Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

5 benefícios do Sol para a saúde

Benefícios do sol (2)

Se esta é a tua estação do ano favorita, fica a saber que, ainda que seja necessário ter cuidados, há também muitos benefícios em apanhar sol, mas sempre com cautela.
O sol é a fonte da vida e o segredo do nosso bem estar e desenvolvimento, por isso vamos aproveitá-lo da melhor forma!

Esta é a altura do ano em que todos os cuidados com o sol são importantes, ora porque, como já escrevemos aqui anteriormente, é preciso proteger a nossa pele dos raios UV para evitar danos na nossa pele. No entanto, hoje vamos falar sobre os benefícios do sol para a nossa saúde, que vão muito além da vitamina D. 

A radiação solar é necessária mas ao mesmo tempo pode ser prejudicial, no entanto o que as difere é a forma como nos expomos ao sol

Ou seja, se a exposição for moderada e de forma saudável, os benefícios do sol são importantes e impactam até na nossa saúde mental. Caso a exposição seja exagerada pode causar queimaduras, vermelhidão, manchas, envelhecimento precoce, baixa imunidade e até mesmo, em casos mais graves, o aparecimento de cancro de pele. Ora tudo aquilo que não queremos, por isso vê aqui os protetores solares indicados para ti e para a tua família.

Posto isto, e desde que usado com todos os cuidados, indicamos 5 benefícios do sol para a saúde que devemos aproveitar: 

  1. Vitamina D:

As vantagens da vitamina D incluem a redução do risco de várias doenças ao apoiar funções corporais vitais e ao ser essencial para uma boa saúde óssea e dentária.
Previne ainda doenças autoimunes, como artrite reumatoide, doença de Crohn e esclerose múltipla, pois esta vitamina ajuda a regular a imunidade.
Além disso, 20 a 30 minutos de exposição solar é suficiente. 

  1. Repara a pele:

O sol também tem propriedades terapêuticas. A psoríase, o vitiligo e o eczema são apenas algumas das doenças de pele que melhoram com o sol por causa do efeito anti-inflamatório induzido pela radiação solar. E como adoramos aquele tom bronzeado no verão, nada fica tão bem com uma pele igualmente saudável.

  1. Melhora o sono:

A luz solar ajuda a regular o ciclo do sono, pois o corpo entende que é hora de estar alerta, acordado. Desta forma, quando estiver de noite e escuro, a cabeça entende que é o momento do descanso e de dormir. Nada como uma boa noite de sono para repor energias! 

  1. Melhora o nosso estado de espírito:

A exposição solar é um bom antídoto contra a depressão e a ansiedade. A exposição ao sol diariamente estimula a produção de endorfina, que é uma substância antidepressiva, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria.

  1. Contribui para a nossa saúde ocular:

Alguns minutos ao dia no sol podem proporcionar a melhora na saúde ocular, aprimorando a visão e prevenindo contra diversas doenças, como pterígio e degeneração macular. No entanto, uns bons óculos de sol são fundamentais para a saúde dos nossos olhos. Segue as tendências e escolhe os mais giros desta estação.

Posts relacionados
SaúdeSaúde & Bem Estar

Alergias de Outono - sintomas e prevenção

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Tremoços: conhece os seus benefícios para a saúde

BelezaSaúdeSaúde & Bem Estar

Cuidados a ter com o cabelo no outono

SaúdeSaúde & Bem Estar

Tomar banho: de manhã ou ao final do dia?