagem, comunicação e interação com os outros, requerendo que mantenha uma mente aberta (vd. artigos sobre Mercúrio Direto em Capricórnio e Mercúrio em Aquário).

Úrano, já direto no seu signo solar, também reativa o impulso de mudança e libertação de valores e estruturas que condicionam a expressão da sua identidade, principalmente por volta de dia 8, quando Vénus forma sextil com Úrano (vd. artigo sobre Úrano Direto em Touro).

Entre 15 e 19 de fevereiro, Vénus em conjunção com Neptuno e sextil com Plutão pode intensificar e ampliar os seus afetos, a capacidade de ajudar os outros, a recetividade à sua imaginação e perceções extrassensoriais e a ligação à sua dimensão espiritual. Enquanto a conjunção de Sol e Saturno (em Aquário), no dia 16, lhe traz o desafio de assumir maior responsabilidade perante o coletivo (vd. artigo sobre as Conjunções de Vénus-Neptuno e Sol-Saturno).

Entretanto, o Sol ingressa em Peixes, no dia 18, contribuindo para o aumento da sua empatia em relação aos outros e da atenção à sua intuição (vd. artigo sobre o Sol em Peixes).

No dia 20, Vénus entra em Carneiro, proporcionando-lhe maior dinamismo, espírito de aventura e apetência para lidar com o novo; podendo levá-lo(a) a valorizar mais as suas paixões e desejos e a manifestá-los com maior espontaneidade; e pedindo que melhore o equilíbrio entre aquilo que dá e o que recebe (vd. artigo sobre Vénus em Carneiro).

Gémeos

Palavras-chave para este mês: Priorização, Alargamento de Perspetiva, Vivência emocional 

Neptuno, em trânsito por Peixes, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Gémeos, desafiando o seu raciocínio lógico e contacto com o ambiente envolvente, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre  13 e 17 de junho. 

Se é o seu caso, pode notar uma redução na sua energia habitual, ou ser invadido(a) por sensações de confusão, incerteza e deceção – não tente racionalizar demasiado, nem se deixe abater, pois este é um trânsito que visa desfazer as suas preconceções erradas e torná-lo(a) mais verdadeiro(a) consigo próprio(a).  

O mês de fevereiro começa com Mercúrio (regente de Gémeos) em Capricórnio, favorecendo a sua capacidade de análise lógica de questões concretas, mas pedindo mais organização, realismo e responsabilidade na sua expressão e relacionamento (vd. artigo sobre Mercúrio Direto em Capricórnio).

Marte, já direto no seu signo solar, aumenta a energia para afirmar a sua identidade e expressar a sua criatividade pessoal, com a proposta de a utilizar de forma mais consciente, nomeadamente, através da retidão na sua comunicação e da priorização das suas atividades (vd. artigo sobre Marte Direto em Gémeos).  

O Sol em Aquário (signo em trígono com Gémeos), até dia 18, favorece a expressão da sua individualidade e criatividade, a  sua capacidade de análise objetiva e as suas aptidões relacionais, mas apelando a uma visão mais integral (e menos dualista) das questões. Enquanto Vénus em Peixes (signo em quadratura com Gémeos) o(a) desafia a valorizar mais o envolvimento emocional com os outros e a entrar mais em contacto com a sua sensibilidade, de modo a reduzir o filtro racional na expressão dos seus afetos (vd. artigos sobre o Sol em Aquário e Vénus em Peixes). 

Entre 5 e 6 de fevereiro, a quadratura entre Vénus e Marte pode promover a tensão entre os seus objetivos racionais e os seus valores emocionais, ou os valores emocionais dos outros; enquanto o sextil de Mercúrio com Neptuno lhe confere a possibilidade de conjugar o raciocínio lógico com as perceções extrassensoriais.

No dia 11, Mercúrio também ingressa em Aquário, promovendo a sua objetividade e o seu interesse em  trocar ideias, mas pedindo um alargamento da perspetiva para além do conhecimento concreto, nomeadamente, através da  integração da razão com a intuição (vd. artigo sobre Mercúrio em Aquário). 

No dia 18, o Sol ingressa em Peixes, prolongando a tensão entre a sua razão e as suas emoções; e eventualmente entre as opiniões externas e a sua postura pessoal, apesar de Vénus em Carneiro (signo em sextil com Gémeos), a partir de dia 20, lhe proporcionar maior espontaneidade na manifestação dos seus gostos, afetos e valores (vd. artigos sobre o Sol em Peixes e Vénus em Carneiro).

