Quantcast
CarreiraDicasFormação & Carreira

Queres pedir um aumento salarial? Anota estas dicas.

aumento salarial

O custo de vida tem vindo a aumentar e já é visível a diferença na conta ao final do mês. Para ajudar a contornar a crise alguns profissionais têm sentido necessidade de pedir aumentos de salário. Sabemos que iniciar a conversa com o teu chefe pode gerar ansiedade e medo. É um momento delicado e deve ser feito no momento apropriado para não se arriscar uma resposta negativa. Se já trabalhas na mesma empresa há algum tempo e se sentes que mereces um aumento salarial, não tenhas medo de o pedir. Preparamos algumas dicas para te ajudar a avançar com o pedido e ter sucesso. Fica atento.

  • Avalia o teu desempenho

Começa por fazer uma reflexão em relação ao teu trabalho e às tuas funções. Mostras motivação no trabalho? Chegas sempre a horas e estás sempre disposto a trabalhar para o sucesso da empresa? Como é que avalias as tuas capacidades? Tens mais funções ou responsabilidades? Estás preparado para assumir um novo cargo ou novas funções?

A autoavaliação deve ser feita com rigor e objetividade. Enumera os projetos mais importantes em que participaste e todas as formações que fizeste para aumentar as tuas competências.

  • Prepara a conversa

É essencial que prepares os teus argumentos previamente. Para convencer o chefe pode ser necessário enumerar algumas razões pelas quais consideras ter direito a um aumento. A autoavaliação que fizeste anteriormente vai ajudar-te a preparar a conversa. Experimenta ensaiar a conversa com alguém de confiança para te preparares e não te esqueceres de nenhum ponto importante. Ensaia também a resposta a algumas perguntas que o teu chefe te possa fazer,

  • Prepara o terreno

Se o teu objetivo é pedir um aumento, começa mesmo antes da dita conversa a mostrar que és uma vantagem para a equipa. Sem ser de uma forma forçada ou exagerada começa a mostrar o teu entusiasmo e empenho. Esta é uma forma de preparares o terreno para o pedido formal.

  • Faz uma pesquisa

Antes de pedir um aumento, preocupa-te em fazer uma pesquisa para teres uma noção do teu valor no mercado atual. Prepara-te para a eventualidade do teu chefe te pedir para dizeres um valor. Se o fizer, tem cuidado para não dizeres um valor exagerado.

  • Mostra confiança

Mostrar confiança e assertividades são dois pontos-chave. Apresenta os seus argumentos e a tua proposta de uma forma cuidadosa para que a conversa não pareça um ultimato.

  • Reconhece o momento certo

Conseguir ou não o aumento salarial depende muitas vezes de escolher o momento certo. É importante que decidas iniciar a conversa num dia bom. Aproveita para fazer o pedido depois de apresentares os resultados de algum projeto que tenha corrido bem.

Se a empresa está a passar por um momento de crise talvez não seja o momento mais apropriado para pedir o aumento.

  • Aprende a negociar

Se o teu chefe não estiver disposto a dar-te um aumento de salário não te esqueças que ainda existe a hipótese de negociares outros benefícios. Podes aproveitar para pedir horários mais flexíveis ou outras vantagens que compensem o teu bom trabalho.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores