A estação do momento, a mais ansiada por uns, é também a mais desesperante e desconfortável para outros, neste caso para as grávidas, que face ao calor, acabam por não desfrutar tanto da gravidez no verão porque nem sempre é fácil lidar com o calor.
Quem teve uma gravidez no verão pode confirmar o quão desgastante pode ser.
Lidar com o calor torna-se ainda maior na gravidez no verão, por isso é importante seguir algumas dicas que podem ajudar e claro, garantir o conforto e a saúde da mãe e do bebé.
Da tendência dos pés inchados aos excessivos afrontamentos, o verão pode ser uma estação do ano difícil para as grávidas, uma vez que, a temperatura corporal da grávida é superior ao habitual e pode, na grande maioria das vezes, provocar um desconforto ainda maior.
No pico do verão e nos dias de maior calor, é importante que a grávida tente manter a temperatura corporal o mais estável possível, evitando fazer grandes esforços, e manter-se bem hidratada durante o dia.
Como lidar com uma gravidez no verão e sobreviver ao calor?
1. Hidrata-te constantemente: Bebe bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação;
2. Evita o sol intenso: Procura lugares com sombra ou ambientes com ar-condicionado nas horas mais quentes do dia;
3. Usa roupas leves e confortáveis;
4. Toma banhos frescos: Tome banhos de água morna ou fria para aliviar o desconforto causado pelo calor;
6. Pausas frequentes: Descansa sempre que necessário e evita atividades físicas extenuantes nas horas de maior calor;
7. Procura ambientes e lugares frescos;
9. Consulta o médico: Em caso de desconforto excessivo ou dúvidas, não hesites em entrar em contato com o médico ou profissional de saúde.
Cada gravidez é diferente e portanto, é importante que a futura mãe esteja sempre atenta às suas próprias necessidades e limitações durante o período de maior calor.