Entre 21 e 22 de fevereiro, Mercúrio faz quadratura a Úrano e trígono a Marte, estimulando-o(a) a colocar as suas ideias em prática, desde que o aumento da sua tensão nervosa não comprometa a sua objetividade, nem desperdice esta energia em combates verbais.

 

Caranguejo

Palavras-chave para este mês: Expressão afetiva, Sensibilidade energética, Abertura ao novo

Plutão, em trânsito por Capricórnio, tem feito oposição ao Sol dos nativos de Caranguejo, desafiando as suas necessidades de proteção, senso de pertença e nutrição emocional, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos a partir de 18 de julho. 

Se é o seu caso, encontra-se perante um trânsito que tende a afetar as suas relações, tendo como o objetivo melhorar o equilíbrio destas, para que as suas necessidades de proteção não se tornem em tentativas de controlo, da sua parte ou dos outros. Por outro lado, este trânsito pode dar-lhe mais energia para alcançar os seus objetivos e coragem para sair da sua zona de conforto. 

O mês de fevereiro começa com o Sol em Aquário e Vénus em Peixes, signos onde se mantém durante a maior parte do mês. 

O Sol em Aquário (signo de Ar), até dia 18, cria um ambiente favorável ao uso da sua intuição, mas onde as ideias predominam sobre os sentimentos e lhe é requerida maior recetividade a perspetivas inovadoras ou “fora da caixa” (vd. artigo sobre o Sol em Aquário). 

Vénus em Peixes (signo em trígono com Caranguejo), até dia 20, facilita o contacto com a sua sensibilidade emocional e a sua expressão afetiva.  Mas, Mercúrio em Capricórnio (signo oposto a Caranguejo), até dia 11, tende a desafiar a sua sensibilidade e intuição, com requisitos de racionalidade e objetividade na comunicação e interação (vd. artigos sobre Vénus em Peixes e Mercúrio Direto em Capricórnio).

No dia 5 de fevereiro, a Lua Cheia no eixo de Leão-Aquário, tende a gerar-lhe instabilidade emocional, tensão nervosa e desconfiança em relação aos outros, que podem refletir-se no aumento das suas  defesas emocionais, ou mesmo em atitudes mais individualistas; ao mesmo tempo que lhe pede que tome consciência de quanto se centra nas suas necessidades emocionais e quer que os outros as preencham, eventualmente recorrendo à dramatização emocional para o conseguir. 

A proposta desta Lua Cheia é que use a sua capacidade de conexão emocional com os outros para desenvolver um espírito fraterno de participação social. Enquanto Júpiter em Carneiro (signo em quadratura com Caranguejo) o(a) desafia a sair da sua zona de conforto e a afirmar mais convictamente a sua singularidade (vd. artigos sobre a Lua Cheia de 5 de fevereiro e o Reingresso de Júpiter em Carneiro).   

O Sol ingressa em Peixes, a 18 de fevereiro, gerando um ambiente mais recetivo à sua sensibilidade emocional e energética; e propício ao aumento da sua empatia e predisposição para ajudar os outros (vd. artigo sobre o Sol em Peixes). 

A Lua Nova de dia 20, em Peixes, propõe-lhe que inicie um ciclo de melhoramento da integração entre as suas necessidades individuais e as necessidades coletivas, a retrospeção do passado e a projeção do futuro, as suas dimensões material e espiritual, através da conexão entre a sua razão e o seu coração.  Nesse mesmo dia, Vénus entra em Carneiro, desafiando-o(a) a valorizar mais a sua liberdade individual, a aventurar-se em novas experiências e a melhorar o equilíbrio entre aquilo que dá e o que recebe (vd. artigos sobre a Lua Nova em Peixes e Vénus em Carneiro).

Leão

Palavras-chave para este mês: Coragem, Impessoalidade, Aceitação

Úrano, em trânsito por Touro, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Leão – o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 7 e 15 de agosto – desafiando a confiança nas suas opções e a luta enérgica pelos seus objetivos, através de eventos inesperados que testam a sua capacidade de lidar com a mudança e de manter ou alterar o caminho escolhido. 

Se é o seu caso, este é um período para perceber se o caminho que segue corresponde àquilo em que genuinamente acredita, ou se precisa de colocar as certezas e o orgulho de lado e fazer as mudanças necessárias para viver mais de acordo com a sua identidade. 

O mês de fevereiro começa com o Sol (regente de Leão) em Aquário (signo oposto a Leão), onde transita até dia 18, pelo que, pode ter de lidar com ideias e vontades opostas às suas; e ser confrontado(a) com requisitos de impessoalidade na análise das situações (vd. artigo sobre o Sol em Aquário). 

Úrano, já direto em Touro (signo em quadratura com Leão), reativa o desafio de identificar necessidades de transformar valores e/ou hábitos de vida, o que, por volta de dia 4 (aquando da quadratura entre o Sol e Úrano), pode gerar-lhe maior tensão e, consequentemente, tendência para atitudes impulsivas e obstinadas, sendo aconselhável que procure manter a paciência e a capacidade de aceitação. Enquanto Júpiter em Carneiro (signo em trígono com Leão) aumenta a coragem e confiança em relação às suas ideias e ações, ou para lidar com os desafios que lhe surjam (vd. artigos sobre Úrano Direto em Touro e o Reingresso de Júpiter em Carneiro).  

No dia 5 de fevereiro, a Lua Cheia no eixo de Leão-Aquário, tende a gerar-lhe instabilidade emocional, tensão nervosa e desconfiança em relação aos outros, que podem refletir-se no aumento dos seus impulsos individualistas e defesas emocionais. Ao mesmo tempo que lhe pede que tome consciência de quanto da sua tendência para dramatizar as emoções resulta de egocentrismo e orgulho; e que use a sua afetuosidade e nobreza de valores para desenvolver um espírito fraterno de participação social (vd. artigo sobre a Lua Cheia de 5 de fevereiro).  

Mercúrio chega a Aquário, a 11 de fevereiro, podendo confrontá-lo(a) com opiniões contrárias às suas, que requerem que tenha abertura a perspetivas diferentes (vd. artigo sobre Mercúrio em Aquário). 

A conjunção do Sol a Saturno, no dia 16, pode trazer-lhe o desafio de assumir maior responsabilidade perante o coletivo. No dia 18, o Sol ingressa em Peixes (signo de Água), pedindo-lhe para melhorar a aceitação e a empatia para com os outros (vd. artigos sobre a Conjunção de Sol-Saturno e o Sol em Peixes).

A Lua Nova de dia 20, em Peixes, propõe-lhe que inicie um ciclo de melhoramento da integração entre as suas necessidades individuais e as necessidades coletivas, a retrospeção do passado e a projeção do futuro, as suas dimensões material e espiritual, através da conexão entre a sua razão e o seu coração.  Nesse mesmo dia, Vénus entra em Carneiro, proporcionando-lhe maior espontaneidade na manifestação dos seus gostos, afetos e valores (vd. artigos sobre a Lua Nova em Peixes e Vénus em Carneiro).

 

Virgem

Palavras-chave para este mês: Adaptabilidade, Razoabilidade, Sensibilidade

Neptuno, em trânsito por Peixes, tem feito oposição ao Sol dos nativos de Virgem, confrontando a sua capacidade analítica e pragmatismo com energias de elevada sensibilidade emocional e idealismo, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 15 e 19 de setembro.

Se é o seu caso, pode notar uma redução da sua vitalidade física, mal-entendidos nas relações e processos de ilusão e desilusão, pelo que, deve cuidar do seu corpo e da sua saúde, ser o mais claro(a) possível na interação com os outros e dar a si mesmo(a) tempo para avaliar corretamente as pessoas e situações com que se depara. Por outro lado, este é um trânsito muito propício para desenvolver a sua dimensão espiritual e, assim, melhorar a integração entre a matéria e o espírito, a razão e o sentimento.

O mês de fevereiro começa com Mercúrio (regente de Virgem) em Capricórnio (signo em trígono com Virgem), onde transita até dia 11, favorecendo a sua capacidade de análise lógica de questões concretas, pragmatismo, organização e exigência; e aumentando a prudência e a responsabilidade na sua expressão e relacionamento. Mas pedindo que evite cair em padrões de pensamento rígidos ou perspetivas limitadas (vd. artigo sobre Mercúrio Direto em Capricórnio).

Vénus em Peixes (signo oposto a Virgem), até dia 20, pode confrontá-lo(a) com gostos, valores e formas de expressão afetiva opostos aos seus. Em lugar de assumir uma atitude crítica ou desconfiada, procure avaliar a possibilidade de adaptar-se a essas pessoas ou ambientes, sem se desvirtuar (vd. artigo sobre Vénus em Peixes).

Marte, já direto em Gémeos (signo em quadratura com Virgem), tende a desafiá-lo(a) a conjugar múltiplas atividades, sem comprometer os resultados, o que lhe exige definir prioridades e decidir quando pode, ou não, ser perfecionista (vd. artigo sobre Marte Direto em Gémeos).  

A quadratura entre Vénus e Marte, no dia 5, pode traduzir-se em atritos, motivados por discordâncias entre valores ou gostos, por um lado, e objetivos ou desejos, por outro.  

No dia 6, o sextil de Mercúrio com Neptuno confere-lhe a possibilidade de conjugar o raciocínio lógico com as perceções extrassensoriais. Mercúrio em Aquário (signo de Ar), a partir de dia 11 (e simultaneamente com o Sol até dia 18), continua a ser propício à sua objetividade, mas pede que amplie a sua perspetiva para além do conhecimento concreto, nomeadamente, através da  integração da razão com a intuição (vd. artigo sobre Mercúrio em Aquário). 

O ingresso do Sol em Peixes, no dia 18, tende a confrontá-lo(a) com ideais e vontades contrários aos seus, que o(a) desafiam a entrar mais em contacto com a sua sensibilidade emocional, aumentar a recetividade às perceções extrassensoriais e a ligação com a sua dimensão espiritual. O sextil entre Mercúrio e Júpiter (um dos regentes de Peixes) pode ajudar, ao fazer a ponte entre a razão e a intuição, o concreto e o abstrato (vd. artigo sobre o Sol em Peixes). 

Entre 21 e 22 de fevereiro, Mercúrio faz quadratura a Úrano e trígono a Marte, estimulando-o(a) a colocar as suas ideias em prática, desde que o aumento da sua tensão nervosa não comprometa a sua objetividade, nem desperdice esta energia em combates verbais.

 

Balança

Palavras-chave para este mês: Cooperação, Concretude, Avaliação

Plutão, em trânsito por Capricórnio, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Balança, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos a partir de 20 de outubro, sob a forma de grandes tensões interiores e/ou exteriores que afetam os seus valores de harmonia e cooperação. 

Se é o seu caso, pode enfrentar desafios que visam testar o seu sentido de identidade, o modo como exerce o seu poder pessoal e se afirma no mundo. Por mais difícil que seja para si encontrar o equilíbrio no meio das mudanças que se impõem, deve manter presente que o processo de regeneração em curso tem o potencial de melhorar a capacidade de afirmar a sua identidade, com maior consciência e clareza.

O mês de fevereiro começa com Vénus (regente de Balança) em Peixes, permitindo-lhe valorizar mais o envolvimento emocional com os outros e entrar mais em contacto com a sua sensibilidade, de modo a reduzir o filtro racional na expressão dos seus afetos. Enquanto o Sol em Aquário (signo em trígono com Balança), até dia 18, favorece a expressão da sua individualidade e criatividade, a  sua capacidade de análise objetiva e as suas aptidões relacionais (vd. artigos sobre Vénus em Peixes e o Sol em Aquário).

A combinação destas energias sugere que use a sua capacidade analítica para avaliar quem precisa de ser ajudado e como pode ajudá-lo amorosamente.

Marte, já direto em Gémeos (signo em trígono com Balança), aumenta a sua energia mental e poder de argumentação, com a proposta de os utilizar de forma mais consciente, nomeadamente, através da retidão na sua comunicação e da priorização das suas atividades.  Simultaneamente, Mercúrio em Capricórnio (signo em quadratura com Balança), até dia 11, coloca-lhe o desafio de ser mais conciso(a) e responsável na sua expressão e procurar suportar-se mais nos fatos concretos do que nas conjeturas teóricas (vd. artigos sobre Marte Direto em Gémeos e Mercúrio em Capricórnio). 

No dia 5, a quadratura entre Vénus e Marte pode gerar alguma tensão entre os seus valores e os seus objetivos, ou os objetivos dos outros.

O ingresso de Mercúrio em Aquário, a 11 de fevereiro, promove a sua imparcialidade e o seu interesse em  trocar ideias, mas pede-lhe um alargamento da perspetiva para além da avaliação objetiva, através da  integração da razão com a intuição (vd. artigo sobre Mercúrio em Aquário). 

Entre 15 e 19 de fevereiro, Vénus em conjunção com Neptuno e sextil com Plutão pode intensificar e ampliar os seus afetos, a capacidade de ajudar os outros, a recetividade à sua imaginação e perceções extrassensoriais e a ligação à sua dimensão espiritual. Enquanto a conjunção de Sol e Saturno (em Aquário), no dia 16, lhe proporciona mais disciplina, determinação e responsabilidade perante o coletivo (vd. artigo sobre as Conjunções de Vénus-Neptuno e Sol-Saturno).

No dia 20, Vénus entra em Carneiro (signo oposto a Balança), podendo confrontá-lo(a) com gostos, valores e formas de expressão afetiva opostos aos seus. Avalie bem onde deve, ou não, ceder, para não comprometer o equilíbrio entre aquilo que dá e o que recebe (vd. artigo sobre Vénus em Carneiro).

Escorpião

Palavras-chave para este mês: Dinamismo mental, Ponderação, Intuição

Úrano, em trânsito por Touro, tem feito oposição ao Sol dos nativos de Escorpião, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 7 e 15 de novembro, sob a forma de mudanças súbitas no seu ambiente, que desafiam a força e determinação aplicadas na luta pelos seus objetivos. Se é o seu caso, pode sentir que a estabilidade da sua vida é ameaçada por mudanças que parecem ser-lhe impostas, mas que visam libertá-lo(a) do que limita a sua autoexpressão, pelo que, deve superar a fixidez e fazer uso da sua capacidade de regeneração.

O mês de fevereiro começa com o Sol em Aquário (signo em quadratura com Escorpião), desafiando a sua subjetividade e intensidade emocional, com requisitos de impessoalidade na análise das situações; e podendo gerar alguma tensão entre as opiniões externas e a sua postura pessoal  (vd. artigo sobre o Sol em Aquário). 

Entre os dias 4 e 5, quando ocorrem as quadraturas entre o Sol e Úrano (em Touro, signo em quadratura com Escorpião) e entre Marte (um dos regentes de Escorpião, já direto em Gémeos) e Vénus (em Peixes), essa tensão tende a aumentar, podendo gerar-lhe atitudes mais impulsivas e obstinadas, nomeadamente perante diferenças entre os seus objetivos e os seus valores emocionais, ou os valores emocionais dos outros, sendo aconselhável que procure manter a paciência e a capacidade de aceitação.    

Mercúrio em Capricórnio (signo em sextil com Escorpião), até dia 11, proporciona-lhe capacidade analítica e pragmatismo na sua expressão mental. Enquanto Marte em Gémeos predispõe a que dirija grande parte da sua energia para atividades de comunicação, socialização, aquisição e/ou partilha de conhecimento, mas de forma mais consciente, nomeadamente, na utilização correta do poder da palavra e na priorização das suas atividades (vd. artigos sobre Mercúrio Direto em Capricórnio e Marte Direto em Gémeos).  

Tal cuidado no uso da palavra revela-se particularmente importante próximo de dia 10, quando Mercúrio faz conjunção a Plutão (o outro regente de Escorpião) e a sua comunicação tende a tornar-se mais crítica e incisiva. 

A passagem de Mercúrio para Aquário, a 11 de fevereiro, pode trazer-lhe desafios no campo da aprendizagem, comunicação e interação com os outros, os quais requerem que mantenha uma mente aberta a ideias e abordagens diferentes (vd. artigos sobre Mercúrio Direto em Capricórnio e Mercúrio em Aquário).

Entre 15 e 19 de fevereiro, Vénus em conjunção com Neptuno e sextil com Plutão pode intensificar e ampliar os seus afetos, a capacidade de ajudar os outros, a recetividade à sua imaginação e perceções extrassensoriais e a ligação à sua dimensão espiritual. Enquanto a conjunção de Sol e Saturno (em Aquário), no dia 16, lhe traz o desafio de assumir maior responsabilidade perante o coletivo (vd. artigo sobre as Conjunções de Vénus-Neptuno e Sol-Saturno).

Apesar dos desafios, os trânsitos em Peixes (signo em trígono com Escorpião) de Vénus, até dia 20, e do Sol, a partir de dia 18, favorecem o contacto com a sua intuição e vida interior (vd. artigos sobre Vénus e o Sol em Peixes). 

 

Sagitário

Palavras-chave para este mês: Objetividade, Atividade, Compassividade

Neptuno, em trânsito por Peixes, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Sagitário, desafiando o seu entusiasmo e confiança nos seus ideais, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 15 e 19 de dezembro. 

Se é o seu caso, pode notar uma redução na sua energia habitual ou ser invadido(a) por sensações de confusão, incerteza e deceção – não se agarre às suas “verdades”, nem se deixe abater, pois este é um trânsito que visa desfazer as suas preconceções erradas e torná-lo(a) mais verdadeiro(a) consigo próprio(a). 

O mês de fevereiro começa com Júpiter (planeta regente de Sagitário) em Carneiro (signo em trígono com Sagitário), conferindo-lhe mais entusiasmo e confiança nos seus ideais, ideias e ações; e aumentando a sua coragem para fazer novas experiências, concretizar projetos, lutar por aquilo em que acredita, ou lidar com os desafios que lhe surjam (vd. artigo sobre o Reingresso de Júpiter em Carneiro). 

Enquanto o Sol em Aquário (signo em sextil com Sagitário) favorece a expressão da sua individualidade e criatividade, o seu sentido de fraternidade, o seu espírito de descoberta e capacidade de visualizar o futuro, mas apelando a uma análise mais impessoal das situações. No dia 11, Mercúrio também entra em Aquário, favorecendo o seu pensamento independente, a integração da razão com a intuição, a sua criatividade e a partilha das suas ideias  (vd. artigos sobre o Sol e Mercúrio em Aquário,). 

Do lado dos desafios, Marte já direto em Gémeos (signo oposto a Sagitário) pode gerar-lhe maior agitação mental e inquietude na ação, que requerem um esforço de priorização para manter a sua capacidade de foco e síntese. Também pode ser confrontado(a) com ideias e objetivos opostos aos seus, devendo fazer um uso criterioso da sua capacidade de argumentação, de modo a evitar discussões desnecessárias (vd. artigo sobre Marte Direto em Gémeos).  

E Vénus em Peixes (signo em quadratura com Sagitário), até dia 20, pode desafiá-lo(a) a valorizar mais as ligações emocionais e demonstrar maior sensibilidade na expressão do seu afeto; a ser mais empático em relação aos problemas e sentimentos dos outros e mais compassivo com os que precisam de ajuda (vd. artigo sobre Vénus em Peixes).

A quadratura entre Vénus e Marte, no dia 5, pode traduzir-se em atritos, motivados por discordâncias entre valores ou gostos, por um lado, e objetivos ou desejos, por outro.  

No dia 18 de fevereiro, é o Sol que ingressa em Peixes, desafiando-o(a) a entrar mais em contacto com a sua sensibilidade emocional e a melhorar a aceitação dos outros; e podendo gerar alguma tensão entre as opiniões externas e a sua postura pessoal (vd. artigo sobre o Sol em Peixes).

A Lua Nova de dia 20, em Peixes, desafia-o(a) a melhorar a integração entre as suas necessidades individuais e as necessidades coletivas, a retrospeção do passado e a projeção do futuro, as suas dimensões material e espiritual, através da conexão entre a sua razão e o seu coração.  Nesse mesmo dia, Vénus entra em Carneiro, proporcionando-lhe maior espontaneidade na manifestação dos seus gostos, afetos e valores (vd. artigos sobre a Lua Nova em Peixes e Vénus em Carneiro).

Capricórnio

Palavras-chave para este mês: Racionalidade, Recetividade emocional, Equilíbrio

O trânsito de Plutão sobre o Sol dos nativos de Capricórnio tem desafiado fortemente o seu apreço por organização e solidez, o que, em 2023, tende a afetar sobretudo os nascidos a partir de 18 de janeiro.

Se é o seu caso, encontra-se num período de grande transformação, que visa eliminar as estruturas na sua vida que estão desadequadas e regenerar a sua identidade. Embora seja difícil lidar com a sensação de perda de controlo que lhe causa, não deve resistir à mudança, mas sim colaborar com ela, permitindo que resulte na capacidade de expressar a sua identidade com maior consciência e clareza.

O mês de fevereiro começa com Mercúrio no seu signo solar, potenciando as suas capacidades de análise lógica de questões concretas, organização e exigência; favorecendo o pragmatismo, a clareza, a prudência e a responsabilidade na sua comunicação. Mas pedindo que evite cair em padrões de pensamento rígidos ou perspetivas limitadas (vd. artigo sobre Mercúrio Direto em Capricórnio).

No dia 6, o sextil de Mercúrio com Neptuno confere-lhe a possibilidade de conjugar o raciocínio lógico com as perceções extrassensoriais. No dia 10, a conjunção de Mercúrio com Plutão, aumenta o seu poder de argumentação e persuasão, que deve utilizar criteriosamente e de modo construtivo.

Mercúrio em Aquário (signo de Ar), a partir de dia 11 (e simultaneamente com o Sol até dia 18), continua a ser propício à sua objetividade, mas pede que amplie a sua perspetiva para além do conhecimento concreto, nomeadamente, através da  integração da razão com a intuição (vd. artigo sobre Mercúrio em Aquário).

Enquanto Vénus em Peixes (signo em sextil com Capricórnio), até dia 20, propicia o contacto com a sua sensibilidade emocional e intuição, assim como, facilita a sua expressão afetiva (vd. artigo sobre Vénus em Peixes).

Entre 15 e 19 de fevereiro, Vénus em conjunção com Neptuno e sextil com Plutão pode intensificar e ampliar os seus afetos, a capacidade de ajudar os outros, a recetividade à sua imaginação e perceções extrassensoriais e a ligação à sua dimensão espiritual. Enquanto a conjunção de Sol e Saturno (planeta regente de Capricórnio, atualmente a transitar o signo de Aquário), no dia 16, lhe permite integrar esses aspetos com a sua responsabilidade perante o coletivo (vd. artigo sobre as Conjunções de Vénus-Neptuno e Sol-Saturno).

O ingresso do Sol em Peixes, no dia 18, confere-lhe a possibilidade de melhorar a aceitação e empatia em relação aos outros (vd. artigo sobre o Sol em Peixes).

A Lua Nova de dia 20, em Peixes, propõe-lhe que inicie um ciclo de melhoramento da integração entre as suas necessidades individuais e as necessidades coletivas, a retrospeção do passado e a projeção do futuro, as suas dimensões material e espiritual, através da conexão entre a sua razão e o seu coração.  Nesse mesmo dia, Vénus entra em Carneiro (signo em quadratura com Capricórnio), desafiando-o(a) a expressar os seus gostos, afetos e valores de forma mais espontânea e calorosa; a aventurar-se em novas experiências; e a melhorar o equilíbrio entre aquilo que dá e o que recebe (vd. artigos sobre a Lua Nova em Peixes e Vénus em Carneiro).

Aquário

Palavras-chave para este mês: Expressão pessoal, Criatividade, Fraternidade

Úrano, em trânsito por Touro, tem feito quadratura ao Sol dos nativos de Aquário – o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 4 e 12 de fevereiro – desafiando a sua independência e firmeza de ideias, através de eventos inesperados que testam a sua capacidade de lidar com a mudança e de manter ou alterar o caminho escolhido. Se é o seu caso, este é um período para perceber se o caminho que segue corresponde àquilo em que profundamente acredita, ou se precisa de ultrapassar a fixidez e fazer as mudanças necessárias para viver mais de acordo com a sua identidade.

O mês começa com o Sol no seu signo solar, onde transita até 18 de fevereiro, estimulando a expressão da sua identidade e criatividade pessoal; e permitindo-lhe melhorar a consciência de como se relaciona com o coletivo e conjuga a expressão da sua identidade individual com a integração social (vd. artigo sobre o Sol em Aquário).

Em fevereiro, os planetas regentes de Aquário – Úrano e Saturno – desfazem o aspeto de quadratura; e Úrano, já direto em Touro (signo em quadratura com Aquário), reativa o desafio de libertar-se dos valores e estruturas que condicionam a expressão da sua identidade, o que, por volta de dia 4 (aquando da quadratura entre o Sol e Úrano), pode gerar-lhe maior tensão e, consequentemente, tendência para atitudes impulsivas e obstinadas, sendo aconselhável que procure manter a paciência e a capacidade de aceitação (vd. artigo sobre Úrano Direto em Touro). 

Enquanto Júpiter em Carneiro (signo em sextil com Aquário) estimula o lado inovador de Aquário e lhe proporciona mais coragem e confiança em relação às suas ideias e ações, ou para lidar com os desafios que lhe surjam (vd. artigo sobre o Reingresso de Júpiter em Carneiro).  

No dia 5 de fevereiro, a Lua Cheia no eixo de Leão-Aquário, tende a gerar-lhe alguma instabilidade emocional, tensão nervosa e desconfiança em relação aos outros, que podem refletir-se no aumento dos seus impulsos individualistas e defesas emocionais. Ao mesmo tempo que lhe pede que tome consciência de como expressa as suas necessidades emocionais; e que aplique os seus princípios de fraternidade e responsabilidade social de forma mais calorosa (vd. artigo sobre a Lua Cheia de 5 de fevereiro).  

Mercúrio, também em Aquário a partir de dia 11, potencia o seu pensamento independente, a sua capacidade de análise impessoal e a partilha das suas ideias; e estimula a integração da razão com a intuição e a sua criatividade (vd. artigo sobre Mercúrio em Aquário).

A conjunção do Sol com Saturno, no dia 16, acentua a exigência de responsabilidade nas suas ideias e atitudes, nomeadamente na sua participação no coletivo (vd. artigo sobre a Conjunção de Sol-Saturno). 

No dia 21, Mercúrio faz quadratura a Úrano e trígono a Marte (em Gémeos, signo em trígono com Aquário), estimulando-o(a) a colocar as suas ideias em prática, desde que o aumento da sua tensão nervosa não comprometa a sua objetividade, nem desperdice esta energia em combates verbais.

