Quantcast
AutomóveisDicas

Relíquias automotivas: a ascensão dos carros clássicos

carro clássico

Muitos portugueses usam diariamente um carro no seu quotidiano. No entanto, para muitas pessoas, o carro é muito mais do que um mero veículo. Há até quem veja no seu automóvel um verdadeiro companheiro de vida. Acontece frequentemente com quem mantém o seu carro por muito tempo. Ter carros clássicos revela-se uma experiência distinta.

Os clássicos comprovam como o mundo dos automóveis pode ser apaixonante. Este mercado dos carros clássicos é um nicho que tem estado em ascensão. Os carros antigos podem representar um bom investimento. A valorização destes veículos até pode dar um retorno significativo a quem procura o lucro.

Fique a conhecer as inúmeras razões que justificam a ascensão dos carros clássicos, autênticas relíquias automotivas que motivam profundas paixões.

O que é um carro clássico?

O termo “clássico” remonta à antiguidade, tendo origem no latim “classicus”, sendo referente a algo pertencente à primeira classe, especialmente relativamente às classes militares de Roma. 

A palavra clássico evoluiu com o passar do tempo, passando a significar algo de primeira classe em qualidade, servindo assim como um padrão ou modelo na sua categoria. Contudo, o termo “clássico” no automobilismo tornou-se sinónimo de uma era, de um estilo ou de uma mecânica que marcou uma época e continua a encantar.

Um carro clássico não consiste somente num veículo antigo. Ter uma antiguidade significativa, mais de 30 anos, revela-se um elemento indispensável. Um carro clássico é um veículo especial, que apresenta um design icónico e / ou está associado a uma história distinta que os torna especiais para colecionadores e entusiastas. 

Portanto, um carro clássico não consiste num meio de transporte diário. Os carros clássicos apresentam características técnicas e estéticas distintas, que primam por apresentar excelência. Estes veículos conseguem evocar nostalgia, por capturarem a essência de períodos específicos históricos. 

A história associada a um carro também pode desempenhar um papel determinante no status clássico. Há carros que ficam ligados a eventos históricos relevantes ou a personalidades populares. 

Por exemplo, o Aston Martin DB5 ficou imortalizado pela aparição de filmes marcantes. A ligação ao agente secreto 007, James Bond, contribuiu para o seu status clássico.

Qualidades de um clássico

O número de entusiastas e colecionadores tem crescido de forma assinalável no contexto atual. O interesse por carros clássicos pode surgir por paixão pessoal ou pelo elevado potencial de investimento. Essa elevada procura contribui para elevar os preços destes carros clássicos, especialmente nos modelos mais desejados.

Exemplos de carros clássicos icónicos

Os preços ficam substancialmente mais caros devido à raridade, ao estado de conservação e à procura. A associação dos carros clássicos com momentos culturais de grande relevância contribuem para elevar o valor dos veículos, tornando-os mais procurados por colecionadores e aficionados. 

Ford Mustang de 1964, muito ligado à liberdade e à cultura jovem dos anos 60 nos Estados Unidos e o Porsche 911 dos anos 70 referenciado pela engenharia impecável e pelo desempenho formidável nas pistas e nas ruas, são exemplos de carros clássicos fantásticos que criaram impacto e marcaram as suas épocas.

O investimento

Realizar um investimento num carro clássico é um desafio. Embora possa existir uma valorização, é necessário que o seu estado de conservação seja mantido. 

A constante necessidade de manutenção e restauro pode implicar custos substanciais. Não é tarefa fácil (ou barata…) encontrar peças autênticas. Conhecer especialistas que consigam manter a fidelidade ao modelo original é fundamental. Os investidores devem estar preparados para essa realidade. 

Eletrificação

Os carros clássicos estão cada vez mais caros. Um elemento que contribui para a realidade deste nicho da indústria automóvel é a eletrificação. Ela tornou-se numa tendência, tendo contribuído para um aumento de interesse nestes veículos. Essa procura está a influenciar os valores, levando a uma subida vertiginosa de preços. 

10 carros clássicos que podem representar um bom investimento

  1. Porsche 924
  2. Fiat 600   
  3. Mercedes 300D  
  4. Volkswagen Corrado 
  5. Toyota MR2 
  6. Volkswagen Carocha 
  7. Peugeot 205 GTI 
  8. Renault 5 GT Turbo  
  9. Citröen 2CV  
  10. Land Rover Serie III

Estes carros são alguns dos veículos com potencial para haver uma valorização significativa nos próximos anos. Por isso, representam um bom investimento. 

Caso tenha algum familiar ou vizinho com um clássico interessante, não hesite em fazer uma oferta tentadora. O valor investido pode transformar-se numa “mina de ouro” na garagem num futuro próximo…

Related posts
AutomóveisManutenção

Etapas para uma limpeza do interior do carro

AutomóveisEventos

Quando Portugal enganou um Papa com um Rolls-Royce…

AutomóveisDicas

Como personalizar carros sem comprometer a segurança

AutomóveisDicas

Descubra o que verificar antes de uma longa viagem de carro