Quantcast
Cultura & ViagensViagens

5 destinos para visitar ainda em Janeiro.

destinos

Se quer ter uma aventura ainda neste primeiro mês de 2023, tem aqui esta lista dos cinco melhores destinos de viagem em Portugal para janeiro!

 

1 – Grândola

Bom e barato, Grândola não é apenas relevante graças à histórica música de Zeca Afonso, sendo igualmente o ponto ideal entre a modernização de uma urbana faixa costeira e a naturalidade de um meio rural.

Nesta maravilhosa vila alentejana, esperam-lhe delícias gastronómicas da região, como pratos de caça, açordas e, para um travo doce no fim da refeição, rebuçados de pinhão!

 

2 – Gerês

Se for fã de aventura na natureza, o Parque Nacional Peneda-Gerês é o local perfeito no nosso belo território português para quem gosta de atividades ao ar livre, junto de um cenário calmo e natural.

Neste belíssimo ponto, em noroeste lusitano, tem todo o tipo de “ocupações”, desde uma simples caminhada para apreciar a natureza que rodeia o Gerês, explorando cascatas e matas, a atividades mais radicais como canoagem e viagens de jipe.

Pode também contar com a deliciosa gastronomia local, à base de pratos de caça.

 

3 – Portimão

À procura de algo mais algarvio? Sem problema! O sul de Portugal não é só verão e tem muito a oferecer para este mês de janeiro.

Apesar de chuva e temperaturas baixas serem uma constante no inverno portimonense, esta cidade no distrito de Faro não perde o seu charme. As praias da Rocha e do Alvor “escondem” fascinantes marginais marítimas, podendo ainda “fugir” para uma pequena partida no Campo de Golfe de Álamos.

Portimão é também casa do melhor peixe português, sendo que, para recuperar energia depois de um dia “atarefado”, procure experimentar a famosa sardinha ou uma cataplana de marisco.

 

4 – Serra da Estrela

Básico, mas obrigatório! A Serra da Estrela é o local mais popular para um inverno português, sendo altamente procurado pelos amantes de desportos de inverno.

No entanto, o ponto mais alto de Portugal Continental não oferece apenas um ótimo sítio para esquiar, com deslumbrantes aldeias, como Castelo Rodrigo e Belmonte, a fazerem-se também notar como pontos de interesse serranos, ou o famoso Museu do Pão, em Seia, onde poderá levar para casa, como “lembrança”, os pães da região.

Pela noite, poderá desfrutar de um saboroso queijo da Serra, acompanhado por broa ou uma tábua de enchidos, com vista para as encostas cobertas de neve!

 

5 – Pico

As ilhas portuguesas também merecem atenção, dado que oferecem as mais bonitas paisagens que pode observar.

A segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, onde se ergue o ponto mais alto de Portugal, conta com um cenário fenomenal da Paisagem da Cultura da Vinha, património mundial da UNESCO.

Subir os 2351 metros da montanha do Pico (quando o tempo é simpático!) é uma experiência obrigatória, podendo ser avistadas outras ilhas do Grupo Central do arquipélago: Terceira, São Jorge, Graciosa, Faial e São Jorge.

Mas o Pico não é só alturas, oferecendo museus como o da Indústria Baleeira, que explora uma das principais atividades económicas da ilha, até à sua extinção em 1987: a caça à baleia. Para uma visita mais gastronómica, pode ainda passar pelo Museu do Vinho!

Related posts
Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera

Cultura & ViagensViagens

15 regiões mais bonitas de Portugal: para fugir às grandes cidades

CinemaCultura & ViagensFilmes

Salas de cinema: Estreias de fevereiro de 2024

CinemaCultura & ViagensFilmesSéries

Lançamentos nas plataformas de streaming para 2024