Se nasceu em fevereiro, sob o signo de Aquário, votos de um feliz aniversário! Que um dos seus presentes possa ser a compreensão de que, quando reconhece a sua individualidade, pode dar a sua melhor contribuição para o coletivo! 

 

Peixes

Palavras-chave para este mês: Valorização pessoal, Relacionamento, Integração da dualidade

O trânsito de Neptuno sobre o Sol dos nativos de Peixes tem ampliado a sua necessidade de identificação emocional com os outros, potenciando a compaixão e a predisposição para ajudar quem precisa, o que, em 2023, tende a ser sentido sobretudo pelos nascidos entre 14 e 18 de março. 

Se é o seu caso, pode sentir alguma dificuldade em expressar a sua identidade e vontade pessoal, fadiga ou desapontamento consigo próprio(a). Não se deixe abater, nem caia no escapismo, procure equilibrar melhor as suas atividades com períodos de descanso e aceite o momento, pois este visa aumentar a sua sensibilidade aos outros e a consciência da interligação entre todos os seres, permitindo-lhe assim harmonizar melhor a integração no coletivo com a sua expressão individual.

Em fevereiro, os planetas regentes de Peixes – Júpiter e Neptuno – encontram-se ambos diretos e novamente com influências distintas. Júpiter em Carneiro aumenta a sua capacidade de iniciativa; o entusiasmo e confiança em relação às suas ideias e ações; e a coragem para lidar com os desafios que lhe surjam. Neptuno no seu signo solar favorece a sua intuição e sensibilidade energética; a expansão e aplicação prática dos seus valores humanitários; e a integração entre as suas dimensões material e espiritual. A conjugação dos apelos simultâneos de independência e de conexão requer que as suas iniciativas individuais tenham em consideração o impacto nos outros e visem o bem comum (vd. artigos sobre o Reingresso de Júpiter em Carneiro e Neptuno Direto em Peixes).

O mês começa com Vénus no seu signo solar, onde transita até dia 20, potenciando a sua empatia em relação aos problemas e sentimentos dos outros e a sensibilidade na sua expressão afetiva (principalmente próximo de dia 15, aquando da conjunção de Vénus com Neptuno); e propiciando a que dê mais importância aos seus gostos e valores pessoais e melhore a sua autoestima (vd. artigos sobre Vénus em Peixes e a Conjunção de Vénus-Neptuno).

No dia 5, a quadratura entre Vénus e Marte pode gerar alguma tensão entre os seus valores e os seus objetivos, ou os objetivos dos outros. No dia 8, o sextil de Vénus a Úrano proporciona-lhe maior extroversão na sua expressão afetiva e estimula as suas relações de amizade e colaboração. 

Mercúrio em Capricórnio (signo em sextil com Peixes), até 11 de fevereiro, fomenta o pragmatismo, a capacidade analítica e a prudência na sua comunicação, sendo que o sextil a Neptuno, no dia 6, facilita a conjugação do raciocínio lógico com as perceções extrassensoriais. A passagem de Mercúrio para Aquário, no dia 11, é mais propícia ao uso da sua intuição, mas continua a pedir-lhe objetividade nas suas comunicações e interações; com o sextil entre Júpiter e Mercúrio, no dia 18, a ajudar a ligar a razão e a intuição (vd. artigos sobre Mercúrio em Capricórnio e Mercúrio em Aquário).

Ainda no dia 18, o Sol chega ao seu signo solar, estimulando a expressão da sua identidade e criatividade pessoal; e permitindo-lhe melhorar a consciência de como equilibra a sua individualização e a identificação com o coletivo,  a experiência exterior e a vida interior, a retrospeção do passado e a projeção do futuro, as suas dimensões material e espiritual. A Lua Nova de dia 20, propõe-lhe que inicie um ciclo de melhoramento da integração entre estes opostos, através da conexão entre a sua razão e o seu coração (vd. artigos sobre o Sol em Peixes e a Lua Nova em Peixes).

Se nasceu em fevereiro, sob o signo de Peixes, votos de um feliz aniversário! Que um dos seus presentes possa ser o entendimento de que somos todos iguais na essência e singulares na expressão, unidos espiritualmente e separados na manifestação material!

Related posts
AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Júpiter Direto em Touro | 31-12-2023

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Vénus em Sagitário | 29-12-2023 a 23-01-2024

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Quíron Direto em Carneiro | 27-12-2023

AstrologiaTrânsitos Astrológicos

Lua Cheia no eixo Capricórnio-Caranguejo | 27-12-2023