Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Cuidados com o sol

Cuidados a ter com o sol

O verão está a chegar e a ânsia pela pele brilhante e bronzeada é cada vez maior. No entanto é importante ter em conta os cuidados com o sol nesta estação.

Quando fazemos uma exposição correta ao sol, dentro do horário menos perigoso, estamos a promover a produção essencial de vitamina D que o nosso corpo precisa, produção essa muito importante para o fornecimento do cálcio que os nossos ossos precisam para prevenir doenças como a osteoporose, doenças autoimunes e até mesmo a ansiedade e a depressão. 

Já ao contrário, uma exposição incorrecta ao sol, pode ser muito prejudicial. A exposição excessiva ao sol pode causar um dos cancros mais agressivos, o melanoma.

Para evitar que o sol seja nosso inimigo, é essencial ter em conta 6 cuidados com o sol muito importantes e que deves ter em atenção:

Protege a pele da exposição solar:

O uso do protetor solar deve ser no mínimo 30 e deve até ser usado durante o ano todo, seja nos dias de sol no verão ou no inverno. Quando é feita a exposição direta ao sol nos dias de verão, devemos evitar as horas de maior calor – entre o 12h e as 16h.

Roupa adequada:

Dá preferência ao uso de roupa escura. Sabias que a roupa escura protege melhor a pele dos efeitos nocivos do sol? Roupa escura e pouco justa é indicado nos dias quentes para fazer desporto, atividades ao ar livre ou as idas à praia, e deve estender-se a crianças e adultos com pele mais clara. Roupas frescas e confortáveis vão ajudar bastante a suportar o calor.

Adereços:

Os óculos escuros e um chapéu devem fazer parte do teu outfit, seja para um passeio no campo, praia ou piscina. Os mais novos também devem proteger os olhos com óculos e um chapéu que proteja a cabeça e que tenha abas para proteger as orelhas e o pescoço. 

Hidratação por dentro e por fora:

Consome líquidos e certifica-te que estás devidamente hidratado, mesmo que não sintas sede. Bebe essencialmente água e se, em casos de vagas de calor, refresca-te com banhos. Após a exposição solar, coloca hidratante sobre a pele para que fique igualmente hidratada.

Ter estes cuidados com o sol são necessários para garantir que nos protegemos dos seus efeitos nocivos. A Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza à comunidade consultas gratuitas de Diagnóstico Precoce do Melanoma, mediante inscrição prévia. Sabe mais aqui

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão