Quantcast
CarreiraDireitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Será o fim do Teletrabalho?

teletrabalho


Estará a chegar o fim do teletrabalho em Portugal?

Desde Janeiro de 2022, que o teletrabalho deixou de ser obrigatório em Portugal, mas algumas empresas acabaram por adotar posteriormente o regime, tantas outras adotaram o regime híbrido e são poucas as que voltaram ao presencial a 100%. No entanto, e mais de três anos pós-pandemia, as empresas estão a tomar outras medidas.

Ainda que sejam poucas as empresas que conseguem priorizar o bem-estar dos seus colaboradores, e adaptar alguns benefícios que o teletrabalho trouxe para muitas famílias, a grande maioria defende as suas convicções e põe em prática o regime presencial obrigatório. Se o fim do teletrabalho está bem assente para alguns, a grande maioria não prescinde do teletrabalho, mas aceita o regime híbrido. A flexibilidade de ir ao escritório sempre que for necessário é algo que os portugueses e muitos outros profissionais de todo o mundo, não querem prescindir.

Ainda que, em Portugal, o número de trabalhadores remotos esteja a diminuir, este é um tema que continua a ser bastante controverso. Após um inquérito da “State Of Remote Work 2023″, elaborado pela Buffer, os resultados são muito interessantes:

Mais de metade dos trabalhadores remotos inquiridos (58%) afirma que se sente envolvido com o seu trabalho. Entre estes, 35% diz mesmo que se sente “muito envolvido”. Por outro lado, apenas 14% admite que se sente “muito pouco envolvido”.Uma percentagem ainda maior, 75%, admite sentir-se envolvido com os seus colegas e clientes. “ Apenas 17% disseram o contrário”

Quando se pergunta por que razão o crescimento da carreira é mais fácil para os trabalhadores à distância, 75% justifica-o com o facto de ser avaliado através da sua produção e impacto, em vez do tempo passado no escritório. ‘’ , pode ler-se no relatório feito pelo inquérito.

Ainda que este estudo não inclua Portugal, sabe-se que o teletrabalho está a perder terreno a nível nacional, mas será mesmo o fim do teletrabalho? Lisboa mantém-se ainda acima da média nacional (14,4%), com 28,9% dos empregados a trabalhar em regime de teletrabalho. Entre os que trabalham fora do escritório, 31,7% trabalha sempre a partir de casa, e é a mesma percentagem daqueles que trabalham em modelo híbrido, que alterna entre o regime presencial no escritório e em teletrabalho., maioritariamente a partir de casa.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores

EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber