Não é a fonte da eterna juventude, mas as propriedades antioxidantes e reparadoras do pouco conhecido ácido ferúlico pode dar uma nova vida à sua pele.
De modo a combater as rugas, manchas, flacidez e linhas de expressão, sinais do envelhecimento da pele, devemos ter uma rotina diária de skincare que inclua, entre outras coisas, a limpeza, hidratação e utilização de dermocosméticos antioxidantes, fotoprotetores (protetor solar, por exemplo), antirrugas e antiflacidez.
Entre as substâncias ativas que estes cosméticos de proteção epidérmica contêm está o ácido ferúlico.
O que é o Ácido Ferúlico?
O ácido ferúlico é uma substância fenólica natural que, no estado original, pode ser encontrado no arroz, na aveia, em alguns vegetais e nas sementes da maçã e da laranja. Depois de observado o seu papel ativo na proteção e autopreservação das plantas, estas características acabaram por ser aproveitadas pela indústria cosmética para a concepção de um sérum específico para a proteção da pele.
Altamente eficaz quando aplicado na pele tópica, este ácido ajuda a criar um escudo protetor para a pele contra as agressões ambientais e a exposição solar, não só prevenindo o envelhecimento cutâneo prematuro, como estimulando a produção de colagénio.
Quando associado a outros antioxidantes, como as vitaminas C e E, este ácido atua como estabilizador, e complementa a ação antioxidante dos mesmos, o que, por sua vez, potencializa a proteção da pele, em especial a proteção solar. A soma do ácido ferúlico às vitaminas C e E desencadeia uma ação dupla ou tripla notória e duradoura com um efeito fotoprotetor oito vezes superior ao normal.
Benefícios do Ácido Ferúlico
Tal como todas as substâncias antioxidantes, o ácido ferúlico ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres sobre a pele, responsáveis pelo envelhecimento precoce, mas este não é o único benefício que a sua pele pode colher da utilização desta substância no seu skincare diário. Vejamos outros:
- Graças à sua ação protetora contra as agressões da poluição, da luz ultravioleta e da radiação infravermelha, o ácido ferúlico previne contra a formação de rugas e rídulas;
- Potencia a firmeza da pele, uma vez que esta substância atua de forma a evitar os potenciais danos causados pelos radicais livres;
- Evita a alteração pigmentar da pele;
- Reduz a inflamação causada por stress oxidativo, graças às suas propriedades anti-inflamatórias;
- Atenua sinais de vermelhidão e sensibilidade, evitando a formação de vasos sanguíneos e contribuindo assim para uma tez mais uniforme e saudável;
- Quando combinado com as vitaminas C e E, o ácido ferúlico exponencia uma fotoproteção até oito vezes superior ao normal.
Como utilizar nos seus cuidados diários
O ácido ferúlico está indicado para todos os tipos de pele (incluindo as peles sensíveis) e deve ser aplicado todas as manhãs antes do creme hidratante e do protetor solar.
Apesar de todos os benefícios que elencamos, deve evitar o uso desta substância em conjunto com ácidos esfoliantes (ácido glicólico, lático e salicílico), uma vez que pode desencadear alterações no pH e, consequentemente, uma diminuição na eficácia do efeito antioxidante.