Muitas das vezes beber um chá tem um efeito mais eficaz do que os medicamentos, ajudando também noutros fatores essenciais na nossa saúde. E neste artigo selecionamos alguns tipos de chás que vais gostar de experimentar.
- Chá de camomila
Nos tempos da escola, quem nunca bebeu um chá de camomila que curava qualquer ferida?
Entre muitos outros tipos de chás, o chá de camomila é considerado um dos chás mais tradicionais que existe, onde o mesmo ajuda no controle da ansiedade devido ao seu efeito calmante.
Além disso, este tipo de chá auxilia na melhora de insónias, das enxaquecas e até mesmo das famosas cólicas menstruais.
- Chá de hibisco
A planta hibisco provém da família Malvaceae, que apresenta mais de 300 espécies diferentes de plantas.
O consumo deste chá ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, contribuindo assim para uma boa digestão, e para a diminuição de inchaços na parte abdominal, devido à sua função antioxidante e anti-inflamatória.
O chá de hibisco auxilia também na redução da pressão arterial, no relaxamento muscular, entre muitas outras funções.
- Chá de hortelã
A hortelã é constituída por componentes antioxidantes, analgésicos, anti-inflamatórios e contém óleos essenciais como, por exemplo, o limoneno e a menta.
O consumo deste tipo de chá é ideal para solucionar problemas com a digestão, aliviar as dores de cabeça e as cólicas menstruais. É indicado também para melhorar o cansaço mental, ajudando no foco em realizar tarefas como ler um livro ou um artigo.
- Chá de curcuma
Diferenciada pela sua cor alaranjada, a curcuma ou também conhecida como açafrão da Índia, é uma raiz rica em nutrientes anti-inflamatórios e terapêuticos.
Este chá também auxilia na melhora das inflamações musculares proporcionadas pelo exercício físico e pelas dores musculares, ajudando também na recuperação e no desempenho da atividade física.
- Chá de gengibre
Conhecida por ser uma das especiarias mais usadas na cozinha, devido às suas características aromatizantes, o chá de gengibre ajuda em situações de falta de apetite, dificuldade em fazer a digestão, casos de flatulência e na acumulação de gases.
Este tipo de chá auxilia também na melhora de enjoos provocados pelos movimentos dos aviões, barcos, carros, entre outros. Além disso, o gengibre não provoca efeitos secundários na ingestão do chá, como por exemplo, o efeito de sonolência.
- Chá-mate
Sendo um chá muito famoso, principalmente no Brasil, o chá-mate é indicado para o combate de doenças cardiovasculares, devido às características que o componente contém para reduzir os níveis de colesterol.
Ao introduzirmos esta tipologia de chá na nossa alimentação diária, a probabilidade de garantir o controle do açúcar no sangue é maior, prevenindo assim doenças como a diabetes.
- Chá verde
O chá verde é constituído por um componente designado por Polifenóis, substância que contém propriedades antioxidantes muito concentradas, ajudando assim na prevenção de doenças como o cancro e cardiovasculares.
Em casos de obesidade esta tipologia de chá ajuda a queimar as calorias.
Qual destes chás é o teu preferido?