Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

O que é a hipersonia?

Hipersonia

Já ouviste falar de hipersonia? Vamos resumir: Sabes quando nem um café duplo te consegue acordar? É mais ou menos isso! Brincadeiras à parte, vamos dar-te mais informações sobre este tema.

O que é a hipersonia?

A hipersonia é um transtorno do sono caracterizado por uma sonolência excessiva durante o dia, independentemente da quantidade de sono noturno. Enquanto muitos lutam para se manterem acordados durante o dia, as pessoas que sofrem de hipersonia enfrentam outro desafio: sentem-se constantemente cansadas e com sono, mesmo depois de uma noite de sono reparador.
A Associação Portuguesa do Sono revela que, 45% da população mundial sofre de distúrbios do sono, sabias?

Principais causas:

Uma das principais características da hipersonia é a dificuldade em acordar completamente. As pessoas que sofrem deste transtorno, podem sentir uma sensação persistente de sonolência, mesmo depois de acordar, e pode até acontecer dormitar involuntariamente durante o dia, enquanto estão a trabalhar ou a conduzir. (Se sofres deste transtorno, consulta o teu médico, pois pode tornar-se perigoso para ti e para os outros condutores).

Existem várias causas de sonolência diurna excessiva, como o uso de medicamentos, algumas doenças do sono, condições médicas e psiquiátricas.
Embora as causas exatas da hipersonia ainda não sejam totalmente compreendidas, alguns médicos acreditam que os fatores genéticos e as alterações na regulação do sono possam estar ligadas, no entanto, nada está comprovado. Além disso, certas condições médicas, como distúrbios da tiroide e da apneia do sono, podem estar associadas à hipersonia.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da hipersonia é baseado numa avaliação clínica, incluindo o histórico médico do paciente e a exclusão de outros fatores que possam causar sonolência excessiva. Podem ser ainda feitos testes adicionais para descartar alguns distúrbios do sono que possam estar relacionados.

Infelizmente, não existe uma cura para a hipersonia. Mas há abordagens de tratamento que podem ajudar a gerir os sintomas e a melhorar a qualidade de vida. Além disso, recorrer a terapia comportamental cognitiva pode ser útil para obter estratégias e promover hábitos saudáveis de sono.É ainda importante que as pessoas com hipersonia procurem um especialista na área da saúde, e principalmente em distúrbios do sono e sigam o plano de tratamento recomendado.

Em certos casos, como na condução, a hipersonia pode tornar-se perigoso e aumentar o risco de acidentes, uma vez que é necessário estar sempre em alerta.
Se sentes que alguma coisa não está bem com o teu sono, procura ajuda!

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão