Início » Saúde e Beleza » 16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação
Nutrição Saúde e Beleza

16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro

O Dia Mundial da Alimentação é uma ocasião todos os anos, desde 1981, dia 16 de outubro, sendo esta a data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). 

De acordo com o site do Centro Regional de Informações das Nações Unidas (UNRIC), “O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à erradicação da fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar”.

A data de 16 de outubro, que é, essencialmente, uma celebração da fundação da FAO, criada em 1945, tem como objetivo promover a consciencialização para quem sofre de fome e para a necessidade de garantir dietas saudáveis.

A missão desta organização é, portanto, aumentar os níveis de qualidade de vida e nutrição no mundo inteiro, bem como melhorar a produtividade na agricultura e a condições de vida das populações rurais, de modo a combater a fome e a promover uma melhor e mais segura alimentação.

A UNRIC refere, ainda, que, hoje em dia, “mais de 820 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes e a emergência climática é uma ameaça crescente à segurança alimentar. Enquanto isso, dois mil milhões de homens, mulheres e crianças têm sobrepeso ou são obesos”.

A organização de cooperação internacional defende, também, que “Está na hora de mudar a forma como produzimos e consumimos, inclusive para reduzir as emissões de efeito estufa. A transformação dos sistemas alimentares é crucial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A Global Alliance for ​Improved Nutrition, realiza um webinar dia 16 de outubro, com o tema Better Nutrition for all.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade