Conheça os principais benefícios do chá de matcha, bem como a origem e alguns factos sobre esta maravilhosa bebida!
Considerado um excelente antioxidante, o matcha é um tipo de chá verde, sendo essencialmente um pó à base das folhas mais jovens da planta camellia sinensis, tal como o chá preto. Este pó, no entanto, é mais concentrado que outros chás provenientes desta planta, possibilitando resultados mais rápidos.
Originário do Japão, o chá de matcha apresenta diversos benefícios para a saúde, podendo inclusive ajudar com o emagrecimento, graças à presença de catequinas. O consumo deste tipo de chá durante a prática de exercício físico é também aconselhável, dado que contribui para um maior gasto energético.
Outro dos pontos positivos de consumir chá de matcha é o seu poder de prevenção contra o cancro, visto que é riquíssimo em antioxidantes, devido à presença de catequinas, que atuam também como anticancerígenas.
Este tipo de chá produz ainda um efeito diurético, diminuindo a retenção de líquidos no organismo, o que auxilia na eliminação de inchaços em algumas partes do corpo.
Para quem sofre de colesterol elevado, matcha, tal como outros chás verdes, contribuem para a redução dos níveis de colesterol LDL.
Se procura um bom (e natural!) medicamento anti-stress, o chá de matcha pode tornar-se no seu melhor amigo, visto que possui uma quantidade cinco vezes maior de L-teanina, um aminoácido que estimula a atividade de um tipo de ondas cerebrais ligadas ao relaxamento e alívio do stress, ajudando na concentração e na qualidade do sono!
Por último (mas não menos importante!), o chá de matcha contém um alto teor de fibras alimentares, o que pode ajudar na luta contra a prisão de ventre, bem como a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. De notar que estas mesmas fibras, por diminuírem a absorção de gordura no intestino, também combatem o colesterol alto!