Quantcast
ReceitasSaúde & Bem Estar

Esfoliação da Pele: tipos de esfoliantes e dicas

Esfoliação da pele

Como maior órgão do corpo, a pele requer cuidados especiais, dado que se encontra constantemente exposta a fatores externos. A esfoliação da pele é uma de diversas maneiras de cuidar da derme!

A esfoliação é um tratamento realizado com recurso a cremes ou óleos e substâncias granulares, tendo como principal objetivo a limpeza, renovação e hidratação da pele. Serve, essencialmente, para remover a camada mais superficial da pele, onde se encontram as células mortas.

A esfoliação da pele ajuda a controlar a oleosidade do maior órgão do corpo, deixando-o mais liso.

Antes de começar qualquer tipo de tratamento deves também conhecer os tipos de esfoliação. Existem dois principais tipos de esfoliação da pele: esfoliação mecânica e química.

A primeira é feita através da fricção de partículas na pele. Os produtos para a esfoliação mecânica tendem a ter uma textura arenosa, graças a ingredientes como o açúcar, o sal ou, por vezes, em casos mais interessantes, grãos de café.

Por sua vez, a esfoliação química é realizada com recurso a ácidos gordos e outros diversos ingredientes químicos. Estes limpam a pele e livram-se das células mortas, tudo com o uso de produtos de textura mais suave.

A frequência com que a pele deve ser esfoliada é também algo a ter em atenção! Varia consoante o tipo de pele, sendo que, se tiveres lesões na pele, como feridas de acne, eczema ou outras, deverá esperar até que as mesmas cicatrizem.

Para pessoas com pele naturalmente mais oleosa, é aconselhada esfoliação duas a três vezes por semana, de modo a que os poros não fiquem obstruídos pelo excesso de sebo. Isto evitará o aparecimento de pontos negros e borbulhas. 

Para aqueles com uma pele mais seca, recomenda-se que o processo seja feito uma vez por semana, dado que não acumulam tanto sebo. Esfoliação em excesso numa pele com pouca oleosidade pode levar à irritação da mesma.

Por último, sabes como deves esfoliar? O produto deve ser aplicado com movimentos gentis e circulares sobre uma pele lavada e molhada. Em caso de esfoliação química, deixa o esfoliante atuar durante cerca de três minutos, enxaguando, de seguida, a cara.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Baixas médicas: o que muda em 2024?

FitnessNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Sal: benefícios, cuidados a ter e alternativas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Amigdalite e adenoidite: quais as diferenças?

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Reforçar o sistema imunitário no Inverno com 5 alimentos