Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Employer Branding: O que é, como aplicar e quais os benefícios

Employer Branding

Num mercado cada vez mais competitivo é fundamental conseguir encontrar uma forma de destacar as marcas em relação à concorrência. Com este objetivo em vista as equipas de recursos humanos têm investido em estratégias de employer branding um pouco por todo o mundo.

Fique a saber o que é, como aplicar e quais os benefícios do employer branding.

O que é employer branding?

Employer branding engloba um conjunto de estratégias ou ações que têm como objetivo aumentar a satisfação dos colaboradores e promover a empresa como um bom local de trabalho. O intuito passa por melhorar a capacidade da empresa de atrair e reter talentos na sua área de atuação e gerar uma perceção positiva junto dos candidatos. Além de outras vantagens, o employer branding ajuda a gerar reconhecimento no mercado.

Como aplicar?

 

  • Ter bem definidos os princípios da empresa

É importante definir os princípios e valores da empresa antes de desenvolver qualquer estratégia. Os mesmos não devem ser definidos apenas para criar uma imagem positiva da empresa. Acima de tudo devem ser reais. 

  • Focar em estratégias que melhorem o ambiente de trabalho

Existem várias formas de tornar o local de trabalho mais apelativo. Podem definir-se benefícios mais atrativos para os colaboradores como horários mais reduzidos ou mais flexíveis e diferentes oportunidades de crescimento.

  • Reconhecer o trabalho de cada um

Qualquer trabalhador gosta de se sentir valorizado. É importante reconhecer o trabalho de cada colaborador de modo a ajudar a manter a motivação e produtividade.

  • Promover a comunicação interna

A comunicação interna é muito importante. É essencial procurar ouvir o feedback dos colaboradores. Estimular a participação da equipa nas estratégias da empresa é um bom ponto de partida.

  • Partilhar conteúdo que demonstre o valor dado à equipa

Partilhar, por exemplo nas redes sociais, uma visão mais interna dos benefícios e do ambiente de trabalho pode gerar uma imagem mais positiva da empresa.

Quais são os benefícios?

 

  • Mais produtividade no local de trabalho

Ao proporcionar boas condições de trabalho aos seus colaboradores está a contribuir diretamente para o bem-estar dos trabalhadores. Trabalhadores mais satisfeitos e menos ansiosos tendem a ser mais motivados e consequentemente mais produtivos. As horas de trabalho tornam-se mais fáceis e é mais simples manter a equipa empenhada e orientada para os objetivos da empresa.

  • Comprometimento com a marca 

Quando os colaboradores se identificam com os valores e princípios da empresa desenvolve-se um laço maior entre o trabalhador e a empresa, o que resulta num maior comprometimento com o local de trabalho.

  • Redução dos custos em contratação

Manter os colaboradores satisfeitos e realizados ajuda a reter os talentos na empresa e consequentemente reduz os custos inerentes aos processos de recrutamento e contratação.

  • Divulgação orgânica da marca

Os colaboradores podem ser os principais divulgadores da marca para a qual trabalham. Os próprios colaboradores sugerem a marca e a divulgação é feita de forma orgânica. 

  • Reforço da imagem junto dos consumidores

Os consumidores sentem uma maior afinidade em relação a empresas que são conhecidas por cuidarem bem dos seus colaboradores.

  • Aumento do número de candidaturas

Empresas com boa reputação são capazes de recrutar novos talentos muito mais facilmente uma vez que tendem a receber muitas mais candidaturas espontâneas.

Related posts
Bem-Estar no trabalhoEmpreendedorismoFormação & Carreira

Bem-estar financeiro dos colaboradores

Formação & CarreiraNotícias

Estágios Ativar.pt: Candidaturas abertas para jovens desempregados

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Ajudas de custo: o que diz a lei e quais os valores?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres