Quantcast
CulturaCultura & ViagensExposiçõesLisboa

Museus grátis aos domingos para residentes

museus grátis aos domingos

‘’A entrada nos museus, palácios e monumentos sob alçada do Estado vai passar a ser gratuita aos domingos e feriados para os residentes em Portugal e paga para os turistas estrangeiros, anunciou o ministro da Cultura.’’
Esta foi uma das manchetes que deu conta do dia de ontem na categoria da cultura.
Há quem defenda, e bem, que o acesso à cultura deveria ser um direito e não um privilégio e por isso, esta nova medida que permite que os residentes em Portugal possam usufruir das idas ao museus grátis aos domingos, é uma conquista.

A proposta estende-se ainda que o acesso gratuito seja a todos os museus, palácios e monumentos nacionais da administração central.
Atualmente, há cerca de 25 equipamentos com entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14.00, para todos os residentes em território nacional. A proposta em cima da mesa é que a entrada gratuita se estenda durante todo o dia, para todos os portugueses e residentes em Portugal.
É certo que, infelizmente, os portugueses têm muito poucos hábitos culturais, mas isso também se deve à falta de incentivo por parte do Governo, ainda que seja de valorizar as medidas anteriormente aplicadas desde 2014.

No entanto, não está acessível a todos. Algumas das entradas em museus são absurdamente caras, e muitas vezes incomportáveis, quando se trata de ir em família.
Ainda que sejam boas notícias, esta medida não tem data para entrar em vigor, uma vez que já não há agendamentos possíveis e terá de ficar para depois das férias parlamentares.
Agora é apostar nos fins de semana para sair em família e visitar os museus grátis aos domingos, de preferência com os mais novos.

Vamos dar-te uma lista com alguns dos monumentos e museus grátis aos domingos e feriados em Lisboa, que tens mesmo de visitar.  Podes ainda consultar este site para saber mais sobre outras zonas do país.

Museus e monumentos geridos pela Direção Geral do Património Cultural: 

Museu Nacional da Arte Antiga
Museu Nacional dos Coches
Palácio Nacional da Ajuda 
Mosteiro dos Jerónimos
Panteão Nacional 

Outros museus com entradas grátis restritas:

Fundação Calouste Gulbenkian – todos os domingos a partir das 14h
MAAT Lisboa – 1º domingo de cada mês 
Museu Berardo – todos os sábados 

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Férias românticas na Europa: 10 destinos para viagens a dois

Cultura & ViagensViagens

20 melhores praias de Portugal para visitar este verão

Cultura & ViagensViagens

Aldeias e vilas de Portugal para visitar neste verão

Cultura & ViagensViagens

Férias românticas em Portugal: 10 destinos memoráveis