Início » Saúde e Beleza » Qual o número de horas de sono ideal? Este estudo revela
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Qual o número de horas de sono ideal? Este estudo revela

número

Um grupo de investigadores realizou um estudo que procurou concluir qual o número de horas de sono ideal para uma noite reparadora.

Uma investigação conduzida por especialistas das universidades de Cambridge, em Inglaterra, e Fudan, na China, publicado na revista “Nature Aging”, veio aprofundar o conhecimento sobre o número de horas de sono ideal para uma boa noite de descanso reparador, desmentindo alguns “mitos”.

Para a realização do estudo, os investigadores analisaram os hábitos de sono de 500 mil adultos, com idades compreendidas entre os 38 e os 73 anos, tendo concluído que uma noite de sono ideal pode ter apenas sete horas, contrariando as “populares” oito horas de sono. 

Os voluntários foram submetidos a testes cognitivos e relacionados com os seus hábitos de sono, saúde mental e bem-estar.

Os especialistas concluíram que quem dormia sete horas diariamente apresentava maiores capacidades de atenção visual, resolução de problemas, processamento de informação e memória.

Os resultados da investigação não comprovam, no entanto, a existência de uma relação causa-efeito entre a falta de descanso e o declínio da capacidade cognitiva.

Barbara Sahakian, professora do departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, destaca, todavia, que “ter uma boa noite de sono é importante em todas as fases da vida, mas especialmente à medida que envelhecemos”.

Sabia que a cor das suas paredes pode influenciar a qualidade do seu sono? Leia mais!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade