Quantcast
LifestyleModa

Realidade aumentada no entretenimento e na moda

realidade aumentada

A Realidade Aumentada (RA) consiste numa tecnologia que permite conjugar elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D. Este conceito possibilita uma interatividade entre objetos reais e objetos virtuais no imediato, em tempo real. 

Portanto, a RA promove uma sobreposição de objetos virtuais tridimensionais (criados por computador) num ambiente real. É mediante a utilização de um dispositivo tecnológico que essa ligação de mundos (virtual e real) ocorre.

A realidade aumentada é uma tecnologia distinta da realidade virtual (RV), que possibilita uma imersão virtual completa. A RA permite que elementos virtuais sejam inseridos em ambientes reais, nomeadamente imagens, vídeos, objetos 3D, entre outras possibilidades. Basta ter um smartphone, tablet compatível com RA ou óculos de RA para ter acesso.

Embora a RA se encontre numa fase inicial do seu desenvolvimento, perspetivando-se muitas melhorias para o futuro, já existem algumas aplicações incríveis desenvolvidas. 

Realidade aumentada no entretenimento e na moda

A tecnologia da realidade aumentada pode revelar-se bastante vantajosa para quem a usa. Ela pode ser utilizada a nível turístico, partilhando informação relevante em tempo real e podendo ser usada em conferências com elementos virtuais.

No presente artigo, iremos descobrir como a tecnologia da realidade aumentada pode contribuir para o futuro do entretenimento e da moda.

Entretenimento

Há vários exemplos de realidade aumentada usada no entretenimento. No entanto, todos recordam um caso singular que trouxe grande popularidade a esta tecnologia. 

O jogo Pokémon GO tornou-se bastante popular entre jovens e adultos que se espalharam pelas ruas a apanhar Pokémons no verão de 2016. Poucos escaparam a essa febre que contagiou 28,5 milhões de utilizadores diários ativos no auge do jogo da saga japonesa. 

Este jogo popularizou a RA contribuindo para o conhecimento mais aprofundado dessa tecnologia para o entretenimento. Posteriormente, muitos outros jogos quiseram navegar nessa onda. Por exemplo, o Mario Kart. A Realidade Aumentada conseguiu assim proporcionar vários momentos de diversão com uma experiência mais imersiva.

Moda

A tecnologia da realidade aumentada tem sido pensada além do entretenimento, sendo atualmente encarada como uma ferramenta de marketing, permitindo uma redefinição da jornada de compra dos consumidores.

A realidade aumentada está a transformar o modo como se cria, como se expressa e como se consome moda. Existem inúmeras possibilidades para a realidade aumentada crescer e consolidar-se neste setor.

Por exemplo, a RA pode ser útil para a criação de lojas temporárias que não oferecem produtos reais, para se fazer lançamentos com peças criadas com tecnologia 3D que desafiem a criatividade e aumentem o potencial dos designers. 

Além disso, a RA também pode ser usada para a apresentação de desfiles interativos em diversos locais do mundo. Outra possibilidade de recorrer a esta tecnologia consiste em permitir a prova de peças no próprio corpo mediante um alfaiate virtual e de experiências personalizadas para os clientes. 

A inovação constante desta tecnologia de provadores virtuais é uma mais-valia evidente, pois permite que os consumidores experimentem roupas, acessórios e calçados. 

A RA permite transformar os sistemas que provocam desperdício. Por isso, esta tecnologia também está a ser testada com o intuito de criar novas soluções sustentáveis, considerando a preocupação ambiental que se está a instalar no mundo. 

Ela incentiva um consumo de produtos digitais, exclusivamente, ou a produção de peças que sejam criadas apenas após o pedido ter sido digitalmente testado.

Números

As pessoas estão cada vez mais dependentes do mundo digital. Atualmente, já são mais de 100 milhões de consumidores que compram o que pretendem por meio da realidade aumentada. 

Conforme o relatório The Next Inflection Point: More Than 100 Million Consumers Are Shopping with AR, que foi divulgado pelo Snapchat em 2022, vivemos uma altura perfeita para investir na tecnologia. Por isso, há cada vez mais marcas a pretender estabelecerem-se à frente no mercado. 

Cerca de 56% dos 100 milhões de consumidores que compram com RA sentem-se mais confiantes sobre a qualidade dos produtos apresentados por meio da realidade aumentada. Além disso, 55% dessas pessoas sentem mais prazer em comprar, recorrendo a esta tecnologia. 

Atualmente, já há várias marcas a usar RA na moda. Entre as empresas que investiram nesta tecnologia para melhorarem a experiência do cliente estão a Nike, a Gucci, a Zara, a Burberry e a Amazon.

Conclusão

Embora se possa assumir que a realidade aumentada já esteja a revolucionar o mundo da moda, com a inovação que ela permite, ainda há que lidar com alguns desafios. O custo da tecnologia é elevado. Logo, o investimento em softwares avançados e dispositivos compatíveis não pode ser feito por marcas menores. 

A precisão dos modelos digitais da RA é muito boa, mas não é perfeita. Esta é uma verdade desafiante da realidade aumentada, pois nem sempre se consegue capturar o caimento e os detalhes das peças no corpo do utilizador com a precisão desejada.

Outro detalhe que pode dificultar a adoção da tecnologia em larga escala está no facto de haver poucos consumidores devidamente familiarizados com a RA. Por isso, há a necessidade de apresentar e adaptar o consumidor a esta tecnologia.

Apesar dos desafios, estima-se que a RA se torne mais acessível com o passar dos anos. Provavelmente, será integrada em marcas menores com o tempo, possibilitando novas formas de interação entre as marcas e os consumidores. 

As empresas que consigam investir já nesta tecnologia ganharão a frente, ganhando também vantagem à concorrência, por promoverem experiências imersivas aos clientes e a sua respetiva satisfação.

Related posts
Casa & DecoraçãoDicasLifestyleTecnologia

Smart homes: casas conectadas ao futuro

Casa & DecoraçãoDicasLifestyle

DIY (Do It Yourself): restauro de móveis e design de interiores

LifestyleModa

Moda circular: dicas para reutilização e customização de roupas

LifestyleModa Sustentável

Moda inclusiva e ética: diversidade e responsabilidade ambiental