Início » Saúde e Beleza » Bacalhau e seus benefícios para a saúde
Nutrição Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Bacalhau e seus benefícios para a saúde

bacalhau

Sabia que, além de prato indispensável à mesa de Natal, o bacalhau apresenta uma série de benefícios para a saúde? Assim é.

Fiel amigo dos portugueses há muitos séculos (os primeiros relatos relacionados com a pesca e a salga do bacalhau em Portugal, remontam ao século XIV), o bacalhau contém, entre outras coisas, gorduras saudáveis e uma grande riqueza em proteínas, vitaminas e minerais, nutrientes que são essenciais para que mantenha um estilo de vida saudável.

Se as 1001 formas de confecionar bacalhau já eram um bom convite ao seu consumo, com os benefícios para a sua saúde que vai ficar a conhecer de seguida, este prato vai passar a ser presença habitual na sua dieta alimentar.

Benefícios do consumo de bacalhau para a saúde

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Como é rico em vitaminas B12 e B6, que ajudam a manter os níveis de homocisteína no corpo, o bacalhau assume-se como um bom amigo do seu coração. Entre outras coisas, o consumo de bacalhau ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames.

Para além disto, o consumo de bacalhau pode também ser benéfico, devido à sua riqueza em ácidos gordos, na prevenção de ritmos cardíacos anormais e na redução do risco de sofrer um acidente vascular cerebral isquémico.

  • Protege contra o carcinoma de células renais

Quando incluído na nossa dieta alimentar, o bacalhau é um forte aliado do nosso corpo contra o carcinoma de células renais.

  • Ajuda a reduzir a depressão e o stress

Os ácidos graxos presentes no bacalhau ajudam o sangue a ser impulsionado para o cérebro, reduzindo sintomas de stress e ansiedade, característicos de transtornos como depressão.

  • Reduz o risco de leucemia, mieloma múltiplo e linfoma Hodgkin

De acordo com um estudo publicado na revista cientifica Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention, a inclusão do bacalhau na nossa dieta alimentar de forma regular pode ajudar a reduzir o risco de mieloma múltiplo, linfoma Hodgkin e leucemia. 

  • Contribui para a regeneração muscular

Como é um alimento rico em proteínas, é um alimento que dá um importante contributo para manter os músculos saudáveis e ajudar a reparar os danos causados pelo exercício físico.

  • Ajuda a reduzir os níveis de colesterol

O bacalhau contém niacina, um nutriente importante que ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol.

  • Reduz o risco de arritmia ou morte súbita

A presença de EPA, DHA e ácidos graxos ômega 3 presentes no óleo de fígado de bacalhau ajudam a reduzir significativamente o risco de arritmia ou morte súbita.

  • Reduz o risco de cancro do cólon

O cancro do cólon é um dos tipos de cancro mais proeminentes em Portugal, mas o consumo de bacalhau pode dar uma ajuda na diminuição do risco de ele aparecer. Isto deve-se ao facto do bacalhau conter vitamina B12, selênio e vitamina D, elementos que ajudam a proteger as células do cólon dos produtos químicos e substâncias tóxicas que se encontram na composição dos alimentos processados.

  • Reduz o risco de sofrer uma trombose profunda

O consumo regular também contribui para reduzir o risco de desenvolver uma trombose profunda, condição normalmente originada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas.

 

Publicidade

Publicidade