Quantcast
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Os benefícios do hábito da leitura de livros

Leitura de livros

Quando falamos em ler livros referimo-nos a uma simples leitura, de forma a alargar apenas o nosso conhecimento.

Porém o que muitas pessoas não sabem é que a leitura melhora muitos aspectos no nosso corpo e também na nossa saúde. 

Neste artigo descobre os benefícios que adquires ao leres livros no teu dia a dia. 

1- Ansiedade e Stress | Os grandes rivais do ser humano!

A ansiedade e o stress são fatores que temos de lidar e controlar todos os dias! 

Mas, um estudo feito por David Lewis, um neuropsicólogo britânico, na Universidade de Sussex, comprovou que apenas seis minutos de leitura acalmam um coração acelerado, mais do que ouvir uma música ou até mesmo beber um chá. O estudo foi realizado a alguns grupos de pessoas, no qual 68% desse grupo obteve uma baixa de stress no seu sistema nervoso, competindo com o grupo que optou por ouvir uma música, tendo assim 61% dos resultados.

O grupo de pessoas que preferiram beber um chá para fazer esta atividade, tiveram um total 54% dos resultados e o grupo que optou por fazer uma simples caminhada, saiu desta atividade com apenas 42% dos resultados. 

Devido à desconexão com o ambiente à nossa volta, e à ilustração que a nossa mente cria e projeta quando estamos a ler um livro ajudam com que os níveis de ansiedade diminuam. 

2- Cérebro e Memória | O músculo e o fator que deve exercitar!

A relação entre as atividades cognitivas e o envelhecimento natural do cérebro estão interligadas!

De acordo com um estudo realizado no ano de 2013, pela Academia Americana de Neurologia,  publicado no jornal científico Neurology, quanto mais realizares atividades como a leitura de livros, menor será a probabilidade do envelhecimento do cérebro ocorrer mais rapidamente, prevenindo assim a doença de Alzheimer.

Com a prática da leitura de livros é possível melhorar também a concentração e atenção ao que estamos a fazer, pois enquanto lemos não é possível acionar o “botão do multifunções”. 

3- Vida | O aumento da esperança média de vida!

A Universidade de Yale, localizada nos Estados Unidos, revelou que em média são mais de dois anos que vivem as pessoas que praticam a atividade de ler livros durante 30 minutos dia, sendo esse estudo comparado com as pessoas que não exercem essa atividade. O hábito de ler leva-nos a sintetizar pormenores e a melhorar a capacidade de análise.

Esta conclusão teve um período de 12 anos de estudo, e foi publicada no jornal Social Science and Medicine.

4- Vocabulário e Escrita | Palavras caras, palavras médias e palavras simples!

O hábito da leitura de livros expõe o ser humano a uma quantidade de palavras variadas, mais do que ver uma série ou até mesmo uma conversa com amigos. 

De acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, a leitura é uma ponte para obter-se um vocabulário mais alargado, permitindo também aprender e desbravar temáticas desconhecidas. 

Quando aumentamos os nossos conhecimentos e o nosso vocabulário, consequentemente adquirimos também uma melhora na redação de textos, nomeadamente na correção ortográfica. 

Já sabes quais livros vais ler hoje, não sabes?

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão