Quantcast
FitnessSaúde & Bem Estar

Exercício físico após vacinação pode aumentar proteção

exercício físico

De acordo com um grupo de investigadores da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, realizar 90 minutos de exercício físico após tomar a vacina pode aumentar os níveis de proteção da mesma.

Segundo um estudo publicado pela revista científica Brain, Behavior, and Immunity, realizar atividade física de intensidade moderada, ou até mesmo leve, após a vacinação, pode contribuir para aumentar a resposta imunitária.

A autora do estudo, Marian Kohut, afirma que “Uma quantidade específica de exercício pode aumentar a resposta de anticorpos do corpo à vacina da Pfizer e a duas vacinas para a influenza”.

Os investigadores da Universidade do Iowa concluíram que cerca de 90 minutos de exercício físico pode aprimorar o efeito da vacina, sendo que, por outro lado, treinos de apenas 45 minutos não se mostraram ser suficientes para aumentar o nível de anticorpos.

O estudo foi realizado em duas fases: os investigadores analisaram os anticorpos de 70 pessoas que receberam vacinas contra a covid-19 e a gripe, bem como de aproximadamente 80 ratos. Os participantes que andaram de bicicleta ou caminharam em passo rápido, durante um período superior a uma hora, produziram mais anticorpos nas quatro semanas após tomarem a vacina, em comparação com aqueles que não realizaram quaisquer alterações na sua rotina diária.

No caso dos ratos, os mesmos foram colocados numa passadeira de correr, sendo que os investigadores obtiveram resultados idênticos.

Leia também sobre o desafio que procura detetar sopros cardíacos organizado por investigadores portugueses.

Escrito por João Serra

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber