Quantcast
Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Como manter uma alimentação saudável no escritório

alimentação saudável no escritório

O nosso trabalho representa frequentemente um desafio para quem pretende ter uma vida saudável, nomeadamente para quem trabalha num escritório. A alimentação é fundamental para o nosso bem-estar e para a nossa saúde. 

No entanto, quem vive as suas rotinas profissionais numa secretária tende a realizar opções prejudiciais ao seu organismo. Maus hábitos podem saber bem no momento, mas podem revelar-se nefastas a médio e longo prazo. 

É possível manter uma alimentação saudável no escritório. Basta haver comprometimento. Naturalmente, esse contexto da rotina laboral tem as suas implicações. Contudo, apesar das dificuldades decorrentes dessa realidade, é possível manter uma dieta equilibrada. Uma boa planificação faz a diferença. A determinação para ceder às tentações também é fundamental.

Dicas para manter uma alimentação saudável no escritório

Ser saudável é uma opção até para quem está preso a uma secretária. É possível evitar as bolachas, os bolinhos, os chocolates, as batatas fritas e outras escolhas que prejudicam significativamente a saúde. 

Pequenas ações podem ter efeitos gigantescos e fazer toda a diferença na sua saúde. No presente artigo, iremos apresentar algumas das melhores estratégias que permitem garantir uma alimentação saudável no escritório. Reunimos um conjunto de dicas que podem ter um impacto tremendamente positivo na sua vida.

1. Planificação

Ter um plano faz a diferença. Tudo deve ser devidamente planificado ao pormenor, do pequeno-almoço em casa, ao lanche matinal, ao almoço, ao lanche da tarde. 

Faça as compras a pensar nos dias todos da semana, para não haver esquecimentos de última hora que levem a tentações de levar para o trabalho coisas menos saudáveis. 

2. Não “salte” o pequeno-almoço

Não se devem falhar refeições, nomeadamente o pequeno-almoço, frequentemente apelidada de refeição mais importante do dia. É importante fazer um pequeno-almoço equilibrado. 

Recomenda-se a inclusão de proteína, nomeadamente ovo. Também pode incluir abacate, uma gordura saudável. Pode ainda integrar no pequeno-almoço uma porção de hidratos de carbono e um laticínio a seu gosto.

3. Ter saladas e legumes na marmita

É fundamental ter uma alimentação saudável e nutritiva no local de trabalho para que o corpo se mantenha desperto, focado e com energia. As saladas frescas representam uma refeição leve e saciante que permite gerar esse efeito.  

Carnes magras podem perfeitamente ser incluídas na salada, tornando-a mais apelativa. Os legumes cozidos podem servir como alternativa ou complemento. Um molho para temperar pode ser guardado à parte, sem excessos.

4. Fruta 

Seja como sobremesa, seja como lanche ou snack, a fruta deve estar presente no seu quotidiano. A fruta substitui os doces que muitos desejam, concede a doçura que tanto se aprecia com os seus açúcares naturais e contribui para uma alimentação mais saudável. 

Podemos levar as frutas inteiras (e lavadas) ou podemos levar as frutas cortadas e colocadas em pequenos potes. Desta forma, poderá transportar as mesmas com facilidade e comê-las de modo prático e simples. Contudo, mesmo na fruta, deve haver moderação.

5. Levar água 

O consumo de água é fundamental. Manter o corpo devidamente hidratado é simples. Basta levar uma garrafa para poder beber sempre que queira. 

Não se deve beber só ao ter sede, mas ir bebendo. Beber bastante água permite fortalecer a imunidade. Além disso, o consumo generoso de água permite controlar a saciedade. 

Caso não aprecie água pura, pode dar-lhe sabor, adicionando frutas cítricas, nomeadamente limão e laranja. A recomendação dos especialistas é o consumo de 2L por dia. Boa parte dessa quantidade deve ser realizada durante o período em que se trabalha.

6. Snacks saudáveis

Para snacks, recomenda-se a preparação de frutos secos (castanhas, nozes, por exemplo) ou sementes. Estas opções revelam-se snacks perfeitos para quem pretende saciar a fome, mas sem exageros.

7. Fazer pequenos lanches

Não há horário melhor para se alimentar no trabalho que os lanches. Idealmente, deve fazer intervalos curtos para pequenos snacks, pois ter estes momentos permite matar a fome. É fundamental não estar longos períodos de estômago vazio, porque a fome ajudará a determinar o que comer posteriormente. 

Com os snacks, irá alimentar-se. Portanto, promoverá um aumento da saciedade. Desta forma, estará menos recetivo a cair em tentações, seja doces ou salgados em lanches, seja em quantidade abusiva no jantar. 

Um apetite voraz nessa refeição de final de dia pode colocar em causa os esforços por uma vida saudável feitos ao longo do dia.

8. Reduza a cafeína

É um comportamento clássico no quotidiano de um escritório: levantar-se para tomar um café. Embora permita um agradável momento para esticarmos um pouco as pernas, para descansamos os olhos e desconectarmo-nos das tarefas, convém limitar o consumo de cafeína. 

Esta substância não é saudável, especialmente quando se abusa do seu consumo. O consumo excessivo desta bebida pode originar problemas digestivos, gerar nervosismo, taquicardia, entre outras consequências. 

Caso não consiga evitar esse hábito, opte por um café descafeinado. No entanto, o chá ou uma infusão revela-se uma melhor alternativa.

Related posts
CarreiraFormação & Carreira

Mercados de trabalho emergentes por região: um guia fundamental

Formação & CarreiraTendências

Modelos híbridos de trabalho: dicas para maior produtividade

Formação & CarreiraNotíciasTendências

O impacto da inteligência artificial nas carreiras tradicionais

CarreiraFormação & Carreira

Competências Futuras: Microcredenciais e as profissões do futuro