Quantcast
Saúde & Bem Estar

Cuidados a ter com a pele no verão

Cuidados a ter com a pele

O sol e as altas temperaturas podem ser atrativos, mas podem trazer-lhe alguns dissabores se não tomar uma série de precauções, em especial, cuidados com a pele, o órgão mais extenso e exposto do corpo humano.

Para que obtenha o melhor dos dois mundos, isto é, consiga um bronzeado perfeito e mantenha a sua pele saudável no verão, estes são os cuidados que deve ter durante a estação estival.

Cuidados a ter com a pele no verão

• Higiene

Uma pele bronzeada pode fazer sucesso social, mas ainda assim precisa sempre de cuidados de higiene, seja no verão ou não.

Além do banho diário (que pode ser dispensado em pessoas mais idosas ou de pele mais seca), é importante que a lavagem da pele seja sempre feita com água tépida e com produtos de higiene suaves.

Banhos prolongados e com água muito quente são de evitar, em especial para pessoas com a pele mais sensível/seca. Estas últimas, após o banho, devem usar um creme hidratante.

O não cumprimento destes procedimentos pode tornar a pele mais desprotegida, face a agressões externas, além de mais áspera e sujeita a prurido, o qual pode desencadear eczema.

Voltando ao bronzeado, para obter uma cor homogénea, é recomendado que faça uma exfoliação corporal. Além de eliminar as impurezas, com a exfoliação alisará a pele e deixá-la-á pronta para o sol.

Hidratação

A desidratação é um dos piores inimigos da sua pele levando-a a apresentar um aspeto seco, apagado e até escamado.

Para além de beber água (recomenda-se a ingestão de entre 1,5 a 2 litros de água por dia em adultos), do seu skincare diário deve fazer parte a aplicação de fórmulas hidratantes em abundância já que estes produtos criam um muro de proteção na superfície cutânea permitindo que a água fique retida no interior.

Dedique uma atenção especial ao rosto, a parte do corpo que mais sofre com os raios solares.

• Proteção

Se há cuidado com a pele no verão que nunca é demais reforçar é o da proteção. Aplique uma camada generosa (especialistas recomendam 6 colheres de fotoprotetor) de protetor solar meia hora antes de se expor ao sol, com a pele limpa e seca.

Renove a aplicação a cada duas horas, aproximadamente (ou cada vez que vá à água) e não se esqueça que mesmo quando está à sombra ou quando está nublado é necessária uma proteção adequada (mínimo 30 FPS).

Se as manchas provocadas pelo sol surgirem, pode utilizar fórmulas dermocosméticas que incluem ácido kójico, que ajuda a diminuir a síntese de melanina.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber