Quantcast
Casa & DecoraçãoComportamentoDicasLifestyle

Guia para organizar o frigorífico

Organizar o frigorífico

Organizar o frigorífico parece uma tarefa simples e banal, mas a verdade é que a grande maior parte das pessoas não os organiza, não sabe onde estão alguns produtos e pior ainda, deixa outros tantos passar de validade porque acabam por ficar esquecidos na prateleira, contribuindo assim para o desperdício alimentar. Verdade ou mentira?

Se gostavas de ter um frigorífico funcional e organizado, fica a par do nosso guia de como organizar o frigorífico. 

Vamos por partes:

#1. Para começar, retira tudo o que está no teu frigorífico.
Faz uma seleção do que está estragado e coloca no lixo, verifica os prazos de validade dos produtos e por fim lava bem o interior do equipamento: Remove todas as peças removíveis e desmonta as prateleiras e acessórios, a fim de chegar a todos os cantos. Lava as partes removíveis com água e sabão e as superfícies interiores vinagre de limpeza, disponível em qualquer super e hipermercado.
Assim que estiver limpo e higienizado, é hora de organizar o frigorífico! 

#2. Organiza as prateleiras e produtos:
Por norma, o frigorífico quando é comprado vem com o livro de instruções que te indica o melhor local para conservar diferentes tipos de alimentos, no entanto temos tendência para não ligar e simplesmente colocar os produtos diretamente do saco das compras para as prateleiras, mas a verdade é que há indicações que deves seguir: 

  • A porta do frigorífico é o local onde mais varia a temperatura: é o espaço ideal para guardar os sumos e água, até pela dimensão dos pacotes e garrafas, assim como alguns condimentos, molhos ou pickles de conserva. Ao contrário do que as pessoas tendem a fazer, não se deve colocar natas ou pacotes de leite na porta do frigorífico. 
  • Gavetas do frigorífico: Nas gavetas, é onde devem ficar os legumes, as frutas e vegetais. Lava os alimentos com água corrente antes de os colocar nas gavetas e em seguida seca-os, dividindo-os em sacos de conservação ou em caixas organizadoras. 
  • Primeira prateleira (do topo) : É o local do frigorífico onde a temperatura é mais estável. Aqui deves então colocar os lacticínios como os iogurtes, queijos, natas e os alimentos já cozinhados.
  • Segunda prateleira: A prateleira indicada para colocares o peixe e a carne, mas atenção ao tempo de durabilidade. O peixe apenas dura tem uma cerca de 24h, enquanto a carne pode ficar 2 a 3 dias. Se não fores cozinhar logo o ideal é dividir e colocar no congelador. Aqui também podes colocar os produtos de charcutaria como o fiambre, o chourição ou o paio. 
  • Terceira prateleira: Sabias que a terceira prateleira é o lugar indicado para os alimentos que se encontram em fase de descongelação? É aqui que os deves deixar descongelar antes de os cozinhar.

#3. Menos é mais:
Sabemos que um frigorífico cheio fica sempre mais apelativo, mas não caias no exagero, até porque assim podes acabar por deixar os produtos atingiram o prazo de validade, como também os frigoríficos quando estão demasiado cheios diminuem a circulação do ar frio, o que pode estragar alguns alimentos.

#4. Temperatura Ideal
A temperatura ideal do frigorífico deve rondar os 4ºC positivos e o congelador nos 17ºC negativos. Estas são as temperaturas aconselhadas para prevenir o aparecimento de bactérias e micróbios que podem contaminar e estragar a comida.

#5. Prazos de validade:
Atenção aos prazos de validade dos produtos. Não queremos comer nada estragado nem mesmo estragar comida desnecessariamente, por isso quando fores às compras para abastecer, coloca os artigos mais antigos à frente para que sejam consumidos primeiro. Consulta na tabela abaixo o período de conservação dos alimentos, segundo a DECO PROTESTE.

Tabela retirada da DECO PROTESTE, em Como organizar o frigorífico
Tabela retirada da DECO PROTESTE, em Como organizar o frigorífico

#6. Nem tudo vai para o frigorífico:
Não coloques no frigorífico o que não precisa de refrigeração como é o caso de frutas cítricas, cebola, alho, batatas, tomate, molho picante, nozes, chocolate, etc.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Plantas de interior que não necessitam de luz direta

Casa & DecoraçãoLifestyle

Truques de limpeza antigos que ainda se usam

Casa & DecoraçãoLifestyle

Estratégias para uma limpeza eficaz da placa de indução 

Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado