Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Prepara a casa para a primavera

Prepara a casa para a primavera

A estação da natureza, das flores, das cores vivas e do clima ameno está a aproximar-se. Faz a famosa “spring cleaning” e prepara a tua casa para a primavera. Aqui reunimos algumas sugestões de para fazeres uma limpeza de primavera bem sucedida.

A primavera está à porta, e com ela vêm os dias mais longos, as flores em florescer e as cores vibrantes da natureza. Por que não trazer essa energia fresca e vibrante para dentro de casa?

Em inglês existe a expressão “spring cleaning” que descreve, precisamente, a limpeza que deves fazer em casa nesta estação do ano. Liberta-te de tudo o que te faz recordar os dias frios do inverno e que já não te fazem falta e traz o melhor da primavera — cor e leveza — para dentro do teu lar.

A pensar nisso, reunimos algumas sugestões para te preparar a casa para a primavera no que toca à decoração.

Quando é que deves preparar a decoração da casa para a primavera? 

Uma das perguntas mais frequentes quando falamos de “spring cleaning”. A resposta é muito simples — aproveita a decoração da tua casa da forma que melhor se adequar a ti e à tua família.  

Costumas esperar sempre até dia 20 de março para decorar a casa para a primavera? Isso não significa que não possas começar antes, se assim o preferires.

E o contrário também é válido. Se num certo ano, o inverno for mais teimoso e arraste a sua duração (pelo menos o seu característico frio), podes deixar a tua decoração de inverno por mais uns tempos. Aproveitar mais umas noites de manta e sofá também pode ser muito agradável.

Ou seja, não há uma resposta certa ou errada para esta pergunta. No entanto, recomendamos começar a preparar a sua casa para a primavera por volta de meados de fevereiro.  

Eis, as dicas de decoração para fazeres uma limpeza de primavera na tua casa:

Deixa entrar luz 

Na primavera, com o aumento das horas de exposição solar, tens mais tempo para apreciar a luminosidade natural. Abre, então, as cortinas, levanta as persianas e deixa o sol inundar os teus espaços. 

Se não te queres dar a este trabalho, opta por cortinas com tecidos mais leves e transparentes que não bloqueiem a luz do exterior. Além disso, considera adicionar espelhos estrategicamente, já que estes ajudam muito a refletir a luz e a tornar os espaços mais iluminados.

Troca os têxteis pesados por tecidos mais leves e alegres

A primavera é a altura perfeita para uma limpeza profunda, já que os têxteis mais pesados deixam de fazer falta. Põe de lado as pesadas mantas de peles artificiais e os cobertores de malha e substitui-os por tecidos mais leves, como o algodão ou o linho. 

Da mesma maneira, troca as almofadas, os quadros e até mesmo os tapetes, por variações com materiais mais leves e formas diferentes. A troca de têxteis é uma ótima forma de fazer com que uma divisão pareça nova.

Além disso, aproveita e guarda os tons escuros e sóbrios do inverno e traz cores alegres para a tua decoração. Recomendamos os tons amarelos, verdes, azuis-claros até rosas. 

Podes ainda combinar estes tons para adicionar um pequeno toque de cor, mantendo a neutralidade do espaço. Por exemplo, sobrepõe os brancos e os rosas pálidos — a primavera pede leveza e vivacidade.

Transforma o teu espaço em hortas e pequenos jardins 

O inverno não é a melhor estação do ano para fazer jardinagem. Ou seja, pode ser difícil manter as plantas vivas quando a luz do dia se desvanece e o frio persiste. Com a chegada da luz do sol e da energia positiva da primavera, surge a oportunidade de deixar o mundo natural florescer dentro da tua casa. 

Se tens um terraço, varanda ou até mesmo uma janela ensolarada, aproveita para criar um pequeno jardim (podes plantar ervas aromáticas, flores coloridas ou até mesmo vegetais).  Além de decorar a tua casa, cultivar plantas traz uma sensação de conexão com a natureza. Para tal, utiliza vasos suspensos, prateleiras e canteiros. 

Caso não tenhas um espaço exterior ou um espaço interior com bastante exposição solar, investe em algumas plantas de interior. Além de dar um pouco de cor ao teu espaço, estas plantas melhoram a qualidade do ar e até a tua disposição. 

Se achas que te vais esquecer de regar as tuas plantas, escolhe uma planta que necessite de pouca manutenção, como uma suculenta ou uma planta-cobra.

Usa e abusa de flores naturais em casa 

As flores são a personificação da primavera. Por isso, uma das formas mais fáceis de dar um tom primaveril a qualquer divisão é adicionar um ramo de flores frescas. As flores são pequenas coisas que embelezam o espaço e dão vida aos lugares.

Coloca ramos frescos em vasos pela casa. Escolhe flores da estação, como tulipas, narcisos e margaridas. 

Podes colocá-las em qualquer divisão da tua casa — desde a sala de estar, quarto e até à cozinha — trazendo aromas suaves e cores vibrantes que vão alegrar o ambiente da tua casa. Podes optar por tê-las à mesa durante o pequeno-almoço, num jarro na cozinha ou no quarto encostadas a uma moldura.

Refresca a casa com aromas primaveris 

Como já referimos anteriormente, as plantas e as flores trazem consigo um tom mais primaveril à tua casa. Porém, existem outras formas de espalhar os aromas da estação — e até prolongá-los para outras estações. 

Põe a casa a cheirar a natureza, com velas perfumadas, difusores ou óleos essenciais com fragrâncias frescas. 

As velas perfumadas são perfeitas para libertar um aroma suave e discreto, perfeito para incorporar em qualquer divisão do teu lar. Por outro lado, se preferires um cheiro mais intenso, opta por difusores ou óleos essenciais. Estes últimos, além de proporcionarem um cheiro fresco à tua casa, ajudam no bem-estar físico e mental da tua família.

As fragrâncias mais frescas, como a lavanda, limão, hortelã e flor de laranjeira são excelentes escolhas para a estação. 

Põe a mesa no exterior

Na primavera, os dias não estão nem demasiado quentes, nem demasiado frios. Assim, podes começar a pensar em aproveitar o dia (cada vez mais longo). Uma ótima maneira de o fazeres é através das refeições ao ar livre. 

Se tiveres um espaço exterior (por exemplo, uma varanda, terraço ou jardim) disponível, coloca uma mesa e cadeiras e desfruta do bom tempo. Podes ainda dar um toque mais primaveril a este novo espaço — adiciona umas flores, velas e uma toalha colorida à mesa —, se assim pretenderes.

Vai saber-te tão bem sentares-te com a tua familia à hora da refeição, mas do lado de fora de casa! 

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras

Casa & DecoraçãoLifestyle

Pavimento flutuante: como escolher?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Feng shui em casa: 10 dicas para atrair boas energias