Quantcast
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Cobertores pesados ajudam mesmo a dormir melhor!

cobertores pesados

Tendo já sido verificado em estudos passados, mas nunca em pessoas com um sono saudável, cobertores pesados são afinal benéficos para qualquer pessoa!

Uma investigação levada a cabo por um grupo de especialistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, revela que recorrer a cobertores pesados contribui para uma maior produção de melatonina, uma hormona indutora do sono.

Apesar dos efeitos favoráveis deste tipo de cobertor terem já sido descobertos em estudos prévios, este analisou, pela primeira vez, pessoas com um sono saudável, sendo que os especialistas registaram, dentro da primeira hora de sono, um aumento de 32% da melatonina nos indivíduos que utilizaram cobertores pesados. 

Este tipo de cobertores apresentava um peso que correspondia a cerca de 12% do peso de cada um dos participantes, enquanto que os cobertores leves tinham apenas 2.4%.

Dado que os cobertores pesados ajudam a produzir mais melatonina na primeira hora de sono, os mesmos podem apresentar efeitos benéficos para a regulação do ciclo do sono, para a atenuação de condições relacionadas com a saúde mental e o sistema nervoso e para a regulação cardíaca.

O artigo científico, publicado na revista oficial da Sociedade Europeia de Medicina do Sono, “Journal of Sleep Research”, revela que “que a utilização de cobertores pesados durante o sono em adultos jovens saudáveis, promoveu um aumento natural de melatonina na saliva do pico noturno, em mais 32% face ao uso de cobertores ditos leves”.

De acordo com a pneumologista, Maria José Guimarães, em comunicado, este “estudo é o primeiro a documentar cientificamente o aumento da melatonina na hora de dormir devido ao uso de cobertores pesados, promovendo o sono de forma natural e abre a porta para se fazer mais investigação nesta matéria com vista à recomendação potencial deste tipo de terapias/ intervenções não farmacológicas, no tratamento de distúrbios do sono tão importantes como a ansiedade e a insónia”.

Saiba porque deve trocar as redes sociais e ecrãs pela atividade física!

Escrito por João Serra

Related posts
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios dos alimentos ricos em ómega 3

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Golden Milk: uma bebida milenar benéfica para o teu organismo

Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas