Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

No final de cada ano, os japoneses juntam toda a família para fazer o Oosouji, a “limpeza geral” do seu lar. Neste artigo, vamos explicar-te como limpar a tua casa de sujidades, poeiras e más energias com este método.

Quer fazer uma limpeza geral ao seu lar, mas só de pensar nisso já lhe dói a cabeça? Isso deve-se, em grande parte, porque encaramos a limpeza como um fardo.

Por outro lado, no Japão realiza-se uma tradição milenar — o Oosouji — que vai muito além de tirar o pó e sujidade. Trata-se de um processo que busca a renovação profunda do espaço, simbolizando uma remoção do que passou, para ceder espaço ao novo.

Vamos-te explicar em que consiste este método e como colocá-lo em prática.

O que é o Oosouji?

A tradição japonesa Oosouji (大掃除, que significa limpeza geral em japonês) consiste na limpeza profunda e completa de um espaço. Tem como principal objetivo deixar os sítios respiráveis, puros e livres de qualquer energia negativa.

Geralmente, o ritual de Oosouji é realizado na véspera de Ano Novo, durante a qual os japoneses promovem uma enorme limpeza. Mas esta limpeza não se limita só às suas casas. Os japoneses também se juntam, por exemplo, para limpar ruas, praças, jardins, escolas, bibliotecas e locais de trabalho. 

De fato, nos centros comunitários este junta toda a comunidade, desde crianças a idosos. Já nas residências, junta as famílias para atirar fora tudo aquilo que já só está a ocupar espaço. 

Além disso, muitas famílias japonesas aproveitam ainda para substituir o tatame, papel de parede ou shouji (porta de correr) velhos por uns novinhos em folha.

Como planear o método Oosouji?

É verdade que os japoneses escolhem uma data específica — o fim do ano — para começar um novo ciclo com energias renovadas. De fato, no Japão acredita-se que começar um ano com uma casa desorganizada é um presságio negativo para o futuro. 

Porém, não precisas de o fazer necessariamente nesta data. Pode ser feito a qualquer momento, quando sentires que a tua casa precisa deste cuidado. Dito isto, o primeiro passo que deves dar é, precisamente, escolher o dia em que vais colocar em prático o Oosouji.

Nesse dia, antes de iniciar todo o processo de limpeza, há uma série de coisas que deves fazer para que este corra na perfeição: 

  • Faz um plano: este método exige planeamento para limpar a casa em profundidade. Pega, então, numa caneta e num caderno e anota as áreas cuja limpeza seja prioritária e quais os materiais a utilizar;
  • Reúne toda a família e/ou amigos: encontra uma data na agenda que seja compatível para todos os residentes. Neste método, a cooperação é essencial para que tudo funcione na perfeição;
  • Produtos de limpeza identificados: Coloca tudo num local visível e devidamente identificados com rótulos/autocolantes. Assim, evitas perder tempo à procura dos produtos no dia do Oosouji;
  • Doa roupas e objetos em bom estado: faz uma triagem às peças do teu lar, incluindo roupa, móveis e utensílios. Se já não tiverem utilidade na tua residência e ainda estiverem em bom estado, podes começar por doar a famílias mais carenciadas; 
  • Abre as janelas: começa a arejar a casa alguns dias antes da limpeza geral da casa, incluindo no inverno. Além disso, nos dias que vais realizar o processo de limpeza deves manter as janelas abertas pelo mesmo motivo;
  • Deixa o telemóvel de lado: deves desligar ou retirar o som das notificações. Caso contrário, poderão distrair-te e provocar várias pausas ao longo do dia. Não é isso que queremos no Oosouji — este está assente no foco na limpeza e organização.

Sugestões para implementar o Oosouji na tua casa

Para colocar o método milenar japonês Oosouji em prática deves seguir estas sugestões:

  1. Parte de cima para baixo: começa a limpeza pelos tetos, depois paredes, terminando nos pisos. Esta abordagem garante que a sujeira e o pó não contamine as áreas já limpas;
  2. Limpa no sentido do relógio: limpar as diferentes divisões da tua casa no sentido dos ponteiros do relógio é uma técnica comum no Oosouji. Assim crias uma sensação de conclusão, terminando no mesmo ponto onde começaste. Ao varrer, faz-o em direção à entrada da casa para evitar que a sujeira se espalhe para dentro (atualmente, é preferível utilizar um aspirador).
  3. Utiliza os melhores produtos de limpeza: na cultura japonesa é habitual usar vinagre como desinfetante e limpar os móveis com panos de algodão para não deixar marcas. Assim, para realizar a limpeza profunda deverás ter produtos de limpeza, esponjas, luvas, sacos, lixívia sem odores, sabão azul em barra, limpa-móveis e se preferires utilizar produtos naturais, alecrim, laranja, limão e vinagre.
  4. Limpa as áreas mais difíceis: deves limpar cada canto da tua casa. Par tal, move móveis, abre os armários, desvia os tapetes, tira os objetos e faz uma limpeza antes de voltar a colocá-los no lugar. Assim, é importante ter dois sacos próximos: um para preservar o que se quer manter e outro para se livrar do que for necessário.
  5. Assume uma postura positiva: mais do que uma limpeza física, o Oosouji tem um propósito simbólico. Neste, cada ato de limpeza parece simbolizar uma remoção do que passou, para ceder espaço ao novo.
  6. Celebra o ritual de limpeza: prepara uma refeição deliciosa para celebrar o fim da limpeza Oosouji. Com essa abordagem, associas uma visão mais positiva à limpeza da tua casa, em contraposição à maneira enfadonha e repetitiva da limpeza rotineira.
Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Chão de madeira: dicas para deixá-lo impecável

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar janelas de alumínio?