Quantcast
CarreiraDicasDireitos do TrabalhadorFormação & Carreira

5 dicas para quem quer mudar de emprego

Mudar de Emprego

O mês de Setembro é para muitos um mês de recomeços, e isso também se aplica ao mercado de trabalho, por isso se estás a pensar em mudar de emprego esta pode ser uma boa altura, uma vez que pode efetivamente surgir novas oportunidades e isso significa também, novos começos.

Se gostavas de abraçar um novo desafio e precisas de explorar mais a tua área, esta pode ser a tua oportunidade de procurar novos começos e claro, pôr mãos à obra!

A decisão de mudar de emprego faz parte dos teus planos? Então deixamos-te 5 dicas importantes para que esta mudança seja um sucesso.

1. Faz uma pesquisa de mercado:
Consultar ofertas de emprego, salários, condições de trabalho, prémios de produtividade, cultura organizacional, e possibilidades de progressão de carreira são alguns dos pontos importantes que devem ser analisados na hora de fazer uma pesquisa de mercado. Procura oportunidades de trabalho na tua área, vê as empresas que estão a contratar e quais os requisitos necessários. Hoje em dia, para além de sites de sucesso na procura de trabalho, o Linkedin passou a ser a maior rede social focada em negócios e emprego.

2. Aposta em formação
Podes precisar de apostar em formação para te candidatares a novos cargos, mas vê isso como um investimento, até porque sabedoria e aprendizagem nunca são demais. E não estamos a falar de voltar à universidade, mas sim cursos práticos de menor duração, mas com aptidão para a prática e mercado de trabalho. Se já tinhas vontade de o fazer, esta pode ser a altura ideal. Procura também cursos online, pois a oferta é cada vez maior.

3. Aumenta a rede de contactos
Hoje em dia, ter uma boa rede de contactos é fundamental, principalmente se a decisão de mudar de emprego está tomada. Com uma larga rede de contatos é mais fácil ficar a par de novas oportunidades de emprego, contactar antigos colegas de trabalho e de escola, conhecer pessoas que estão na área ou a empresa em que gostaria de trabalhar, estabelecer contacto com pessoas que já estão dentro da área profissional e muito mais. Mais uma vez, o linkedin é uma ótima ferramenta para aumentar a rede de contactos. 


4. CV’s – atualiza e envia currículos
Sempre que surgir a oportunidade de mudar de emprego, ou uma nova oportunidade de trabalho, deves atualizar o teu CV. Esquece o modelo europass. Procura inserir novas competências e técnicas que tenhas adquirido, coloca formações e projetos desenvolvidos, e não te esqueças de adaptar o aspeto gráfico – mais formal ou mais criativo, dependendo do tipo de trabalho ou emprego a que te candidatas. Um currículo bem feito deve incluir, por exemplo, informações pessoais e de contacto, educação e qualificação, experiência profissional e outro dado que seja importante.

5.  Analisa os prós e os contras
Na verdade, a decisão de mudar de emprego, é uma balança pesada de prós e contras, e pode ser difícil de tomar.
Desde os horários, a flexibilidade, a questão financeira, os princípios e valores da empresa, a progressão de carreira e tantos outros pontos, são importantes para ajudar a decidir e optar pela melhor decisão a tomar.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores