Quantcast
Casa & DecoraçãoComportamentoDicasLifestyle

Maus hábitos na cozinha: como evitar 

Maus hábitos na cozinha

Muitos são aqueles que dizem que a cozinha é o coração de qualquer lar, no entanto, adquirimos maus hábitos na cozinha que podem comprometer a qualidade das refeições que preparamos. A Segurança Alimentar deve ser cumprida para o bem de todos.

Se adoras cozinhar, este artigo pode ajudar-te a evitar alguns percalços e maus hábitos de cozinha mais comuns, para que possas desfrutar de um dos teus passatempos favoritos, e acima de tudo garantir qualidade nas refeições que preparas para toda a família. 

Lavar as mãos antes de cozinhar e de comer

Regra número um das boas práticas da cozinha: Lavar sempre as mãos antes de começar qualquer confeção e de comer. Muitos são aqueles que s esquecem deste passo tão importante, mas a verdade é que é essencial antes de começar a cozinhar. Assim estamos a evitar a transmissão de bactérias e que os alimentos possam ficar contaminados. Lava bem as mãos com água e sabão, e também entre tarefas. 

Desorganização

Um dos maus hábitos mais frequentes na cozinha é a falta de organização. Utensílios desarrumados, ingredientes espalhados e uma bancada desarrumada  suja, podem levar a erros, ingredientes esquecidos e até mesmo acidentes. Para evitar isso, é essencial manter a cozinha limpa e organizada. Certifica-te que tens um lugar designado para cada utensílio, os ingredientes corretamente armazenados e divididos e uma área de trabalho limpa. Este é um dos princípios básicos para que as refeições e os pratos corram bem!

Limpar enquanto cozinhas

Não deixes tudo para depois. Deixar a limpeza para o fim é um mau hábito que pode transformar a cozinha numa área desorganizada e suja. Uma cozinha limpa é essencial para uma experiência agradável, portanto, limpa os utensílios e as superfícies de trabalho conforme fores  cozinhando. Isso vai ajudar-te a evitar uma acumulação de pratos e utensílios sujos e vai facilitar-te ainda mais na hora de arrumar tudo.

Lavar sempre as frutas e os legumes.

Deves sempre lavar as frutas e os vegetais frescos com água corrente limpa, para eliminar qualquer tipo de sujidade que possa estar no alimento, mas nunca uses sabão ou detergente, a menos que tenhas que usar um produto específico para higienizar frutas e legumes.

Não cozinhar em excesso

Cozinhar além do tempo necessário também é um mau hábito. Seja ao deixar a carne por demasiado tempo a cozer ou ferver os legumes até ficarem demasiado moles, o excesso de cozedura pode resultar em pratos sem sabor e com texturas desagradáveis. 

Cuidados a ter com a comida no frigorífico

As bactérias espalham-se muito rápido, e mesmo dentro do frigorífico numa temperatura considerada razoável, não é possível saber se a comida está boa apenas com o olhar ou com o cheiro. Não comas as sobras de comida com mais de três dias no frigorífico. Uma forma mais eficaz de conservares a comida, é no congelador. Vê aqui as nossas dicas para conservar os alimentos.

Ao evitares estes maus hábitos na cozinha, estás no caminho certo para aprimorar as tuas qualidades de chef e a usufruir de uma experiência na cozinha mais agradável.

Posts relacionados
ComportamentoLifestyleSustentabilidade

5 dicas para evitar o desperdício da água

LifestylePets

Cuidados a ter com os animais mais velhos

DicasLifestyleModaMulher

As principais tendências para o Outono

LifestyleModaMulher

Camisa branca: um must-have da estação