A transpiração é um mecanismo natural do corpo humano para regular a temperatura, mas a transpiração excessiva, também conhecida como hiperidrose, pode afetar diferentes partes do corpo, como axilas, mãos, pés e rosto.
Não é novidade nenhuma que, os homens e as mulheres transpiram diariamente. No entanto, é perfeitamente normal que em muitas situações, o suor possa tornar-se desconfortável, para nós e para os outros, principalmente quando se intensifica o odor corporal. Segundo a Sábado, estima-se que, em Portugal, cerca de meio milhão de pessoas sofram de hiperidrose, ou transpiração excessiva, problema que afeta entre três e seis por cento da população mundial.
As causas da transpiração excessiva:
Existem várias causas possíveis para a transpiração excessiva, incluindo fatores genéticos, distúrbios hormonais, ansiedade, stress, efeitos secundários de medicamentos, entre outros. Aqui a melhor opção é mesmo consultar um médico que possa ajudar a encontrar a origem do problema para ser devidamente tratado.
Como podemos evitá-la?
- Higiene pessoal diária
Manter uma boa higiene, diária e adequada, é essencial diminuir a transpiração e evitar o aparecimento de odores corporais desagradáveis. Para isso, é recomendável que o banho seja regular, assim como o uso de sabonetes antibacterianos, bons desodorizante e que seques bem a pele, principalmente nas áreas mais propícias à transpiração. Prepara a tua pele para o verão e vê as nossas recomendações.
- Usa roupas com tecidos leves (principalmente no verão)
Opta por usar roupas mais leves e feitas de tecidos de fibras naturais, como o algodão e o linho, que permitem a circulação de ar e absorvem a humidade. Se tens tendência para transpirar muito, põe de lado os tecidos sintéticos.
- Evita alguns alimentos
Sabias que o álcool, a cafeína e as comidas muito quentes e/ou apimentadas aumentam a tua temperatura corporal, e que pode desencadear o suor?
Evita-as ao máximo se tens tendência para transpirar muito.
- Hidrata-te
Mantém-te hidratado. Pode parecer contraditório, mas beber água regularmente ajuda a diminuir a transpiração excessiva, pois ajuda a regular a temperatura do corpo. Bebe bastante água durante o dia, principalmente em dias mais quentes.
5. Antitranspirantes vs desodorizantes:
Os antitranspirantes vão ajudar a reduzir a produção de suor. Os desodorizantes ajudam a neutralizar o odor corporal, mas não controlam a transpiração.
Qual é a melhor solução para ti?
6. Consulta um médico especialista
Se a transpiração excessiva tornou-se um problema, consulta um médico especialista.
O médico poderá avaliar o teu caso e oferecer opções de tratamento, como medicamentos, terapia a laser ou cirurgia em casos mais graves.