Quantcast
FitnessSaúde & Bem Estar

Jogging no inverno: dicas para correr no frio

Jogging no inverno: dicas para correr no frio

Se queres manter-te em forma e fazer jogging mesmo durante a estação fria, há uma série de coisas que tens de ter em conta. Vamos explicar-te como o jogging no inverno pode ser completamente saudável e quais são as melhores formas de te protegeres do frio enquanto corres. 

Obviamente que muitas pessoas gostariam de correr apenas com temperaturas amenas e em condições mais secas durante todo o ano, mas já se sabe que isso não é possível. Correr durante o inverno pode ser verdadeiramente desafiante, devido ao frio, à chuva e à escuridão. Mas temos boas notícias para ti: treinar nestas condições é ainda mais gratificante.

Isto porque treinar numa estação fria faz mais do que simplesmente manter o corpo em forma — não só pode ajudar-te a queimar aquelas calorias a mais, como também atua como um valioso estímulo para o seu sistema imunitário, protegendo-te das constipações e doenças da época.

As temperaturas mais baixas podem até levá-lo a correr mais depressa e mais longe do que no verão. Afinal, com o tempo quente, o sangue tem de proteger a pele do sobreaquecimento. Com o ar fresco e fresco do inverno, o sangue fica livre para abastecer melhor o coração e os músculos.

Lê as nossas dicas e prepara-te da melhor forma para fazer jogging no inverno:

Aumenta o tempo de aquecimento

Em primeiro lugar, deves passar mais tempo a aquecer. Tenta gastar quinze minutos no aquecimento em vez de dez. Caso contrário, podes sofrer de tensão muscular ou cãibras musculares. 

Faz alguns movimentos para aquecer antes de ir para a rua. Por exemplo, salta à corda, sobe e desce escadas ou faz flexões. Vai aumentando o ritmo, pouco a pouco.

No entanto, o oposto é verdadeiro para o arrefecimento. Deves arrefecer durante muito menos tempo do que no verão. Nesse sentido, realiza exercícios de alongamento num ambiente quente. De preferência, troca a roupa suada por roupa seca antes de fazer os alongamentos.

Mantém-te hidratado

Podes não te lembrar de beber líquidos com tanta frequência como nos meses quentes de verão, mas o teu corpo continua a precisar de água. Bebe um pouco antes e leva água contigo para beber durante o percurso.

Opta pela hora certa, se puderes

Muitas vezes a melhor maneira de correr no frio, é fugindo dele. Nos períodos de maior frio, opta por correr na altura mais quente do dia. Por exemplo, opta por correr ao meio-dia nos fins de semana.

Respiração correta

Outra preocupação extra durante o jogging no inverno, é a respiração correta. Nesta altura do ano, deves evitar inalar ar seco e frio pela boca. Caso contrário, as vias respiratórias e as membranas mucosas ficarão mais frias. Não só provoca uma desagradável sensação de ardor nos pulmões, como também resulta numa tosse irritável. 

Se és asmático deves usar um pano fino à frente da boca como máscara. Isto ajudará a que o ar que está a respirar se torne mais quente e húmido antes de chegar aos pulmões.

Manter mãos e pés quentes

Apesar de estar a suar, continua a ter as mãos e os pés frios? Esta é uma reação biológica normal — devido ao frio, o corpo entra em modo de alarme e tenta manter todos os órgãos vitais quentes. Para o efeito, retira calor de onde ele é mais dispensável: as extremidades do corpo.

De modo a manter as mãos e pés quentes, deves utilizar luvas e ténis de corrida próprios para o inverno.

Uns bons ténis de corrida de inverno têm uma boa aderência da sola exterior, grande absorção,  elevada proteção contra a humidade e, ao mesmo tempo, grande respirabilidade.

O equipamento e o vestuário certos

Não é só nos pés e nas mãos que deves escolher o melhor equipamento — o equipamento certo é um fator essencial para correr ao frio. 

Gorros, protetores para os ouvidos e até mesmo máscaras faciais podem ser necessários para correr durante o inverno. Caso esteja muito vento, utiliza um corta-vento, enquanto que se fores correr com o piso molhado, opta por meias à prova de água.

Em vez de agasalhares-te demasiado, segue esta regra de jogging no inverno testada e comprovada — quando sais para a rua, deves sentir um pouco de frio. Desta maneira, evitas ficar demasiado quente quando começares a tua atividade de jogging.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber