Quantcast
Saúde & Bem Estar

Os benefícios do silêncio para a saúde

Benefícios

Sabia que um bom momento de silêncio não só é agradável, como também proporciona diversos benefícios?

Não é por acaso que o silêncio vale ouro! Numa sociedade em que somos constantemente bombardeados com informação e ruído, desde notícias e redes sociais, a constantes diálogos e trânsito no dia a dia, poucos são os momentos em que podemos realmente aproveitar o silêncio.

Na verdade, o excesso de ruído pode trazer prejuízos para a saúde mental e física, com diversos estudos a comprovarem que a excessiva presença de barulhos pode provocar condições como pressão alta, angústia, perda de sono, doenças cardíacas e diabetes, devido ao aumento de cortisol no organismo.

Se pensarmos bem, silêncio é o primeiro passo para a meditação, prática esta que nos auxilia no relaxamento muscular, mental e emocional, procurando afastar-nos dos stresses e ruídos do quotidiano.

O silêncio para aliviar a tensão

Com isso em mente, pode começar a tirar alguns momentos do dia para passar tempo em silêncio, algo que pode inclusive aliviar a tensão em poucos minutos.

Antes de ir para a cama ou ao jantar, estas são as alturas ideais, dado que períodos de silêncio ao longo do dia contribuem para uma melhor qualidade de sono, reduzindo a probabilidade de sofrer de insónias.

Prefere apostar numa ”prática silenciosa” mais diurna? Não há problema! O silêncio ajuda a aumentar os níveis de concentração, auxilia os níveis de criatividade e estimula a capacidade de ouvir eficazmente, contribuindo assim para que tenha um dia mais produtivo!

A longo prazo, a abundância de momentos silenciosos no nosso dia a dia aprimora a capacidade de lidar com situações de stress.

Aposte assim em práticas como meditação ou caminhadas longas pela natureza, deixando os dispositivos digitais de lado por algum tempo e realizando mais pausas entre tarefas, de modo a não se sobrecarregar com informação e ruído. 

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde