
O desenvolvimento tecnológico tem contribuído para o surgimento de mudanças significativas em muitos ramos de atividade. Muitas profissões têm sido adaptadas às novas vantagens que a tecnologia proporciona. Aliás, muitas das maravilhas não estão centradas no trabalho. Há também muitas destinadas ao lazer.
Ao longo dos últimos anos, vários aspetos das nossas vidas encontram-se a ser geridos com recurso à tecnologia. A Internet permitiu tornar melhor a nossa vida, tornando mais fácil a realização de algumas tarefas. Até as casas têm beneficiado das potencialidades dos avanços tecnológicos.
Os especialistas estimam que as casas se vão tornar verdadeiramente inteligentes num futuro muito próximo. Há cada vez mais smart homes. A tecnologia permitiu tornar os lares mais seguros e eficientes.
O interesse por casas inteligentes tem crescido de forma significativa. As inovações tecnológicas sucedem-se em catadupa o que, aliado ao crescente compromisso com a sustentabilidade ambiental, levou a uma maior procura por smart homes.
Segundo um relatório da Verified Market Research, está estimado que entre 2024 e 2031 o mercado global de casas inteligentes deva crescer a uma taxa composta anual (CAGR) de 23,60%.
Vantagens das smart homes
A tecnologia smart home permite um controlo digital de diversos espaços do lar. A casa inteligente permite garantir diversas vantagens para os moradores.
A poupança e o ambiente
As casas inteligentes são amigas da sustentabilidade, beneficiando o meio ambiente e o orçamento familiar. Esta tecnologia recorre a dispositivos que permitem reduzir o consumo de energia.
As Smart Homes ajudam a evitar desperdícios com a utilização de lâmpadas inteligentes, sensores de presença e termostatos automatizados. Outra mais-valia desta tecnologia consiste em permitir analisar o consumo em tempo real e ajustar os hábitos para economizar eletricidade.

O funcionamento
A tecnologia das Smart Homes tem por base sensores, assistentes virtuais e redes sem fio para conectar diversos dispositivos, tornando possível gerir tudo isso de forma mais fácil. Os dispositivos comunicam entre si por protocolos como Wi-Fi, Bluetooth e Zigbee. As casas inteligentes tornam a experiência de quem a utiliza mais intuitiva, controlando diversas funcionalidades numa única plataforma, uma rede centralizada.
A tecnologia smart home pode ser integrada nas casas, consoante as prioridades dos moradores. É possível controlar vários aspetos da Casa Inteligente por meio da voz. A tendência atual está em integrar diversos elementos da casa num só ponto central, o chamado hub.
Os assistentes virtuais, Alexa, Google Assistant e Siri, por exemplo, desempenham um papel central, porque permitem controlar vários dispositivos com a voz, tornando a interação mais eficiente.
Com uma integração avançada, estes assistentes podem ser bastante úteis a responder a perguntas, agendar tarefas, colocar músicas a dar para tornar o ambiente mais agradável, controlar sistemas complexos, nomeadamente iluminação e climatização, sem ser necessário recorrer a comandos manuais.
Por isso, esta é uma solução prática e eficiente que nos permite controlar da iluminação ao abrir e fechar dos estores, do aquecimento à água, dos eletrodomésticos à segurança. Com a ajuda desta tecnologia fascinante, o quotidiano na nossa habitação torna-se fácil e confortável.
Deste modo, a tecnologia smart das casas inteligentes está na origem de diversos benefícios, garante-nos grande tranquilidade, permite-nos constatar que está tudo a funcionar corretamente como planeado, mesmo quando se está afastado da casa por algum tempo.
Mesmo quando se está no trabalho, é possível tornar a casa mais confortável, modificando remotamente o ambiente, controlando a iluminação e o aquecimento, por exemplo, ficando o espaço perfeito para nos receber nas condições que achamos ideais.
A segurança
A comodidade é garantida com diversas funcionalidades, permitindo ligar a cafeteira pela manhã, trancar portas recorrendo a fechaduras inteligentes e até verificar câmaras de segurança, recorrendo a poucos toques no telemóvel.
A segurança é uma característica que algumas tecnologias smart home apresentam. A casa pode ser protegida de riscos de incêndio e inundação com determinados sistemas com essa finalidade. Algumas soluções revelam um sistema de vigilância inteligente que permite uma monitorização constante.
Alguns dos sistemas modernos de casas inteligentes apresentam câmaras conectadas à internet e sensores de movimento que permitem acionar notificações aos moradores informando-os sobre qualquer atividade suspeita que ocorra.
A tecnologia Smart Home garante mais tranquilidade para os residentes, pois pode recorrer à inteligência artificial para identificar padrões de comportamento e diferenciar uma visita de alguém que surge inesperadamente de uma tentativa de invasão.

Conclusão
O futuro será risonho com as Smart Homes, pois está ligado ao avanço da inteligência artificial e da automação. Brevemente, assistiremos ao seu desenvolvimento, sendo natural o surgimento de sistemas ainda mais intuitivos e capazes de antecipar as necessidades de todos os que moram em casas inteligentes.
Estas habitações serão ainda mais eficientes e sustentáveis nos próximos anos. Além disso, irão tornar-se mais acessíveis, destinando-se a públicos distintos mais alargados.
O futuro da habitação passará por esta tecnologia que garante conforto, segurança e eficiência. A evolução desta tecnologia será constante. Por isso, estas residências conectadas irão tornar-se indispensáveis no nosso quotidiano.