É verdade, o yoga facial existe e, ao contrário do que se possa pensar, não é uma invenção “new age”, mas antes uma prática milenar com reconhecidos benefícios para a saúde.
O que é o Yoga facial?
Em termos simples, o yoga facial apresenta-se como um método que mescla elementos de exercícios faciais com respiração, postura corporal, elementos de dieta e aprendizagem de expressões faciais conscientes.
A face é o nosso cartão-de-visita para o mundo, mas com a idade e a consequente diminuição dos níveis de colagénio, a pele do nosso rosto perde elasticidade e firmeza deixando visíveis as marcas de envelhecimento.
Ora, através de exercício facial diário, este tipo de yoga não só tem um efeito antienvelhecimento que lhe permite lutar contra a gravidade e o tempo para recuperar um rosto mais tonificado, uma tez mais radiante e uma pele mais lisa, como ajuda a libertar a tensão no rosto, pescoço e olhos.
Com uma sequência de yoga facial de 5 a 30 minutos por dia, adaptada a cada pessoa e combinada com vários tipos de exercícios e cremes hidratantes, é possível recuperar a vitalidade perdida e colher os beneficíos que este tipo de yoga traz para a saúde.
Benefícios do yoga facial para a saúde
Totalmente natural e nada invasivo, este tipo de yoga apresenta uma série de benefícios. Entre os mais importantes contam-se:
– Fortalecimento dos músculos e pele do rosto;
– Redução das rugas;
– Melhoria da circulação sanguínea;
– Libertação da tensão no rosto, pescoço e maxilar;
– Melhoria da respiração;
– Estimulação da produção de elastina para oferecer um rosto liso e luminoso;
– Fortalecimento das pálpebras tanto inferiores como superiores;
– Aceleração do processo de regeneração da pele.
Exercícios
Como referimos, os exercícios de yoga facial devem ser praticados regularmente e têm média, uma duração de entre 5 e 30 minutos.
Porém, para que possa tirar o máximo partido destes exercícios convém fazê-los deitado para obter resultados mais eficazes, lavar bem as mãos antes de fazer as massagens, nunca puxar ou empurrar a pele agressivamente e combiná-los com exercícios cardiovasculares.
Fique com três exercícios simples de yoga facial que pode reproduzir em casa:
1. Exercício “V”: indicado para pálpebras caídas, “pés de galinha”, olheiras e inchaço
Comece por pressionar os dois dedos médios juntos no canto interno das sobrancelhas enquanto com os indicadores vai pressionando os cantos externos.
Olhe para cima, levante as pálpebras móveis e force um estrabismo. Relaxe.
Respire 6 vezes e feche os olhos, enquanto os aperta com força por 10 segundos.
2. Exercício para suavizar a testa: indicado para linhas finas horizontais
Posicione as duas mãos no centro da testa, deixando os dedos na vertical para que preencham todo o espaço, das sobrancelhas à raiz do cabelo.
Arraste os dedos para fora da testa, pressionando levemente.
Relaxe e repita 10 vezes.
3. Exercício “A Girafa”: indicado para linhas e flacidez do pescoço
Olhe para a frente, colocando as pontas dos dedos na parte inferior do pescoço e puxando a pele para baixo com suavidade e com a cabeça inclinada para trás.
Coloque a cabeça na posição inicial e repita mais 2 vezes.
Projete o lábio inferior para fora o máximo que conseguir, até que os cantos da boca desçam.
Coloque as pontas dos dedos na clavícula, com o queixo apontado para cima, mantendo esta posição durante 4 respirações profundas.