Quantcast
Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Intervalo no trabalho é um direito que faz bem à saúde

intervalo no trabalho

Longas listas de tarefas que se sucedem e compromissos profissionais inadiáveis são algumas das razões que levam a que os profissionais acabem por trabalhar muitas vezes de forma ininterrupta. Ainda que pareça, por vezes, que parar para descansar vai fazer com que o trabalho se atrase, fazer pausas ao longo do horário de trabalho é essencial. O intervalo no trabalho além de ser um direito do trabalhador faz bem à saúde.

Continue a ler para saber mais sobre as pausas no trabalho e as suas principais vantagens.

Intervalo no trabalho

As pausas fazem parte do horário de trabalho e o direito a fazer intervalos no trabalho está consagrado na lei.  Segundo a lei portuguesa, o trabalhador tem direito a um intervalo de descanso a cada 5 horas de trabalho seguidas. Quanto à duração o que está definido é que este intervalo deve ter no mínimo 1 hora e o máximo de duas.

Pausas no trabalho e as vantagens para a saúde

  • Garantem mais energia e concentração

Trabalhar horas a fio sem comer pode resultar em falta de energia e consequentemente em falta de concentração. As pausas são importantes para manter uma alimentação saudável e horários regulares. Servem para renovar energias e a melhorar a disposição.

  • Aliviam o stress

O trabalho está geralmente associado a altos níveis de stress, seja pela competitividade no mercado de trabalho ou pelas próprias exigências do local de trabalho. Os intervalos no trabalho são essenciais para controlar os níveis de ansiedade. Aproveitar as pausas para fazer uma chamada pessoal, acompanhar as redes sociais ou quem sabe ler as páginas de um livro pode fazer milagres pela saúde mental dos trabalhadores. Repare que cuidar da saúde mental é o primeiro passo para evitar situações de burnout.

  • Servem para descansar o corpo

Não é só a mente que tem um descanso nos intervalos de trabalho. As pausas servem também para descansar o corpo. Procure sentar-se durante os minutos, descansar os olhos depois de ter estado várias horas ao computador ou simplesmente parar o que estava a fazer para descansar os músculos. Fazer interrupções no trabalho ao longo do dia ajuda a reduzir as tensões musculares e diminui a probabilidade de ter dores no final do dia de trabalho.

  • Ajudam a evitar o sedentarismo

Para quem fica horas sentado ao computador os intervalos no trabalho são essenciais por uma simples razão- são a oportunidade ideal para sair da cadeira, mexer as pernas e apanhar ar fresco. Aproveite a hora de almoço ou a pausa do lanche para fazer uma pequena caminhada. O seu corpo vai agradecer a mudança de ares e a atividade física.

  • Estimulam a criatividade e bem-estar no trabalho

Trabalhar sem interrupções além de tornar os dias mais pesados e cansativos acaba por desgastar os trabalhadores e diminuir o seu entusiasmo e criatividade.

Para manter a produtividade é imprescindível garantir alguns momentos em que é possível desligar das preocupações e demandas do trabalho. Faça as suas pausas no trabalho e use-as para cuidar da sua saúde física e mental.

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Medicina do Trabalho: o que é, obrigações, e como funciona