Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Estabilidade Profissional: fatores importantes

Estabilidade Profissional

Não é muito fácil conseguir definir estabilidade profissional. Anteriormente, queria dizer encontrar um emprego com um salário fixo e fazer o mesmo trabalho na mesma empresa a vida toda. Atualmente são considerados outros fatores que vão além da possibilidade de manter um emprego para a vida. Fique a conhecer alguns fatores importantes que influenciam a estabilidade profissional no artigo que preparamos para si.

Fatores importantes para a estabilidade profissional

  • Preocupação com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

A qualidade de vida assume um papel preponderante na escolha entre manter o emprego atual ou procurar um novo cargo. Os profissionais querem cada vez mais ter espaço e tempo para a vida pessoal depois das horas de trabalho. Valoriza-se, portanto, a preocupação das entidades empregadoras em fornecer os meios para que seja mais fácil atingir esse equilíbrio.

  • Relacionamento saudável entre a equipa

Outro fator que condiciona a estabilidade profissional é o ambiente de trabalho. Ambientes de trabalho desagradáveis deixam os profissionais desmotivados e mais propensos a abandonarem as empresas, mesmo quando os salários são atrativos. O bem-estar no trabalho é um incentivo e contribui para a satisfação dos trabalhadores. Incentivar o trabalho em equipa e promover a comunicação entre os trabalhadores ajuda a que o trabalho comece a ser visto como uma atividade agradável e contribui, portanto, para a estabilidade profissional.

  • Progressão na carreira

A possibilidade de progressão na carreira é um fator importante para a estabilidade profissional. Cabe às empresas saber como aproveitar as competências e capacidades dos trabalhadores e dar novas oportunidades aos trabalhadores mais antigos. Garantir algum género de progressão na carreira é a única forma de conseguir reter os talentos. 

As atividades de formação além de ajudarem a aprimorar as competências dos trabalhadores, enriquecem as suas carreiras e contribuem para a motivação e empenho.

  • O propósito do trabalho

Encontrar um emprego que seja significativo é que tenha um propósito é importante para a satisfação do trabalhador já que grande parte do dia é passada no emprego. A motivação aumenta quando se encontra um lugar onde vale a pena trabalhar. Este sentimento tanto pode ter a ver com a valorização que é dada ao trabalhador e à sua atividade como estar relacionada com os benefícios que vamos falar de seguida.

  • Benefícios e salários atrativos

Os benefícios extrassalariais são muito valorizados atualmente na hora de tomar uma decisão sobre o futuro profissional. Um salário atrativo é, claro, uma forma de manter os talentos na empresa, mas existem outros fatores na equação como o “salário emocional” e outros benefícios. Os benefícios mais comuns são por exemplo planos médicos ou seguros de saúde, dias de férias extra ou atribuição de regalias da empresa como carro ou telemóvel. As novas gerações tendem a valorizar mais outros benefícios como horários flexíveis e possibilidade de fazer o trabalho de forma remota.

Para as empresas é cada vez mais importante conhecer os interesses dos trabalhadores de modo a conseguir corresponder à expectativa dos seus colaboradores e promover a satisfação e produtividade no local de trabalho.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Medicina do Trabalho: o que é, obrigações, e como funciona